HomeAssessoria ReleasesProgramação especial na Biblioteca de São Paulo conta com oficinas maker

Programação especial na Biblioteca de São Paulo conta com oficinas maker

Sem saber onde aproveitar as férias de janeiro? A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo segundo ano consecutivo) é destino certo para quem quer se divertir e não gastar nada! Tudo aqui é gratuito e a programação especial desse período tem oficinas maker que prometem fazer a alegria das crianças a partir de 7 anos. No sábado, dia 11, os pequenos vão criar uma luminária de super-herói e no dia 18, é a vez de construírem sabre de luz, que remete à saga “Star Wars”. Tudo com o pessoal da Escola de Inventor, das 14h às 16h. Vale lembrar que as vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada.

Mas não é só oficina maker que consta da programação de janeiro. Há muito mais como a especial partida simultânea de xadrez com o Grande Mestre Mequinho, marcada para o dia 25, das 11h às 14h. A atividade, indicada para jogadores com conhecimento médio das partidas (são 20 vagas) e que tenham a partir de 12 anos, tem inscrições abertas a partir das 10h do dia 10 de janeiro pelo link www.bsp.org.br/inscricao . E a oficina Tiras, Cartuns e HQ, com Caco Galhardo, nos dias 30 e 31 de janeiro, das 14h às 18h (carga horária: 8 horas). Para participar é necessário fazer inscrição a partir de 14 de janeiro, às 10h, pelo mesmo link. Caco tem uma tira diária na Folha de São Paulo, 11 livros publicados e colaborações para publicações como Piauí e The Economist.

Se ler mais é um de seus desafios para 2020, a BSP pode ajudá-lo – não só com o acervo – mas também com o Clube de Leitura, que mensalmente apresenta um título para debate. O encontro de janeiro está marcado para o dia 23, das 15h às 17h, e será centrado em obra vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2019: “O pai da menina morta”, de Tiago Ferro. Quer cuidar melhor do corpo no ano que começa? Temos também o Compartilhando Saberes: Yoga, programado para os dias 11, 18 e 25, sábados, das 10h às 11h30, com Amanda Velloso. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada. Tudo grátis e para você!

Dica do mês

Aproveitar as férias na BSP é a dica de janeiro, pois há muito a aproveitar na biblioteca, além de nossa programação especial de férias, como nosso acervo, nossos serviços e os programas permanentes que contemplam as várias faixas etárias. O que não falta é atividade que reúne diversão e saber por aqui. Os pais e/ou responsáveis podem trazer, aos sábados e domingos, às 11h, os pequenos entre 6 meses e 4 anos para participar, por exemplo, das sessões de Lê no Ninho e sair da biblioteca com um kit para reproduzir a experiência – que aproxima os pequenos dos livros – em casa. As contações de histórias, por sua vez, enchem a Oca de alegria e acontecem sempre às sextas-feiras, às 15h, com a equipe da biblioteca, e aos sábados e domingos, com grupos convidados, às 16h.  Ainda há o Pintando o 7, o Brincando e Aprendendo, os Jogos Sensoriais e muito mais, em uma programação divertida e gratuita distribuída pela semana toda, para quem chegar e quiser transformar suas férias em algo mais que especial. Não abre mão do videogame? Pois aqui também há uma sala com jogos eletrônicos disponíveis. Como se vê, é lugar para todos aproveitarem, cada um à sua maneira. Isso sem falar em nosso acervo de livros (inclusive obras em braile) e de jogos (sim, nossa Brinquedoteca está recheada de boas oportunidades de jogar com os amigos ou em família).

Confira, a seguir, a programação completa (sujeita à alterações) do mês na sua BSP:

INFANTIL

ESPECIAL FÉRIAS! – Aproveite o período de férias escolares para participar das oficinas ligadas à cultura maker (do faça-você- mesmo). De forma lúdica e divertida, as atividades têm foco na inovação, colaboração e criatividade. Venha construir e dar movimento a diversos objetos, brinquedos e criações. Com Escola de Inventor.

Luminária Super-herói: as crianças poderão aprender sobre o funcionamento de circuitos elétricos e quais materiais conduzem ou não a eletricidade. Após isso, será proposto um projeto maker que envolve a construção de uma luminária com personagens do mundo dos super-heróis. Indicado para pessoas a partir de 7 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada. Sábado, 11, das 14h às 16h. Com Escola de Inventor

Sabre de Luz Star Wars: as crianças poderão aprender sobre o funcionamento de circuitos elétricos e como funcionam circuitos simples e em série. Após isso, será proposto um projeto maker que envolve a construção de um sabre de luz do filme “Star Wars”. Indicado para pessoas a partir de 7 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada. Sábado, 18, das 14h às 16h. Com Escola de Inventor

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição. No mês de férias, todas sexta-feira uma história de Pedro Malasartes.

Sextas-feiras, às 15h.

3 – “A panela mágica”, do livro As aventuras de Pedro Malasartes, de Eraldo Miranda.

10 – “Pedro Malasartes e o surrão mágico”, do livro “Histórias à brasileira”, recontadas por Ana Maria Machado.

17 – “Pintor de grande talento”, do livro “Dez causos de Pedro Malasartes e sua amiga Dona Veia”, de Sergio Serrano.

24 – “Pedro Malasartes e o lamaçal colossal”, do livro “Histórias à brasileira”, recontadas por Ana Maria Machado.

31- “Precisa-se de funcionário qualificado”, do livro “Dez causos de Pedro Malasartes e sua amiga Dona Veia”, de Sergio Serrano.

Sábados e domingos, às 16h.

4 – “A princesa que tudo sabia… menos uma coisa”, de Rosane Pamplona. Com Irene Tanabe.

