HomeAssessoria ReleasesProgramação das Fábricas de Cultura ampliam debates sobre raça e gênero

Programação das Fábricas de Cultura ampliam debates sobre raça e gênero

Com shows musicais, espetáculo, palestras e oficinas, as Fábricas de Cultura proporcionam programação virtual gratuita com foco em pautas sociais 

As Fábricas de Cultura, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, estão com inscrições abertas para diversas atividades gratuitas que irão ocorrer nas plataformas virtuais. As ações acontecem nas redes sociais do Programa e também podem ser conferidas na página www.poisis.org.br/maiscultua

Na segunda-feira, dia 13 de julho às 11h, a escritora Odara Dèlé propõe compartilhar os processos de criação de suas obras, influências literárias e diálogos existentes sobre as relações étnico-raciais em suas publicações, a fim de possibilitar aos espectadores à participação de um espaço de diálogo com temas emergenciais: representação negra e diversidade nas obras destinadas para crianças e adolescentes. O encontro acontecerá pelo Youtube das Fábricas de Cultura.

A Fábrica de Cultura Capão Redondo transmitirá o espetáculo de circo Entre Elas na Quarentena pelo Instagram no dia 15 de julho, quarta-feira, às 18h. A Cia Armárias irá transpor cenas do espetáculo “Entre Elas” com cenas acrobáticas realizadas em casa na quarentena. A apresentação conta a história de Três amigas que durante a quarentena compartilham um café e o anúncio de um noivado. A partir desta breve convivência, traços de suas identidades são reveladas por provocações e por questões externas ditadas pela estrutura do sistema em que vivem.

Dia 16, quinta-feira às 15h, a Fábrica de Cultura Jaçanã oferecerá a Oficina de Estamparia Africana. A estilista angolana Maria Chantal te convida a aprender sobre filosofia africana através dos símbolos pertencentes ao conjunto Akan. Além da teoria sobre o conhecimento deste povo, a oficina apresenta o método de estamparia utilizado por Chantal no desenvolvimento da coleção Adinkra para sua marca homônima. A transmissão será pelo Facebook. 

A cantora Paulla Zeferino realizará um Pocket Show pelo Instagram no sábado, dia 18 às 19h. Paulla selecionou um repertório especial para o Festival Nordeste Aqui, da Fábrica de Cultura Capão Redondo, que reúne nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Anastácia e Gilberto Gil. 

Ester Horta apresentará a palestra Que Histórias Temos na Cabeça? Saúde Mental e Relações Raciais. A atividade tem o objetivo de refletir sobre como se dá a construção da identidade das pessoas negras e o impacto psicológico do racismo nesse processo. Para tanto faz-se um resgate histórico, abordando conceitos como ideologia do branqueamento; definição e classificação do racismo na sociedade capitalista e o entendimento psicológico da construção da identidade negra, nas diferentes etapas da vida pautada por meio de referenciais como Neusa Santos, Virginia Bicudo e Fanon alinhado com aspectos biopsicossociais do desenvolvimento humano. A palestra será transmitida pelo Facebook no dia 22 de julho, quarta-feira-feira, às 17h.

No dia seguinte, 23 de julho às 10h, a atividade Tomando Voz: Mulheres Negras na Literatura tem o objetivo de elaborar uma breve resenha do livro da escritora e artista Grada Kilomba Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano, que discorre sobre raça, gênero, pós-colonialismo e memória. A atividade será transmitida pelo YouTube. 

A equipe da Biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã irá falar sobre a obra da escritora Cidinha da Silva. Com 17 livros publicados, sua escrita transita entre vários gêneros: contos, crônicas, escrita acadêmica, dramaturgia, livros infantis. Em sua escrita forte, Cidinha traz sua ancestralidade e aborda temas como o racismo e desigualdades raciais e de gênero. A atividade será dia 24 de julho, sexta-feira às 15, no YouTube.

A oficina Griô das Tranças Nagô será prática e terá contação de histórias com referências de obras premiadas para contar sobre a estética do cabelo Afro e seus penteados com amor e empoderamento. A oficina será transmitida pelo Instagram das Fábricas de Cultura, dia 25 de julho às 16h.

Ainda no dia 25, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís proporcionará o Pocket Show do Mc Sombra. Sombra fez parte do clássico grupo de rap SNJ (Somos Nós a Justiça), donos do hit “Se tu lutas tu conquistas”, que marcou o início dos anos 2000. A brasileiridade é marca registrada do rapper, que dialoga com vários estilos nacionais, do baião ao manguebeat, passando pela MPB. O show será transmitido pelo YouTube às 18h.

SERVIÇO

Fábricas de Cultura

Encontro com a Escritora Odara Dèlé

13 de julho – segunda-feira – 11h 

Plataforma: YouTube

Classificação indicativa: livre

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Espetáculo de Circo: Entre Elas Na Quarentena – com Cia Armárias

15 de julho – quarta-feira – 18h 

Plataforma: Instagram – IGTV

Classificação indicativa: livre

Fábrica de Cultura Jaçanã

Adinkra, Oficina de Estamparia Africana – Com Maria Chantal

16 de julho – quinta-feira – 15h 

Plataforma: Facebook

Classificação indicativa: a partir de 15 anos

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Nordeste Aqui: Pocket Show com Paulla Zeferino

Plataforma: Instagram – IGTV

18 de julho – sábado – 19h 

Classificação indicativa: livre

Fábrica de Cultura Capão de Redondo

Que Histórias Temos na Cabeça? Saúde Mental e Relações Raciais – com Ester Horta

Plataforma: Facebook

22 de julho – quarta-feira – 17h 

Classificação indicativa: 12 anos

Fábrica de Cultura Brasilândia

Tomando Voz: Mulheres Negras Na Literatura

Plataforma: YouTube

23 de julho – quinta-feira – 10h 

Classificação indicativa: a partir de 12 anos

Fábrica de Cultura Jaçanã

A obra da escritora Cidinha da Silva – com Equipe Biblioteca

Plataforma: YouTube

24 de julho – sexta-feira – 15h

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Griô das Tranças Nagô

Plataforma: Instagram – IGTV

25 de julho – sábado – 16h 

Classificação indicativa: a partir de 12 anos

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Pocket  Show – MC Sombra

Plataforma: YouTube

25 de julho – sábado – 18h 

Classificação indicativa: livre

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!