HomeAssessoria ReleasesProgramação especial de férias da Biblioteca de São Paulo e da Biblioteca Parque Villa-Lobos tem oficinas maker

Programação especial de férias da Biblioteca de São Paulo e da Biblioteca Parque Villa-Lobos tem oficinas maker

Quem é fã da saga “Star Wars” vai gostar de saber que a oficina maker da Biblioteca de São Paulo (BSP) no dia 18, sábado, às 14h, ensinará a construir um sabre de luz. E, na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), no dia 19, domingo, no mesmo horário, a ideia é criar uma luminária de um super-herói. Tudo com o pessoal da Escola de Inventor. Como se vê, o que não falta é diversão na programação especial de férias da BSP e da BVL, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e geridas pela Organização Social SP Leituras (eleita pelo segundo ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil). Tudo grátis!

E há muito mais nos próximos dias nos dois espaços, que, aliás, funcionarão normalmente (das 9h30 às 18h30) em 25 de janeiro, feriado de aniversário da cidade de São Paulo. Na BSP, o Clube de Leitura está marcado para o dia 23, quinta-feira, às 15h, e terá como centro do debate o livro “O pai da menina morta”, obra vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2019. Na BVL, o Domingo no Parque também consta entre os destaques e será realizado no dia 19, das 11h às 16h, como espaço de leitura para toda a família e com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos, com a Cia. do Liquidificador.

Dica do mês

Passar as férias na BSP e na BVL é a dica de janeiro, pois há muito a descobrir e aproveitar em ambas, além da programação especial de férias (confira nos sites), como nossos acervos, serviços e os programas permanentes que contemplam as várias faixas etárias. O que não falta é atividade que reúne diversão e saber. Os pais e/ou responsáveis podem trazer, nas manhãs de sábado e domingo, os pequenos entre 6 meses e 4 anos para participar, por exemplo, das sessões de Lê no Ninho e sair da biblioteca com um kit para reproduzir a experiência – que aproxima os pequenos dos livros – em casa. As contações de histórias, por sua vez, acontecem sempre às sextas-feiras, com a equipe das bibliotecas, e aos sábados e domingos, com grupos convidados.

Ainda há o Pintando o 7, o Brincando e Aprendendo, os Jogos Sensoriais e muito mais, em uma programação divertida e gratuita distribuída pela semana toda, para quem chegar e quiser transformar suas férias em algo mais que especial. Não abre mão do videogame? Pois contamos também com sala com jogos eletrônicos disponíveis na BSP e BVL. Como se vê, as bibliotecas são lugares para cada um, à sua maneira, aproveitar esse período de descanso. Isso sem falar em nosso acervo de livros (inclusive obras em Braile) e de jogos (sim, a Brinquedoteca está recheada de boas oportunidades para jogar com os amigos ou em família). Tudo gratuito!

Confira, a seguir, a programação completa (sujeita à alterações) dos próximos dias nos dois espaços:

Biblioteca de São Paulo

18 de janeiro (sábado)
10h às 11h30 – Compartilhando Saberes: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. Com Amanda Velloso. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

11h às 11h45 – Lê no Ninho – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

11h às 13h – Jogos para Todos! – Oficina de xadrez: os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

14h às 16h – Oficina Maker – Sabre de Luz “Star Wars” – Diversão garantida para as crianças, que poderão aprender sobre circuitos elétricos e ainda construir um sabre de luz que remete ao filme “Star Wars”. A partir de 7 anos. Com a Escola de Inventor. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

16h às 17h – Hora do Conto – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “Os três lobinhos e o porco mau”, de Eugene Trivizas. Com Paula Dugaich. Não é necessário fazer inscrição.

19 de janeiro (domingo)

11h às 11h45 – Lê no Ninho – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

14h30 às 16h30 – Sarau na BSP – Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Coordenação Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição.

16h às 17h – Hora do Conto – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “São Paulo de tantas histórias”, inspirado nas obras de Daniel Munduruku, Janaína Azevedo, Leonardo Boff e Gustavo Prudente. Com a Cia. Luarnoar. Não é necessário fazer inscrição.

21 de janeiro (terça-feira)

15h às 16h – Jogos Sensoriais – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

22 de janeiro (quarta-feira) 

15h às 16h – Brincando e Aprendendo – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. A partir de 7 anos. Cama de gato. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

23 de janeiro (quinta-feira)

12h30 às 13h30 – Luau BSP – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

15h às 16h – Pintando o 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. São Paulo colorida – Em referência ao aniversário da cidade de São Paulo. A partir de 6 anos. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

15h às 17h – Clube de Leitura – Todos os meses, a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. “O pai da menina morta”, de Tiago Ferro (obra vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2019). Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

24 de janeiro (sexta-feira) 

15h às 15h30 – Hora do Conto – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “Pedro Malasartes e o lamaçal colossal”, do livro “Histórias à brasileira”, recontadas por Ana Maria Machado. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

16h30 às 17h – Leitura ao Pé do Ouvido – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. “As vinhas da ira”, de Jonh Steinbeck. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos

18 de janeiro (sábado)

10h30 às 11h15 – Lê no Ninho – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

15h às 17h – Jogos para Todos! – Oficina de xadrez: os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

16h às 17h – Hora do Conto – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “O corcunda do rei da China”, traduzido por Mammede Jarouche. Com Isis Madi. Não é necessário fazer inscrição.

19 de janeiro (domingo)

10h30 às 11h15 – Lê no Ninho – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

11h às 16h – Domingo no Parque – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos. Com a Cia. do Liquidificador. Não é necessário fazer inscrição.

14h às 16h – Oficina Maker – Luminária Super-Herói – Diversão garantida para as crianças, que poderão aprender sobre circuitos elétricos e ainda construir uma luminária de um personagem cheio de super-poderes. A partir de 7 anos. Com a Escola de Inventor. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

16h às 17h – Hora do Conto – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “As proezas de João Grilo”, de João Martins de Athayde. Com o Grupo Recantação. Não é necessário fazer inscrição.

21 de janeiro (terça-feira)                                 

16h30 às 17h30 – Jogos Sensoriais – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

22 de janeiro (quarta-feira)

10h30 às 11h30 – Pintando o 7 – Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Confecção de instrumentos musicais, como caxixi, instrumentos de sopro e caixinhas para samba. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

16h30 às 17h – Leitura ao Pé do Ouvido – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Quadras paulistanas, de Fabricio Corsaletti. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

23 de janeiro (quinta-feira)

16h às 17h – Luau BVL – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

24 de janeiro (sexta-feira)

15h às 15h30 – Hora do Conto – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. “Crônicas de São Paulo: um olhar indígena”, de Daniel Munduruku (em referência ao aniversário da cidade de São Paulo). Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

15h30 às 16h30 – Brincando e Aprendendo – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Circuito com bola, bambolê e pula corda. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Serviço:

Biblioteca de São Paulo

Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP), ao lado da Estação Carandiru do Metrô, dentro do Parque da Juventude.

Tel.: (11) 2089-0800.

Funcionamento: terça a domingo (fechada às segundas), das 9h30 às 18h30.

Atividades gratuitas.

www.bsp.org.br

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros, São Paulo (SP), dentro do Parque Villa-Lobos.

Tel: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechada às segundas), das 9h30 às 18h30.

Atividades gratuitas.

www.bvl.org.br

Compartilhe!