Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Cultura
Home
A Secretaria
Assessoria de Gêneros e Etnias
Bibliotecas e Leitura
Canal de Atendimento
Centros Culturais
Comunicação
Condephaat
Corpos Artísticos
Festivais, Mostras e Eventos
Formação Cultural
Incentivo à Cultura e Prêmios
Museus
Programas e Projetos
Programas em Rede
Sistemas Estaduais
Teatros, Auditórios e Salas de Espetáculo


Fábricas de Cultura

As Fábricas de Cultura são um programa do Governo do Estado de São Paulo que leva arte, cultura e cidadania àqueles que mais necessitam.

Instaladas em regiões socialmente críticas da capital paulista, as Fábricas de Cultura dão oportunidades a jovens e crianças de terem acesso a arte de qualidade em modernos prédios de aproximadamente seis mil m², abrindo as portas para uma nova realidade em suas vidas. As crianças e adolescentes, nas Fábricas de Cultura, frequentam aulas de iniciação artística nas áreas de música, teatro, circo, dança, multimeios (filmagem e edição de vídeos), xadrez e artes plásticas, cada uma com várias modalidades, nos mais diversos estilos. Além disso, o local serve de espaço para difusão cultural para os grupos e artistas dos bairros em que as Fábricas estão implantadas, abrigando espetáculos para toda a comunidade nos fins de semana, além de oferecer biblioteca com mais de dois mil títulos e cinema.

 

 
O programa tem atualmente dez unidades nos seguintes bairros: Jardim São Luis, Itaim Paulista, Parque Belém, Sapopemba, Vila Curuçá e Vila Nova Cachoeirinha, Cidade Tiradentes, Brasilândia, Jaçanã e Capão Redondo. As localidades foram escolhidas a partir do Índice de Vulnerabilidade Juvenil - IVJ, desenvolvido pela Fundação Seade e composto por variáveis que influem nas condições de vida dos jovens. As Fábricas de Cultura têm se tornado pólo de atração nos locais em que estão instaladas, mostrando melhorias visíveis na qualidade de vida e na quantidade de crianças nas ruas. 

Estruturadas em oficinas contínuas, com duração de seis meses, a maioria das atividades culminam em um espetáculo por distrito no fim de cada ciclo. Atividades avançadas em formação cultural também fazem parte do projeto, como o Programa Núcleo Luz, que busca promover o aprofundamento em uma linguagem específica – neste caso, a dança. Para isso, reúne jovens de todos os bairros das Fábricas em um único grupo, sediado em um bairro central da cidade. Para a sua viabilização, todos recebem uma bolsa-auxílio que cobre custos com alimentação e transporte.


Conheça mais das Fábricas de Cultura no site www.fabricasdecultura.sp.gov.br

 

A Secretaria Localização | Créditos | Página Inicial | Ouvidoria | Fale Conosco | Mapa do Site

Telefone: 11 3339-8000 - www.cultura.sp.gov.br
© 2006 - 2014. Secretaria de Estado da Cultura. Todos os direitos reservados.