HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + NotíciasVioleiros dão o tom na agenda do MCB

Violeiros dão o tom na agenda do MCB

Foto: Marcelo Macaue

Contemplado pelo programa de fomento ProAC Expresso LAB, “Violeiros do Brasil” reúne 14 violeiros, entre mestres consagrados e jovens tocadores, para mostrar a história e a nova cara da viola brasileira

Amantes das modas de viola não podem perder o festival “Violeiros do Brasil”. Em sete shows online e gratuitos, o evento reunirá 14 violeiros – sete mestres consagrados e sete jovens convidados – para apresentar os vários percursos do instrumento no Brasil, interpretado por seus maiores tocadores. Projeto apoiado pelo Governo de São Paulo e Governo Federal por meio do ProAC Expresso LAB, o festival terá nomes como Adelmo Arcoverde, Fernando Deghi, Ivan Vilela, Passoca, Paulo Freire Pereira da Viola e Tavinho Moura. O lançamento oficial será na quinta-feira 9/4, às 19hs, pelo canal do MCB https://www.youtube.com/channel/UCkelfiskkftaAh1QIls5HZg. O projeto é uma parceria com o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

As apresentações seguem nos dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25, sempre às 20hs, com inserções de trechos gravados do projeto, além de trazer uma roda de conversa virtual com a presença de Carmelita de Moraes (curadora do projeto Música no MCB), Myriam Taubkin (criadora do Projeto Memória Brasileira, idealizadora e diretora musical do festival Violeiros do Brasil) e os artistas Roberto Corrêa, Pereira da Viola, Laís de Assis e Neymar Dias. A transmissão será gratuita pelo canal https://www.youtube.com/taubkinmy

Sobre Violeiros do Brasil

Parte do projeto “Memória Brasileira”, criado por Myriam Taubkin em 1987, o festival “Violeiros do Brasil” teve início em 1997, quando o Sesc Pompéia, em São Paulo, foi palco do instrumento através de concertos, oficinas, exposições e vídeos. O evento virou CD e série de programas da TV Cultura, além de se tornar referência no universo da viola.

1.Tavinho Moura e Fabrício Conde – 9/4

1. Passoca e Neymar Dias – 10/4
    3. Pereira da Viola e Ricardo Vignini – 11/4
    4. Adelmo Arcoverde e Laís de Assis – 17/4
    5. Paulo Freire e João Paulo Amaral – 18/4
    6. Ivan Vilela e Bruno Sanches – 24/4
    7. Roberto Corrêa e Cacai Nunes – 25/4

Balanço da Lei Aldir Blanc

Em 2020 foram concluídas as etapas necessárias para assegurar a destinação, por meio da Lei Aldir Blanc, de R$ 272,1 milhões ao setor cultural e criativo de São Paulo. Ao todo, o Governo do Estado recebeu R$ 281,8 milhões do Governo Federal, sendo R$ 264,1 milhões relativos à cota original do Estado e R$ 17,6 milhões provenientes da reversão de valores não utilizados por municípios. O índice de execução, portanto, foi de 100% do valor recebido inicialmente e de 96,9% do total recebido.