HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Assessoria ReleasesPrograma de Qualificação em Artes das Oficinas Culturais é indicado ao Prêmio APCA

Programa de Qualificação em Artes das Oficinas Culturais é indicado ao Prêmio APCA

Núcleo de Formação Artística em Dança do programa concorre na categoria Ações de Formação

 

O Programa de Qualificação em Artes, núcleo de formação em Dança, das Oficinas Culturais, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, foi indicado ao Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, concorrendo na categoria Ações de Formação. A lista com os resultados foi divulgada na noite de segunda-feira, 18 de janeiro, pela associação.

Em 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, o projeto aconteceu de forma on-line. No dia 5 de dezembro de 2020, os trabalhos das companhias e grupos de dança que participaram do programa foram exibidos na Mostra de Dança 2020, com transmissão pelo Facebook e YouTube das Oficinas Culturais.

Além do Núcleo de Formação Artística em Dança, o Programa de Qualificação em Artes também possui um núcleo de teatro, ambos formados por profissionais especializados. Cada núcleo é responsável por selecionar grupos e artistas-orientadores, propor metodologias e ações formativas aos grupos em processo de orientação e acompanhar sua implementação ao longo de cada edição.

A iniciativa, voltada ao interior, ao litoral e à região metropolitana de São Paulo, tem como objetivo a ampliação de repertório, criação, experimentação e aperfeiçoamento artístico visando potencializar a produção cênica por meio de oficinas, mostras e encontros com especialistas.

O Programa contribui com a descentralização de polos culturais no Estado de São Paulo e movimenta o circuito cultural dos municípios dos grupos orientados ao qualificar artistas locais e promover a circulação de espetáculos.

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo desde 1986, e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura.

O programa dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário de Iguape e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa Qualificação em Artes (qualificação artística de 60 grupos, entre teatro e dança), o Programa de Formação no Interior e ações dedicadas à pesquisa e à experimentação nas diversas linguagens artísticas, a partir da relação direta com 360 municípios, em mais de 600 atividades de formação.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços:  Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

Compartilhe!