HomeAssessoria ReleasesProgramação de férias agita o Museu Índia Vanuíre

Programação de férias agita o Museu Índia Vanuíre

Atividades acontecem de 10 a 27 de julho com entrada gratuita; programação conta com oficinas de artesanato e pintura, cinema, contação de histórias, gincana e passeio ao Museu dos Tropeiros e à Fazenda Orgânica

As férias de julho estão repletas de atrações no Museu Índia Vanuíre (Tupã), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. De 10 a 27 de julho, de terça a sexta-feira, das 9h00 às 11h00, acontece o projeto Férias no Museu. Os visitantes que não puderem participar das ações pela manhã podem solicitar aos educadores que elas sejam desenvolvidas no período da tarde. A participação é gratuita.

Um planejamento especial para as crianças que estão em recesso escolar foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a riqueza cultural do Brasil. Farão parte das atividades oficinas de artesanato e pintura, cinema, contação de histórias, gincana e passeios ao Museu dos Tropeiros e à Fazenda Orgânica.

“Toda a programação tem como objetivo a socialização das crianças durante as férias. Diversão, criatividade, educação e lazer fazem parte da pauta. Nossa ideia é promover o conhecimento de forma dinâmica”, explica Tamimi Borsatto, gerente do Museu Índia Vanuíre.

No dia 10 de julho, terça-feira, a garotada terá a oportunidade de conhecer a Oficina de Adorno Indígena e Confecção de Bandeirinhas do Brasil e da Rússia. Na ocasião, um indígena Krenak da Terra Indígena Vanuíre mediará uma roda de conversa sobre os hábitos e costumes da tribo. Durante o encontro serão produzidos colares e bandeirinhas.

Na quarta-feira, 11 de julho, será feito um cofre com lata de leite em pó e papel E.V.A na Oficina de Confecção de Artesanato. Na sequência, uma Gincana das Bandeirinhas unirá ainda mais os presentes.

Em 12 de julho, quinta-feira, a Oficina de Artesanato Indígena – Chaveiro em Sementes será ministrada por um indígena Krenak da Terra Indígena Vanuíre em um bate-papo sobre os costumes da tribo. A programação também terá Confecção de Artesanato em Argila em 13 de julho, sexta-feira, ministrada por uma artesã Tupãense. A cultura oriental será trabalhada na Oficina de Kirigami e Origami, em 17 de julho, terça-feira. Os participantes conhecerão um pouco mais das técnicas em papel de seda.

A quarta-feira, 18 de julho, será agitada com a Oficina de Pintura Corporal Indígena. Uma índia Kaingang da Terra Indígena Vanuíre destacará seus hábitos e costumes, além de fornecer informações sobre pintura corporal e o material usado no processo. Na sequência, a Gincana do Ovo na Colher movimentará as crianças.

Com o intuito de promover os valores morais, acontece no dia 19 de julho, quinta-feira, o Cine Museu, com a exibição de um filme com a temática da vida social seguida por uma roda de conversa. A sexta-feira, 20 de julho, terá passeio ao Museu dos Tropeiros, em Tupã.

No dia 24 de julho começa a última semana do projeto Férias no Museu com a Oficina de Adorno Corporal Indígena Kaingang. Haverá a confecção de uma Matrioska para ser inserida em um chaveiro em homenagem ao campeonato mundial de futebol 2018.

Uma Oficina de Grafite em 25 de julho, quarta-feira, acontece no Solar Luiz de Souza Leão (Rua Caingangs, 600). O curso será ministrado por André Prado, coordenador de oficinas culturais e grafiteiro ligado ao movimento Hip Hop. Ele ensinará as técnicas básicas do grafite.

No penúltimo dia da ação, 26 de julho, quinta-feira, ocorre a Contação de Histórias e Confecção de Fantoches. Fábulas e lendas sobre a cultura negra farão parte do encontro, em que serão produzidos fantoches para encenação.

Para fechar com chave de ouro, haverá um Passeio à Fazenda Orgânica no dia 27 de julho, sexta-feira. No local, o grupo terá a oportunidade de conhecer melhor a vida no campo e como tudo funciona.

Confira a programação:

Oficina de Adorno Indígena e Confecção de Bandeirinhas do Brasil e da Rússia

Data: 10/07/2018

As crianças terão a oportunidade de participar de uma roda de conversa com um indígena Krenak da Terra Indígena Vanuíre e conhecer os seus hábitos e costumes. Após a conversa, será proposta a confecção de um colar indígena. Depois da atividade, o setor educativo ajudará os participantes na confecção de bandeirinhas do Brasil e da Rússia em papel de seda e varinhas de bambu para a gincana do dia 11/07.

Horário: das 9h00 às 11h00

Entrada: gratuita

Oficina de Confecção de Artesanato e Gincana das Bandeirinhas (Parte Recreativa)

Data: 11/07/2018

Na ocasião, as crianças terão a oportunidade de aprender como se faz um cofre com apenas dois objetos: uma lata de leite em pó e papel E.V.A. Depois de pronto, o cofre poderá ser levado para casa como lembrança. No término acontecerá a Gincana das Bandeirinhas entre Brasil e Rússia.  As crianças serão divididas em dois grupos e farão uma corrida que vai decidir qual o país vencedor.

