HomeAssessoria ReleasesPrograma de Qualificação em Artes realiza Encontro Regional de Teatro para companhias e grupos de 31 cidades do Estado de São Paulo

Programa de Qualificação em Artes realiza Encontro Regional de Teatro para companhias e grupos de 31 cidades do Estado de São Paulo

Dessa vez em São Caetano do Sul, a mostra de compartilhamento de processos criativos contará com participação de 20 companhias e coletivos teatrais do interior e litoral paulista

O Encontro Regional de Teatro, realizado pelo Programa de Qualificação em Artes – administrado pela Poiesis e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – terá a participação de 20 companhias e coletivos de teatro representando 31 cidades do estado paulista. Os grupos orientados compartilham os processos de criação em atividade que ocupará o Teatro Municipal Santos Dumont, em São Caetano do Sul, nos dias 17 e 18 de agosto, das 10h às 19h.

Como um caminho para a troca de ideias, experiências e colaboração entre os participantes em processo de orientação artística, essa Mostra de Compartilhamento de Processos incentiva as companhias e coletivos a trabalharem em rede, de modo colaborativo a partir da observação e da escuta ativa.  Assim, o Programa de Qualificação em Artes avalia processos de criação, apontando, se necessário, alternativas e ajustes para as montagens cênicas.

O Castelo das Artes de São Sebastião – O Palhaço Caiçara

Mythus de Macatuba – Fando e Lis

Cia Cid Chagas de Pereira Barreto – O Tambor

Cia Pano de Fundo de Penápolis – Silêncios

Pagu Cia de Teatro de Presidente Prudente – Maria de quem?

Caboclo Ventura de Santa Gertrudes – Os Sete Gatinhos

Cia Labirinto de Teatro de Matão – Coice

G.A.L. de São José do Rio Preto – Divina Loucura

Os Anormais de Tarumã – Casa de Bonecas

Abayomi Cia de Teatro de Votuporanga – Dos Confins do Beleléu

Cazuá Cia de Teatro de Mongaguá – Sonha Zé

Panelas de Expressão de Ourinhos – Café Augusta

Coletivo Verum de Teatro de Santos – Admirável Mundo Novo!

Alumiah Teatro de Sumaré – Alumiahras aprimorando seus estudos musicais

Cia Ímpares de Tatuí – (ab)surdo coração

Camarim de Sorocaba, Junções

Cia Poética de Botucatu, Num piscar de olhos

Cia Gare de Campinas, Ampulheta

Coletivo Aguaceiro de Piracicaba – Líquido

Coletivo Bricoleur – Americana – Delicadezas

17 grupos representados que participarão das conversas: Grupo Evoé de Teatro – Juquiá; Cia Espelunca de Teatro – São Carlos; Cia Presença de Teatro – Santa Cruz do Rio Pardo; Núcleo de Formação Cênica – São José do Rio Preto; Cia Teatral Entre Palcos – Palestina; Aliteatro – Presidente Prudente; TheAstros Grupo de Teatro – Elias Fausto; Grupo Galhofas – Descalvado; Cia. Fratri Alatere – Bragança Paulista; Cia. Teatral W’Dávila – Joanópolis; Cia Aurora de Teatro – Americana; Cia 3º Ato de Teatro – Piracicaba; Por Volta de Logo Depois – Piracicaba; Cia Imagem Pública – Mogi Mirim; Corpo Envolve Mente – Artur Nogueira; Cia Império Teatral e Teatro de Trincheira –Caraguatatuba.

31 cidades representadas: Americana, Artur Nogueira, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Descalvado, Elias Fausto, Joanópolis, Juquiá, Macatuba, Matão, Mogi Mirim, Mongaguá, Ourinhos, Palestina, Penápolis, Pereira Barreto, Piracicaba, Presidente Prudente, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Gertrudes, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São Sebastião, Sorocaba, Sumaré, Tarumã, Tatuí, Votuporanga.

 

SOBRE O PROGRAMA QUALIFICAÇÃO EM ARTES

É um programa de formação, voltado à orientação artística de grupos de teatro e de dança no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo. Com foco na ampliação de repertório, criação, experimentação e aperfeiçoamento artístico, tem o objetivo de potencializar a produção cênica por meio de oficinas, mostras e encontros com especialistas. O programa também contribui com a descentralização de polos culturais no estado de São Paulo e movimenta o circuito cultural dos municípios, ao qualificar artistas locais e promover a circulação de espetáculos.

O Programa Qualificação em Artes integra as atividades das Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, administrado pela Poiesis, que, desde 1986, promove formação e vivência à população no campo da cultura. Hoje, além do Qualificação em Artes, o Programa dialoga com o interior por meio de festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, além de possui três unidades localizadas em São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!