Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Cultura
Home
A Secretaria
Assessoria de Gêneros e Etnias
Bibliotecas e Leitura
Canal de Atendimento
Centros Culturais
Comunicação
Condephaat
Corpos Artísticos
Festivais, Mostras e Eventos
Formação Cultural
Incentivo à Cultura e Prêmios
Município Amigo da Cultura
Museus
Programas e Projetos
Sistemas Estaduais
Teatros, Auditórios e Salas de Espetáculo


Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano

O Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano tem o ambiente perfeito para os estudos e a leitura, assim como oferece uma série de oficinas culturais, cursos e eventos durante todo ano.

Com um clima caseiro e por estar localizado em área estritamente residencial, grande parte de seus frequentadores são moradores dos arredores. As aulas de teatro vespertinas atraem alunos das escolas públicas do entorno. Durante a noite, diversas oficinas e eventos especiais reúnem um público eclético e de idades variadas.

 

 
Entre as aulas já tradicionais no espaço, a “História da MPB” propõe um debate curioso e incentiva a reflexão sobre a música popular brasileira. Existem ainda as oficinas de canto e o Coral Aúthos Pagano, que se reúne semanalmente há cinco anos.

Não menos importante é a biblioteca, que reúne os cerca de 10.000 títulos do ilustre docente Aúthos Pagano para livre consulta. O acervo é formado por livros científicos e de cunho acadêmico nas áreas de Direito, Economia, Matemática, Física, Astronomia e Filosofia. Algumas publicações estão em línguas estrangeiras como espanhol, inglês e francês.

 

 
A casa ainda comporta pequenos eventos culturais como recitais de poesia, saraus, lançamentos literários e debates filosóficos.

Mais do que um passeio cultural, o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano leva o visitante a uma viagem no tempo, com móveis de época e atmosfera acolhedora. Venha conhecer!


A CASA
O endereço do Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano e a casa que o abriga são marcos de uma época de efervescência e modernização da cidade de São Paulo, as décadas de 1920 e 1930.

O terreno na Rua Tomé de Souza foi então comprado por um médico oftalmologista que contratou o arquiteto de origem russa e percussor da arquitetura moderna no Brasil, Gregori Warchavchik , para fazer o projeto de sua morada, no fim dos anos 20.

Privilegiando linhas retas e ambientes amplos, a casa comprada pelo casal Pagano em 1963 foi erguida em 1929 e é citada na biografia não oficial de Warchavchik como a terceira residência modernista construída em São Paulo – a primeira é sua própria residência, na Rua Santa Cruz, no bairro da Vila Mariana; a segunda, o imóvel da Rua Bahia, em Higienópolis. Por esse motivo, foi considerada de interesse arquitetônico e sua preservação está garantida pela Lei Municipal nº 8759 de 1978.


Centro Cultural e de Estudos Aúthos Pagano
Endereço: Rua Tomé de Souza, 997, Alto da Lapa, São Paulo - SP
Tel.: ( 11) 3836-4316
Funcionamento: de segunda a sábado, das 09h00 às 18h00
Entrada franca
www.centroculturalauthospagano.org.br

A Secretaria Localização | Créditos | Página Inicial | Ouvidoria | Fale Conosco | Mapa do Site

Telefone: 11 3339-8000 - www.cultura.sp.gov.br
© 2006 - 2014. Secretaria de Estado da Cultura. Todos os direitos reservados.