5 – “O veado e a onça”, de Ana Maria Machado. Com o Grupo Recantação.

11 – “Mônica é daltônica?”, de Mauricio de Sousa. Com o Grupo #BoraLê.

12 – “Torneio de comilança”, de Neil Philip. Com Isis Madi e Bruno Garcia.

18 – “Os três Lobinhos e o Porco Mau”, de Eugene Trivizas. Com Paula Dugaich.

19 – “São Paulo de tantas histórias”, inspirado nas obras de Daniel Munduruku, Janaína Azevedo, Leonardo Boff e Gustavo Prudente. Com a Cia. Luarnoar. Em referência ao aniversário de São Paulo.

25 – “Os fantasmas da São Paulo antiga”, de Miguel Millano. Com a Cia. Mapinguary. Em referência ao aniversário de São Paulo.

26 – “A princesa e o sapo”, adaptado por Will Eisner. Com interpretação em Libras. Com a Cia. Três Lunas.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados e domingos, das 11h às 11h45 (nos dias 12 e 26, a atividade acontece no Parque da Juventude, dentro do programa Domingo no Parque). Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Quartas-feiras, das 15h às 16h (dia 1º não haverá atividade). Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

8 – Quadribol Trouxa – da série “Harry Potter”.

15 – Gincana, a partir de brincadeiras tradicionais.

22 – Cama de gato.

29 – Desafios.

PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Neste mês, aprenda a confeccionar divertidos personagens e objetos. Quintas-feiras, das 15h às 16h. Com equipe BSP. A partir de 6 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

2 – Produção de marcador de página.

9 – Confecção de sapinhos.

16 – Confecção de avião.

23 – São Paulo colorida. Em referência ao aniversário da cidade de São Paulo.

30 – Pôster: arte em quadrinhos.

TODOS OS PÚBLICOS

SIMULTÂNEA DE XADREZ COM GRANDE MESTRE – Você já pensou em jogar uma partida simultânea com um Grande Mestre de xadrez brasileiro? Em janeiro, você terá a oportunidade de assistir e até participar como jogador desse evento eletrizante tendo como adversário o enxadrista Henrique Mecking, o Mequinho. Indicado para jogadores de xadrez a partir de 12 anos com conhecimento médio (20 vagas). Sábado, 25, das 11h às 14h. Inscrições a partir das 10h do dia 10 de janeiro, no link www.bsp.org.br/inscricao .

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 15h às 16h. Com equipe BSP. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

DOMINGO NO PARQUE – Domingos, 12 e 26, no Parque da Juventude. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca. Atenção: nos dias 5 e 19, o programa Lê no Ninho acontecerá dentro da BSP.

11h às 11h45 – Sessões do programa Lê no Ninho, com equipe BSP.

12h às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias.

12 – Com a Cia. Farnel de Artes.

26 – Com a Cia. do Liquidificador.

JOGOS PARA TODOS! – Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, das 11h às 13h (no dia 25 não haverá atividade). Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Sextas-feiras, das 16h30 às 17h. Não é necessário fazer inscrição.

3 – “O pai da menina morta”, de Tiago Ferro (obra vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2019).

10 – “Enterre seus mortos”, de Ana Paula Maia (obra vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2019).

17 – “Você vai voltar pra mim”, de Bernardo Kucinski.

24 – “As vinhas da ira”, de Jonh Steinbeck.

31 – “Dias de abandono”, de Elena Ferrante.

SALA DE VIDEOGAMES – A BSP oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a sexta, das 9h30 às 18h. Aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

BSP ATÉ VOCÊ – PROJETO APROXIMAÇÃO – Semanalmente, um grupo de funcionários realiza atividades recreativas e culturais, na quadra esportiva da Comunidade Zaki Narchi, com as crianças que ali moram. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30. Este mês, tudo acontecerá na BSP! Não é necessário fazer inscrição.

JOVEM

LUAU BSP – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

OFICINA: TIRAS, CARTUNS e HQ – Estudo do processo criativo, técnicas, metodologia e noções básicas de desenho e composição que caracterizam a produção artística de quadrinhos e aplicação prática dos conhecimentos. Indicado para jovens a partir de 15 anos. 30 e 31 de janeiro, das 14h às 18h (carga horária 8h). Com Caco Galhardo. Inscrições a partir do dia 14 de janeiro, às 10h, pelo link  www.bsp.org.br/inscricao . O cartunista e roteirista paulistano Caco Galhardo tem uma tira diária na Folha de São Paulo, 11 livros publicados e colaborações para publicações como Piauí e The Economist. Alguns de seus personagens já viraram animações no canal Cartoon Network e sua personagem Lili A EX foi adaptada para uma premiada série de ficção no canal GNT. Também escreve para cinema (“Mulheres Alteradas”) e teatro, com três peças montadas entre 2010 e 2017. Sua adaptação de clássico para quadrinhos, “Dom Quixote Volume 2”, foi um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2014, na categoria ilustração.

ADULTO

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador, você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Sábados, 11, 18 e 25, das 10h às 11h30. Com Amanda Velloso. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

SARAU NA BSP – Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Domingo, 19, das 14h30 às 16h30. Coordenação de Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Quinta-feira, 23, das 15h às 17h. “O pai da menina morta”, de Tiago Ferro (obra vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2019). Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

Serviço:

Biblioteca de São Paulo

Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô).

Tel.: (11) 2089-0800.

Funcionamento: terça a domingo (fechada às segundas), das 9h30 às 18h30. Dia 1º de janeiro, a biblioteca estará fechada.

Atividades gratuitas.

https://bsp.org.br/

Compartilhe!