HomeAssessoria ReleasesPrograme-se: Casa das Rosas oferece palestras, oficinas e cursos gratuitos

Programe-se: Casa das Rosas oferece palestras, oficinas e cursos gratuitos

Cinema espanhol, literatura brasileira, poesia concreta, bordado e xamanismo são alguns dos temas das atividades; inscrições no site do museu

A Casa das Rosas, instituição da Secretaria da Cultura do Estado gerenciada pela Poiesis, organizou uma série de oficinas, palestras, mesas de debate e cursos entre os meses de outubro e dezembro. Cinema espanhol, literatura brasileira, poesia concreta, bordado e xamanismo são alguns dos temas abordados durante as atividades gratuitas. Para participar basta se inscrever pelo site do museu.

O movimento de contracultura chamado La Movida, que surgiu em Madri e nos principais centros urbanos espanhóis entre o final dos anos 1970 e o começo dos anos 1980, foi determinante no campo das artes visuais, da música e do cinema no país. O curso La Movida e a Contracultura Espanhola, ministrado por João Eduardo Hidalgo, será no dia 6 de outubro, das 14h às 18h. A proposta é apresentar e discutir as obras inseridas nesse contexto, que ecoaram na produção contemporânea. Hidalgo é professor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP e autor de Cinema espanhol: nascimento, alguns caminhos trilhados, possibilidades (2013).

A partir da produção mais recente do poeta concretista Augusto de Campos, que foi publicada principalmente em sua conta do Instagram, os poetas Leonardo Gandolfi e Tarso de Melo comandarão um debate sobre o alcance político de sua poética e a relação do autor com as novas mídias. A roda de conversa A poesia política de Augusto de Campos também será no dia 6, das 16h às 18h. Gandolfi tem publicações na área de Literatura Comparada, com ênfase em Literatura Portuguesa e Brasileira. Já Melo é autor de oito livros de poesia, entre eles Íntimo desabrigo (2017) e Dois mil e quatrocentos quilômetros, aqui (2018).

No dia 9 de outubro, das 19h às 21h, começa o curso Poesia e Xamanismo, que irá explorar a produção de alguns poetas que podem ser identificados a xamãs e de certos aspectos do xamanismo encontrados no trabalho de grandes nomes da literatura. É o caso de autores como Dante Alighieri, William Blake e Rimbaud, bem como em modernos e contemporâneos como Jorge de Lima, Antonin Artaud, Herberto Helder e Roberto Piva. As aulas, ministradas por Cláudio Willer, serão às terças-feiras, até 30 de outubro. Willer é poeta, ensaísta e tradutor, ligado à criação literária mais rebelde, ao surrealismo e geração beat.

Um dos mitos gregos mais populares, a história de Orfeu foi recriada de diversas maneiras. O professor Marcos Martinho ministrará o curso O Mito de Orfeu: Literatura, música e cinema, que acontecerá aos sábados, de 13 a 27 de outubro, das 15h às 17h. As aulas abordarão o mito de Orfeu por meio de textos antigos (gregos e latinos), óperas e filmes que contam essa história em suas diferentes linguagens. A proposta é mostrar como o mito se transforma em cada obra e como essas linguagens dialogam entre si. Martinho é professor do curso de graduação em Letras e do programa de pós-graduação da FFLCH/USP, além de autor do livro O mitos gregos e a música (2013).

Confira a programação completa de cursos, oficinas, palestras e mesas de debate que acontecem na Casa das Rosas durante o mês de outubro:

La Movida e a Contracultura Espanhola

Sábado, 6/10 – das 14h às 18h

A Poesia Política de Augusto de Campos

Sábado, 6/10 – das 16h às 18h

Poesia e Xamanismo
Terças-feiras, de 9 a 30/10 – das 19h às 21h

A (Re)formação da Literatura Brasileira: Uma tradição concreta
Quartas-feiras, de 10 a 31/10 – das 19h às 21h

O Mito de Orfeu: Literatura, música, cinema

Sábados, de 13 a 27/10 – das 15h às 17h

Grafismos Bordados

Domingo, 28/10 – das 15h às 17h

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu da Secretaria da Cultura do Estado dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h