HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + NotíciasPrimeira Virada SP do ano será 100% online

Primeira Virada SP do ano será 100% online

Festival de música, artes cênicas e cultura urbana acontece no dia 22 de agosto e será transmitido pela plataforma #CulturaEmCasa

A primeira edição da Virada SP Online, com mais de 12 horas e diversas atrações culturais, terá transmissão pela plataforma de streaming e vídeo #CulturaEmCasa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Também serão transmitidas nas demais redes da plataforma e dos artistas.

O evento acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto, com início às 16h. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria, em parceria com a organização social Amigos da Arte e a Prefeitura de Salto.

Selecionada por meio de chamada pública no âmbito do programa Juntos pela Cultura, realizado pela Secretaria, a cidade de Salto recebeu o título de “Capital Cultural do Estado de São Paulo”, pela potência e pela diversidade de suas expressões culturais e pelo apoio da Prefeitura ao setor.

Paulo Miklos, um dos artistas selecionados para o evento, não esperava que a Virada SP de Salto se transformaria na primeira Virada SP Online. “Imaginamos em março que seriam algumas semanas de paralisia e já se passaram alguns meses”, conta ele. “Agora precisamos fazer neste novo formato, que tem tudo para alcançar um público ainda maior.”

“Com a impossibilidade de realizar o evento presencialmente, a Secretaria formulou a proposta de fazer a Virada SP no formato virtual, de modo a manter o evento em 2020, celebrar a força da cena cultural de Salto e ampliar o acesso da população a uma programação cultural de qualidade”, explica Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

A Virada SP Online de Salto será uma maratona de mais de 12 horas com diversas atrações. Estão previstas lives de Elza Soares Paulo Miklos, DJ Dre Guazzelli, Marina Peralta, entre outros.

Além disso, haverá também uma série de vídeos especiais de artistas como Nando Reis, Ziggy – Tributo a David Bowie e Música de Brinquedo 2 – Pato Fu e Giramundo. Serão incluídos ainda 32 vídeos de artistas da cidade, selecionados no concurso Quarentena Cultural, realizado pela Secretaria de Cultura de Salto em abril deste ano.

A Virada SP Online ocorrerá também a partir do palco do Teatro Sérgio Cardoso, que em outubro completa 40 anos. As lives de Ellen Oléria, Larissa Luz e Walking Lions serão transmitidas diretamente do teatro. Renato Rozendanz, artista saltense, será um dos âncoras, juntamente com Junior Del Campo. Todo o conteúdo da Virada SP Online de Salto também ficará disponível na plataforma #CulturaEmCasa pós-evento, para exibição por demanda.

Haverá em 2020 outras 16 edições da Virada SP Online. As cidades serão selecionadas por meio de chamada pública no âmbito do programa Juntos pela Cultura, a ser lançada até o fim deste mês.

“Assim como os conteúdos do #CulturaEmCasa são amplos e diversos, a ViradaSP Online segue o DNA da plataforma e se caracteriza pela diversidade e pela qualidade. Será uma grande homenagem às diferentes linguagens da arte e uma celebração dos artistas de Salto”, afirma Danielle Nigromonte, diretora geral da Amigos da Arte.

Sobre #CulturaEmCasa
A plataforma de streaming #CulturaEmCasa foi lançada no dia 20 de abril. Seu objetivo é ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade. O acesso é 100% gratuito. Nos quatro primeiros meses, registrou 1,5 milhão de visualizações nos 1.000 conteúdos disponibilizados.

O conteúdo é gerado pelas instituições culturais vinculadas à Secretaria, por instituições parceiras e por artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento. Trata-se, portanto, de um instrumento de geração de renda e oportunidades para o setor cultural e criativo de São Paulo.

Realizado pela plataforma, o Festival #CulturaEmCasa apresenta lives de artistas representativos da diversidade cultural de São Paulo, como Renato Teixeira, José Celso Martinez Corrêa, Supla, Sérgio Mamberti, Tom Zé, André Abujamra, Cássio Scapin e Erasmo Carlos, entre outros. De sexta a domingo, também às 21h30.