Horário: das 9h00 às 11h00

Entrada: gratuita

Oficina de Artesanato Indígena – Chaveiro em Sementes

Data: 12/07/2018

As crianças terão a oportunidade de participar de uma roda de conversa com um indígena Krenak, da Terra Indígena Vanuíre e conhecer seus hábitos e costumes. Após o bate-papo, será confeccionado um chaveiro indígena que poderá ser levado como lembrança.

Horário: das 9h00 às 11h00

Entrada: gratuita

Confecção de Artesanato em Argila

Data: 13/07/2018

Ministrada por uma artesã da cidade, a atividade vai ensinar as crianças a produzirem peças em argila como porta trecos e canetas.

Horário: das 9h00 às 11h00

Entrada: gratuita

Oficina de Kirigami e Origami

Data: 17/07/2018

Durante a atividade, as crianças terão a oportunidade de entender o que é Origami e Kirigami. O origami é uma técnica milenar dos japoneses que consiste em dobrar papéis formando lindos enfeites. O Kirigami é a arte de recortar em papel de seda ou dobradura, mostrando em recortes a beleza da arte.

Horário: das 9h00 às 11h00

Entrada: gratuita

Oficina de Pintura Corporal Indígena e Gincana do Ovo na Colher

Data: 18/07/2018

As crianças terão a oportunidade de participar de uma roda de conversa com uma índia Kaingang da Terra Indígena Vanuíre. Na ocasião, saberão sobre seus hábitos e costumes, além de informações sobre pintura corporal e o material usado no processo. Após o bate-papo, será mostrada a pintura corporal. No término será realizada a parte recreativa com a Gincana do Ovo na Colher.

Horário: das 9h00 às 11h00

Entrada: gratuita

Cine Museu                

Data: 19/07/2018

Para que as crianças tenham contato com importantes valores morais, será apresentado no auditório do Museu Índia Vanuíre um filme com assuntos relevantes à vida social. A garotada ganhará pipoca e paçoca. No término da exibição uma roda de conversa discutirá o filme.

Horário: das 9h00 às 11h00

Entrada: gratuita

Passeio ao Museu dos Tropeiros

Data: 20/07/2018

Neste dia, será realizada uma visita ao Museu dos Tropeiros, em Tupã/SP. As crianças terão a oportunidade de conhecer a história do tropeirismo na região.

Horário: das 9h00 às 11h00

Entrada: gratuita

Oficina de Adorno Corporal Indígena Kaingang e Confecção  de uma Matrioska em Chaveiro

Data: 24/07/2018

As crianças terão a oportunidade de participar de uma roda de conversa com uma indígena Kaingang, da Terra Indígena Vanuíre e conhecer seus hábitos e costumes. Após o bate-papo, será realizada a confecção de um adorno corporal indígena. Em seguida, será feita, em E.V.A., a figura de uma Matrioska para ser inserida em um chaveiro em homenagem ao campeonato mundial de futebol.

Horário: das 9h00 às 11h00

Entrada: gratuita

Oficina de Grafite

Data: 25/07/2018

André Prado é coordenador de oficinas culturais e grafiteiro ligado ao movimento Hip Hop há mais de dez anos. Na ocasião, apresentará e ensinará técnicas básicas de grafite, como traços, contornos e degrades utilizando tintas látex e sprays.

Local: Solar Luiz de Souza Leão

Horário: das 9h00 às 11h00

Entrada: gratuita

Contação de Histórias e Confecção de Fantoches

Data: 26/07/2018

Toda história, por mais simples que pareça, transmite algo para o desenvolvimento da criança de forma criativa e reflexiva.

Com os objetivos de promover a reflexão e o conhecimento de uma forma dinâmica, será realizada uma oficina de Contação de Histórias. A confecção de fantoches fará parte da ação. Por meio dos materiais, serão apresentadas para as crianças histórias, fábulas e lendas sobre a cultura negra.

Horário: das 9h00 às 11h00

Entrada: gratuita

Passeio à Fazenda Orgânica

Data: 27/07/2018

Um passeio à fazenda será realizado com o objetivo de mostrar a natureza às crianças. No local, elas terão oportunidade de conhecer melhor a vida no campo e como tudo funciona.

Local de saída: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)

Horário: das 9h00 às 11h00

Entrada: gratuita

SERVIÇO

Projeto Férias no Museu

Período: de 10 a 27/07/2018

Horário: de terça a sexta-feira, das 9h00 às 11h00

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Rua Coroados, nº 521

Centro – Tupã/SP

Telefone: (14) 3491-2333

contato@museuindiavanuire.org.br

www.museuindiavanuire.org.br

Seja nosso parceiro: www.museuindiavanuire.org.br/apoie

RelatedPost

Compartilhe!