HomeAssessoria ReleasesProAC Museus contempla áreas de difusão e preservação em um único edital

ProAC Museus contempla áreas de difusão e preservação em um único edital

Sem previsão de prorrogação, projetos devem ser inscritos impreterivelmente até 16 de agosto

Diferentemente dos anos anteriores, em que o Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo lançava dois editais por ano voltados à área de museus,  o Edital nº 13/2019 contempla, num único edital, as duas áreas de difusão e de preservação de acervos museológicos e arquivísticos.

O concurso, destinado a apoiar e viabilizar projetos que visem à modernização de museus e arquivos do estado, com destinação de, no mínimo, 50% do valor total dos recursos para instituições localizadas fora da capital de São Paulo, está aberto a proponentes da categoria de pessoa jurídica. Os projetos com teto de até R$ 200 mil contam com R$ 2 milhões de recursos.  Uma vez selecionado o projeto, os recursos serão disponibilizados de acordo com a solicitação do proponente.

“Esta é a oportunidade que os museus e arquivos têm de fazer melhorias significativas em suas instituições, de tirar do papel os projetos  que promoverão o desenvolvimento e a estruturação, de acordo com suas necessidades. Mas é importante que o edital seja lido com bastante atenção para que o projeto corresponda ao que é solicitado”, comenta Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (GTC SISEM-SP).

Os recursos do Edital não contemplam algumas situações, veja quais:

  1. a) Reformas que acarretem em ampliação de área, como: instalação de mezanino, estrutura metálica e/ou de alvenaria para apoio de telhado/área coberta, mureta ou gradil para delimitação de varanda e outros.
  2. b) Serviços de manutenção administrativa como, por exemplo, contratação de pessoa física ou jurídica para execução de serviços continuados (serviços administrativos, limpeza, jardinagem, entre outros) e pagamento de despesas correntes de manutenção (contas de energia elétrica, água, telefone, e congêneres).
  3. c) Aquisição, construção ou aluguel de imóveis.
  4. d) Realização de eventos de caráter corporativo ou institucional que não estejam relacionados à finalidade do objeto descrito no Plano de Trabalho.

Os interessados em participar devem inscrever seus projetos impreterivelmente até o dia 16 de agosto.

Mais informações e inscrições: www.proac.sp.gov.br

SERVIÇO:

ProAC Modernização de Acervos de Museus e Arquivos

Inscrições até o dia 16 de agosto

Mais informações e inscrições: www.proac.sp.gov.br

Compartilhe!