Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Cultura
Home
A Secretaria
Assessoria de Gêneros e Etnias
Bibliotecas e Leitura
Canal de Atendimento
Centros Culturais
Comunicação
Condephaat
Corpos Artísticos
Festivais, Mostras e Eventos
Formação Cultural
Incentivo à Cultura e Prêmios
Município Amigo da Cultura
Museus
Programas e Projetos
Sistemas Estaduais
Teatros, Auditórios e Salas de Espetáculo


OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Após completar 60 anos em 2014, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, projeto do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, desde seu primeiro concerto, em 1954, coleciona uma rara história de realizações tanto no que se refere à excelência artística, quanto nas transformações culturais e sociais que promoveu na sociedade paulista e brasileira.

Desde a sua fundação, a Orquestra foi dirigida pelos maestros Souza Lima e pelo italiano Bruno Roccella, mais tarde sucedidos por Eleazar de Carvalho (1912-96), que por 24 anos desenvolveu intensa atividade e elevou a Orquestra a um patamar de destaque no País.
 

 

Anos de dificuldades coincidiram com o falecimento de Eleazar que, porém, deixou um projeto de reestruturação antes de sua morte. Escolhidos os maestros John Neschling e Roberto Minczuk para executar a reforma da Orquestra, a partir de 1997 o conjunto passa a adquirir o formato que tem hoje.

Em 1999, acontece outro marco na história da Osesp: a inauguração da Sala São Paulo, a sua imponente sede, com estrutura e acústica comparada aos melhores locais de apresentações clássicas da Europa, Estados Unidos e Ásia. A partir daí são criados outros corpos estáveis como os Coros Sinfônico, de Câmara, Juvenil e Infantil; o Centro de Documentação Musical; os Programas Educacionais; a editora de partituras Criadores do Brasil; e a Academia de Música. Sucedem-se temporadas de sucesso que tanto difundem repertório variado quanto trabalham na preservação da música de concerto brasileira, por meio de concertos ou gravações de CDs. Tudo para cumprir o objetivo de trabalhar no ápice artístico, criando um grupo de raros talentos que atingem tanto o público erudito quanto as novas platéias.
 


È também a partir dos anos 2000 que a Orquestra resolve sair dos seus domínios. Temporadas e apresentações em outras capitais brasileiras, cidades da América Latina e do Norte e Europa começam a fazer parte da rotina. Em comum, críticas acaloradas e sucesso de público.

Na área da educação, o programa Osesp Itinerante é apenas uma das muitas ações que envolvem formação de novas platéias e workshops: durante todo o ano um grupo de músicos do corpo fixo da Orquestra percorre cidades do interior do Estado de São Paulo oferecendo apresentações populares, master classes para músicos locais e palestras explicativas sobre música clássica.

Hoje, com a americana Marin Alsop no posto de regente titular, a Osesp continua a sua nobre missão de encher a Sala São Paulo tanto com eruditos da música clássica, quanto com alunos de toda a rede pública do Estado. Estratégias que a farão se manter na vanguarda por muitos e muitos anos.

 

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Sede: Sala São Paulo
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 - Luz - São Paulo-SP
Tel.: (11) 3367-9500
Funcionamento das bilheterias: Segunda a sexta, das 10h às 18h, ou até o início do concerto. 
Sábado: quando houver apresentação, das 10h às 16h30 ou até o início do concerto. 
Domingo e feriado: quando houver apresentação, desde duas horas antes do concerto  
Telefone da bilheteria: (11) 3223-3966 ou www.ingressorapido.com.br
http://www.osesp.art.br

A Secretaria Localização | Créditos | Página Inicial | Ouvidoria | Fale Conosco | Mapa do Site

Telefone: 11 3339-8000 - www.cultura.sp.gov.br
© 2006 - 2014. Secretaria de Estado da Cultura. Todos os direitos reservados.