A plataforma segue apresentando as lives do Intensivão #CulturaEmCasa (terças e quintas-feiras, às 17h). O Intensivão é uma série de aulas e palestras com temas diversos relacionados à arte e à criatividade. Já participaram nomes como Marcelo Tas, Débora Tabacof, Estéfi Machado, Ivam Cabral, Rita Von Hunty, Dona Jacira, Paulo Jackson (do Museu Catavento) e Antonio Carlos Neves Pinto (da Osesp).

Ainda no formato live, a plataforma #CulturaEmCasa também lançou no dia 29 de junho o programa #Diálogos Necessários, que reúne pensadores e profissionais de diversas áreas para reflexões plurais com abordagens diversificadas e antagônicas. Os encontros são moderados pelo ensaísta e professor de literatura João Cezar de Castro Rocha e pelo jornalista Martim Vasques da Cunha. O #Diálogos Necessários é veiculado todas as segundas e quartas-feiras, às 17h.

Na plataforma, também é possível acompanhar o #SPGastronomia, lançado no dia 6 de julho. De segunda a quinta-feira, às 19h30, chefs, nutricionistas e especialistas brindarão o público com aulas, receitas, histórias, curiosidades e debates sobre diversos temas relacionados à gastronomia de São Paulo. É uma grande vitrine da diversidade e da qualidade do setor. As lives têm nomes como Lucas Corazza, Mohamad Hindi, André Boccato, Morena Leite e Fábio Vieira.

A plataforma reúne também conteúdos inéditos de instituições ligadas à Secretaria, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, o Museu da Diversidade Sexual, a São Paulo Companhia de Dança, o Projeto Guri e a SP Companhia de Dança.

Serviço:
Site:
www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/culturaemcasasp/
https://www.instagram.com/culturaemcasasp/

Programação
22 de agosto
16h Início da transmissão
16h20 Ellen Oléria
17h25 Flying Colors – Dança Vertical
17h35 Mostra Quarentena Cultural
Arilton Assunção
Poliane Fogaça
Zulu / Viviane Medina
Lucas Quaglino
Alex Gonçalves
Leandro Lammoglia
Heloísa Ribeiro
Adriano Amaral
Aline Alves
17h35 Quarentena Cultura (publicação das íntegras)
18h Ziggy – Tributo a David Bowie
18h20 Mostra Quarentena Cultural
Andréia Manho
Cleison Maia
Solange Ferreira
Sue Ellen Carneiro
Palhaça Severina
Meiriely Rodrigues
Vanessa Vitorino
Renato Bispo
18h45 Música de Brinquedo 2 – Pato Fu e Giramundo
19h Quarteto de Mpb Jazz do Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari
19h35 Amilton Godoy
19h55 Opus Pop – Zimbo Trio
20h Exaltasamba
21h10 Rastapé
21h20 Participação especial de Nando Reis
21h30 Paulo Miklos
22h30 Hammond Grooves
23h Larissa Luz
0h Elza Soares
1h Mariana Peralta
1h30 Festa Pilantrangi com DJ Rodrigo Bento
2h Walking Lions
2h30 DJ Dre Guazzelli
4h Mostra Quarentena Cultural
MC Sika
Rodrigo Stoppa
Tuh Pianista
Renata Meneghini
Bruno Vidja
Los Negos
Pedro Henrique e Renato
Giovani Boss
Mike Cristian
Newest
Soul Faces
Inatura Brasilidades
Zeca Caetano
Juan e Reno
Lucas Finni
Guilherme Franco
W & A
Semo Caipira Memo
Murillo Augustus
João Carlos
Pedro Henrique Moreira
João Paulo Simão
Rodrigo Speroni

Eliane Rocha
Aldo D’Isep
Samuel Mirex
Cibele Petri
DJ da Rocha
Rodrigo Bixigão

Terezinha Mello
Maria Claudia Vilar
Valmir Gonçalves
Tiago Domingues
Marcelo Pranstetter
Kelly Leal
Fernanda Luditk
Nilo Domingues
Juan Galvão
Mih Yang
Nelson Seckler
Luciana Fernandes
Fabiano Gomes
Sonia Moreira
Rodrigo Nascimento
Doris Zucher
Felipe Baldi
Elis Braz
Flávio Moraes
4h Quarentena Cultural (publicação das íntegras)
5h Término da programação

Compartilhe!