HomeAssessoria ReleasesProgramação de junho do SisEB é marcada pela afirmação da diversidade

Programação de junho do SisEB é marcada pela afirmação da diversidade

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) preparou para junho uma programação marcada pela cultura e pela diversidade. O SisEB é coordenado pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social SP Leituras (pelo segundo ano consecutivo eleita entre as 100 Melhores ONGs do Brasil).

De 1º a 15 de junho de 2020, estarão abertas as pré-inscrições para o curso de capacitação à distância Mediação: Cultura, Leitura e Território, com Marilena Nakano, da Rede Beija-flor de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André. O curso é destinado a profissionais do Estado de São Paulo das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Educação, Leitura, Literatura e correlatas. Os selecionados serão divulgados até 29 de junho. As aulas acontecerão entre 13 de julho e 6 de setembro, em quatro módulos. Em breve, disponível em https://siseb.sp.gov.br/agenda/.

A oficina Escrita de Si e Autobiografia, no dia 3, das 15h às 17h, tem como objetivo permitir uma reflexão crítica sobre a memória e aprimorar o estilo. Ministrada por Bianca Santana, autora de “Quando me descobri negra”, o curso  é dirigido a equipes e públicos das organizações parceiras do programa Praler – Prazeres da Leitura, e profissionais das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Educação, Leitura, Literatura e outros interessados.

No dia 19, das 15h às 17h, a mesa-redonda Por Mais Autoras Negras nas Bibliotecas: A Importância da Inclusão de Obras de Autoras Negras nos Acervos vai discutir a importância de se fazer um reparo social, oferecendo a visibilidade que foi negada às mulheres negras no meio literário. Com a participação de Carine Souza e Juliane Sousa, do Coletivo Mulheres  na Biblioteca, as bibliotecárias Francilene Cardoso, Charlene Lemos e Beatriz Gonçalves, e a pesquisadora Neide Almeida. Em breve, disponível em https://siseb.sp.gov.br/agenda/.

No dia 24, das 18h30 às 20h30, o SisEB promove o webinar Prêmios e Festivais Literários como Políticas Públicas Culturais, que contará com a participação de escritores premiados nas edições de 2008 a 2019 do Prêmio São Paulo de Literatura. Em breve, disponível em https://siseb.sp.gov.br/agenda/

Mais informações: siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br
Acessibilidade: haverá tradução simultânea em LIBRAS em todos os eventos.
Importante: O link para acesso à plataforma será enviado um dia antes de cada atividade. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após as ações.

Compartilhe!