HomeAssessoria ReleasesPremiado fotógrafo Mauricio Lima participa de conversa ao vivo no #MISemCasa

Premiado fotógrafo Mauricio Lima participa de conversa ao vivo no #MISemCasa

Fotógrafo documental agraciado com um Pulitzer fala sobre seu novo trabalho, retratando as ruas de Paris durante a pandemia da Covid-19

Na sexta-feira, dia 24 de julho, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – traz um evento especial para os amantes da fotografia. Às 17h, o fotógrafo documental Mauricio Lima conversa com a jornalista e crítica de fotografia Simonetta Persichetti sobre seu novo trabalho, ao vivo, no canal do museu no YouTube. Mauricio, que tem seu trabalho reconhecido internacionalmente, é ganhador do prêmio Pulitzer pela série Farida, um conto sírio, parte dela foi exposta no MIS em 2017. A ação acontece dentro do #MISemCasa, campanha virtual com conteúdo diário e inédito do Museu da Imagem e do Som.

Entre os assuntos, o fotógrafo aborda uma série que acaba de realizar em Paris. Em milhares de fotos, o francês Eugène Atget fotografou uma cidade vazia, acordando cedo todas as manhãs e carregando seu equipamento primitivo pelas capital francesa. Suas imagens reduziram Paris à sua essência arquitetônica. Mauricio Lima seguiu os passos de Atget, e fotografou as mesmas cenas que seu famoso predecessor capturou, desta vez em ruas quase desertas por causa da pandemia do Covid-19. As recriações de Mauricio Lima oferecem uma nova visão do trabalho de Atget – e do significado de uma cidade única em sua beleza, mas também em sua frieza.

Sobre Mauricio Lima
Como fotógrafo documental independente, Mauricio Lima desenvolve trabalhos voltados a questões sociais que podem se transformar em crises humanitárias, além da vida cotidiana que segue em paralelo a situações hostis – sobretudo em conflitos armados, com extensos trabalhos realizados em países como Afeganistão, Brasil, Iraque, Líbia, Síria, Turquia e Ucrânia, entre outros. Atualmente, Mauricio Lima é o fotógrafo brasileiro com o maior reconhecimento no exterior pelo seu trabalho, com mais de 20 prêmios recebidos. Em 2016, tornou-se o primeiro cidadão brasileiro a receber o prestigioso Prêmio Pulitzer, em 101 anos, por seu ensaio sobre a migração de refugiados em busca de asilo na Europa, que foi parcialmente exposto no MIS, em 2017. Suas fotografias fazem parte de coleções particulares no Brasil e no exterior, já foram expostas em mostras individuais e coletivas em dezenas de países e frequentemente aparecem no The New York Times e a revista The New Yorker.

Simonetta Persichetti, jornalista, crítica de fotografia, mestre em Comunicação e Artes e doutora em Psicologia Social, docente do programa de mestrado e da graduação da Faculdade Casper Libero. É colaboradora do Caderno2 do Estadão desde 1996 e faz parte do Conselho Editorial da revista Arte!Brasleiros. Ministra palestras e cursos sobre fotografia pelo Brasil. De 2009 a 2014 foi curadora de fotografia da galeria Arte Plural em Recife.

O #MISemCASA acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento temporariamente suspenso.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

S e r v i ç o

Fotografia | Mauricio Lima – Conversa ao vivo

Data 24.07.2020 (sexta-feira)

Horário 17h