HomeAssessoria ReleasesPROAC Editais em Preservação de Acervos Museológicos: projetos premiados serão apresentados no 10EPM

10º Encontro Paulista de Museus acontece de 18 a 20 de julho no Memorial da América Latina

A mesa de apresentação de projetos premiados nos editais do ProAC em Preservação de Acervos Museológicos será realizada no dia 19 de julho, às 17h00, no 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM), realização do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari. A ação faz parte do segundo dia de programação do evento, que acontece de 18 a 20 de julho, no Memorial da América Latina.

Participam Fabiana da Rocha, coordenadora geral do Projeto de Preservação e Informatização do Acervo Museológico do Museu Ferroviário Regional de Bauru; Maurício Rafael, supervisor de Museologia e Acervos do Museu da Cidade São Paulo/Departamento dos Museus Municipais; João de Pontes Júnior, bibliotecário do Departamento dos Museus Municipais; e João Ornellas, representante do Museu de Paleontologia Pedro Candolo de Uchoa.

Na entrevista abaixo, os participantes da mesa falam sobre os projetos premiados, a importância dos editais do ProAC para os museus e comentam sobre como a realização do EPM é importante para o setor.

SISEM-SP: Qual é a importância dos museus se inscreverem para editais do ProAC?

Fabiana da Rocha: Os editais do ProAC possibilitam ações que, muitas vezes, seriam de difícil realização com as verbas municipais. A participação dos municípios, através da inscrição de projetos, apresenta as demandas de diferentes cidades do Estado de São Paulo, bem como os projetos já contemplados apresentam soluções para os mais diferentes problemas e obstáculos do setor museológico. Todos os municípios deveriam participar desse processo, pois é um aprendizado importante e uma análise fundamental de nossas instituições. Pensarmos nas principais demandas e criarmos possibilidades de atendê-las é o ponto de partida para desenvolvermos ótimos projetos, e os editais ProAC abrem portas fundamentais para a realização dessas ações.

João Ornellas: A participação dos museus nos editais do ProAC é de fundamental importância, pois a maioria absoluta dos museus do interior, em especial os pequenos museus de cidades menores, tem dificuldades ímpares, inclusive para a aquisição de insumos básicos para o funcionamento, e precisam, assim, estar engajados, buscarem parceiros, bem como projetos para se estruturarem e se desenvolverem, já que a cultura continua não sendo levada em conta em muitos lugares.

Maurício Rafael e João de Pontes Júnior: Vivemos em um momento em que equipamentos culturais, a cultura e, principalmente, os museus passam por muita dificuldade financeira. A inscrição e participação dos museus, além de trazer um “alento” financeiro, traz também várias possibilidades do tratamento, conservação e preservação dos acervos museológicos, possibilitando sua extroversão e visibilidade pelo cidadão, seja pela disponibilização por meios digitais como exposições e catálogos.

SISEM-SP: Qual a importância de um evento como o 10EPM para o setor museológico no Brasil?

Fabiana da Rocha: O encontro é fundamental para que as principais ações no setor museológico possam ser difundidas, bem como para que os problemas enfrentados por muitas dessas instituições sejam debatidos coletivamente em busca de soluções criativas. O município de Bauru sempre participa dos encontros e todo ano os participantes trazem ideias e novas possibilidades.

João Ornellas: A troca de experiências, de conhecimentos, as possibilidades de respostas aos questionamentos do dia a dia, o acesso direto a informações pertinente, além da possibilidade de vivenciar tudo aquilo relacionado a museu são algumas das possibilidades proporcionadas por um encontro como esse, que é de suma importância para nós que vivenciamos o cotidiano totalmente voltado para o tema museu.

Maurício Rafael e João de Pontes Júnior: O Encontro Paulista de Museus em sua décima edição deixa claro que, cada vez mais, se faz necessária a criação de momentos para pararmos e refletirmos, por meio de discussões, qual caminho queremos seguir, como estamos andando e onde queremos chegar com os espaços museais e seus acervos, além de possibilitar discussões transversais e interdisciplinares entre os participantes do evento.

SERVIÇO

Mesa 5: Apresentação de projetos premiados no edital ProAC Preservação de Acervos Museológicos

Onde:  Memorial da América Latina, durante 10EPM

Endereço:  Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP