HomeAssessoria ReleasesPrimeira edição do livro ‘São Paulo e Suas Casas’ é lançada no MCB

Primeira edição do livro ‘São Paulo e Suas Casas’ é lançada no MCB

A publicação é derivada do projeto Prédios de São Paulo e apresenta casas desde o século XVII até o XXI – o lançamento acontece dia 15 de junho, sábado, das 14h00 às 18h00 – entrada gratuita

Matteo Gavazzi, designer italiano e apaixonado por arquitetura, reuniu os profissionais Camila Raghi, Milena Leonel, Octavio Pontedura, Rafael Sorrigotto, Carolina Mossin, Emiliano Hagge e Marcello Orsi para criar o livro ‘São Paulo e Suas Casas’ que será lançado no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, no dia 15 de junho, sábado, a partir das 14h, com entrada gratuita.

Derivado do projeto Prédios de São Paulo, no ‘São Paulo e Suas Casas’, a equipe mapeou casas desde o século XVII até o século XXI e, assim, trouxe histórias que, cronologicamente, acompanham o desenvolvimento da cidade. Dentre as moradias fotografadas estão antigas casas do centro, vilas operárias, palacetes, ícones modernistas e casas contemporâneas.

“Este projeto é fruto do trabalho em equipe feito por um coletivo extraordinário de apaixonados por São Paulo – incluindo arquitetos e proprietários/guardiões dessas residências-, e da contribuição que recebemos dos apoiadores da campanha de financiamento coletivo, para que este livro pudesse virar realidade”, comenta Matteo.

“O livro se insere na reflexão que faz o Museu sobre as questões do morar brasileiro e sobre a importância da preservação dos marcos da memória da construção do desenho atual da cidade”, finaliza Miriam Lerner, diretora geral do MCB.

O livro

Lançado pela GAPS Editora, o livro de capa dura e 300 páginas, tem formato 22 X 21 cm, fotografias, histórias, curiosidades e plantas baixas técnicas de algumas residências. O prefácio foi escrito pela historiadora Rosa Artigas.

Sobre MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 

SERVIÇO:

Lançamento do livro ‘São Paulo e Suas Casas’

Dia 15 de junho

Sábado, das 14h00 às 18h00

Entrada gratuita

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada

Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local

Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026-3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Museu da Casa Brasileira

Av, Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – SP

Próximo à estação Faria Lima do Metrô

Tel.: (11) 3032-3727

Compartilhe!