Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Cultura
Home
A Secretaria
Assessoria de Gêneros e Etnias
Bibliotecas e Leitura
Canal de Atendimento
Centros Culturais
Comunicação
Condephaat
Corpos Artísticos
Festivais, Mostras e Eventos
Formação Cultural
Incentivo à Cultura e Prêmios
Museus
Programas e Projetos
Programas em Rede
Sistemas Estaduais
Teatros, Auditórios e Salas de Espetáculo


Museu do Futebol

Os fãs de futebol se deliciam e passam o dia todo lá dentro. Os menos fãs encontram um museu que trata da História do país, por meio de sua relação com o esporte mais amado do Brasil. Assim é o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, criado em 2008. Localizado em um dos mais bonitos estádios brasileiros, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – mais conhecido como Pacaembu, o Museu se estrutura  em três eixos centrais: emoção, história e diversão.

São 15 ambientes com fotos, vídeos, áudios e interatividade, distribuídos por três pavimentos. No eixo da emoção são tratados dos sentimentos das pessoas em relação ao esporte. Já no eixo da história, se conta, com mais de mil imagens fotográficas e 06 horas de vídeo, a trajetória do futebol e da sociedade brasileira, passando por Charles Miller, Leônidas da Silva, Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, Getúlio Vargas, entre outros personagens brasileiros. No último eixo, o futebol é retratado como atividade lúdica.

Entre os muitos destaques do acervo, a sala dos Anjos Barrocos, localizada no primeiro andar do museu, o visitante encontra imagens de 27 craques, como Pelé, Garrincha, Sócrates, Marta e Ronaldo, que flutuam suspensos no ar, projetados em 11 telas transparentes. No mesmo pavimento, nas Salas dos Gols e do Rádio, momentos mágicos do futebol são lembrados e contados por locutores que marcaram suas épocas e personalidades como Armando Nogueira, Ruy Castro, Fiori Gigliotti e Osmar Santos, entre outros.

Sua infraestrutura e projetos Educativo e de Acessibilidade são reconhecidos por sua excelência no atendimento a todos os públicos, com especial atenção às pessoas com deficiência e idosos. Recebeu importantes prêmios na área de educação em museus, como o Prêmio Darcy Ribeiro (IBRAM) e o Prêmio Ibermuseus, ambos pelo projeto “Deficiente Residente”, e o certificado 5 estrelas da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo (2009).

Promove exposições temporárias e itinerantes, e diversificada programação cultural. O Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) do Museu do Futebol compõe-se por uma biblioteca/midiateca, com acesso gratuito, e por uma base de dados online (http://dados.museudofutebol.org.br/) com acervos e conteúdos gerados por pesquisas.

 

Museu do Futebol

Endereço: Praça Charles Miller, s/nº - Estádio do Pacaembu - São Paulo-SP
Estação Clínicas do Metrô (1,6 km) ou Estação Paulista do Metrô (1,5 km)
Tel.: (11) 3664-3848
Funcionamento:
terças a sexta-feiras, das 9h às 16h (permanência até as 17h)
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h (permanência até às 18h)
*Conferir o horário de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu e durante as férias escolares.


Ingressos: R$ 10,00 | Meia-entrada para estudantes, idosos, aposentados (com apresentação de documentos comprobatórios atualizados).
Aceita cartão.
Entrada gratuita aos sábados para todos os públicos.
Gratuidade mediante documentos comprobatórios atualizados para:
• Crianças até 7 anos
• Professores da rede pública de ensino
• Pessoas com deficiência (a gratuidade é estendida para 1 acompanhante).
• Policiais militares, civis e da Polícia técnico-científica da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (a gratuidade é estendida ao cônjuge ou companheiro(a), filhos e menores tutelados ou sob guarda que os acompanhar na visita) - Resolução SC - 39, de 15 de julho de 2010.

http://www.museudofutebol.org.br/




 

A Secretaria Localização | Créditos | Página Inicial | Ouvidoria | Fale Conosco | Mapa do Site

Telefone: 11 3339-8000 - www.cultura.sp.gov.br
© 2006 - 2014. Secretaria de Estado da Cultura. Todos os direitos reservados.