HomeA Secretaria Assessoria Assessoria ReleasesProcessos participativos em museus são debatidos no 10º Encontro Paulista de Museus

Processos participativos em museus são debatidos no 10º Encontro Paulista de Museus

Mesa reúne representantes do Museu da Imigração, Museu do Futebol e Museu dos Esportes de São José dos Campos

Em 19 de julho, segundo dia de programação do 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM), às 14h00, acontece a mesa de debates “Fazendo juntos: processos participativos”. Participam a coordenadora técnica do Museu da Imigração, Mariana Martins, a diretora de conteúdo do Museu do Futebol, Daniela Alfonsí, e o agente administrativo do Museu dos Esportes de São José dos Campos, Djalma Penha.

Na entrevista abaixo, Mariana e Djalma comentam a importância dos processos participativos em museus, especialmente aos de pequeno e médio porte, e ressaltam o papel da manutenção de espaços de debate, como o EPM.

O 10EPM ocorre de 18 a 20 de julho, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Confira o bate-papo com os especialistas.

SISEM-SP: Em linhas gerais, o que são “processos participativos”?

Mariana Martins: Processos participativos são aqueles em que as comunidades atuam, em diferentes níveis, nas tomadas de decisão de ações museológicas, trazendo suas diversas vozes, olhares e expectativas.

SISEM-SP: Quais os primeiros passos para que os museus, principalmente os de pequeno e médio porte, possam intensificar seus processos participativos?

Mariana Martins: Eu indicaria como primeiros passos: escutar e reconhecer as expectativas das comunidades em relação à participação em processos realizados ou a serem desenvolvidos pelos museus; e identificar quais ações são passíveis, dentro da estrutura de cada instituição, de compartilhar responsabilidades.

Djalma Penha: O primeiro passo seria iniciar trabalhos junto com as comunidades, redes temáticas e outras instituições museológicas.

SISEM-SP: De que forma eventos como o 10EPM auxiliam nesta discussão?

Mariana Martins: Esses eventos são fundamentais para nós, profissionais de museus, nos encontrarmos e trocarmos experiências. O EPM é um marco no nosso calendário anual, sempre aguardado com grande expectativa.

Djalma Penha: Através de apresentação de exemplos de projetos já realizados pelas instituições do Estado.

Compartilhe!