HomeAssessoria ReleasesPrograma Viagem Literária promove a Literatura Fantástica nas bibliotecas em setembro

Programa Viagem Literária promove a Literatura Fantástica nas bibliotecas em setembro

Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, os autores Ana Lúcia Merege e Enéias Tavares participam de bate-papo em cidades do interior paulista

A literatura fantástica e os principais autores desse gênero literário, no Brasil, têm encontro marcado, em setembro,com o público de 76 bibliotecas de cidades paulistas. A iniciativa faz parte do programa Viagem Literária, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e realizado pela SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.

Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, a escritora Ana Lúcia Merege, que criou a série de fantasia iniciada por “O castelo das Águias”, além de contos em sites e coletâneas, percorre um roteiro que inclui as Regiões de Barretos e São José do Rio Preto. Na mesma semana, Enéias Tavares, autor“A Lição de Anatomia do Terrível Dr. Louison”, participará de conversas em bibliotecas das Regiões de Presidente Prudente e Marília.

Ao todo, 15 escritores participam do módulo de Literatura Fantástica.Em clima de conversa descontraída, falam de temáticas e enredos extraordinários e favorecem a aproximação dos cidadãos da leitura. A ação também promove a reciclagem do acervo, com a aquisição de obras dos escritores convidados, o que torna as bibliotecas culturalmente mais atraentes para suas comunidades.

Em sua 12ª edição, o programa busca estimular o prazer pela literatura e ampliar a frequência nas bibliotecas, além de disseminar o conhecimento. Em maio deste ano, o Viagem Literária itinerou pelo interior do estado com o módulo de Contação de Histórias. Agora, pela primeira vez, oferece ao público a oportunidade de um contato pessoal com os principais escritores desse gênero literário no Brasil.

Este é um momento especial para trocar ideias, impressões e ampliar o interesse. Os livros dos autores escolhidos estão entre os mais vendidos e os mais emprestados nas bibliotecas brasileiras.

O Viagem Literária foi lançado em 2008 e, desde então, já passou por 217 municípios paulistas levando escritores, contadores, fábulas, mitos e lendas do folclore brasileiro e da literatura universal para mais de 330 mil cidadãos que vivem no Estado de São Paulo.

Veja a programação completa em www.viagemliteraria.org.br

Ana Lúcia Merege

30 de setembro (segunda-feira)

Barretos (SP) – 9h – Biblioteca Affonso de Escragnolle Taunay

Colina (SP) – 15h – Biblioteca Elliz Vaz de Almeida

1 de outubro (terça-feira)

Bady Bassitt (SP) – 9h – Biblioteca Monteiro Lobato

Votuporanga (SP) – 15h – Biblioteca Castro Alves

2 de outubro (quarta-feira)

Estrela D’Oeste (SP) – 9h – Biblioteca Sebastião José da Silva Filho

Enéias Tavares

30 de setembro (segunda-feira)

Anhumas (SP) – 9h – Biblioteca de Anhumas

Rancharia (SP) – 15h – Biblioteca Castro Alves

1 de outubro (terça-feira)

Marília (SP) – 9h – Biblioteca João Mesquita Valença

Garça (SP) – 15h – Biblioteca Dr. Rafael Paes de Barros

2 de outubro (quarta-feira)

Tarumã (SP) – 9h – Biblioteca Anna Aparecida José de Brito

Compartilhe!