Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Cultura
Home
A Secretaria
Assessoria de Gêneros e Etnias
Bibliotecas e Leitura
Canal de Atendimento
Centros Culturais
Comunicação
Condephaat
Corpos Artísticos
Festivais, Mostras e Eventos
Formação Cultural
Incentivo à Cultura e Prêmios
Município Amigo da Cultura
Museus
Programas e Projetos
Sistemas Estaduais
Teatros, Auditórios e Salas de Espetáculo


Memorial da Resistência
Manifestação no Largo São Francisco, São Paulo, SP, maio de 1977 (Acervo Iconographia)
Manifestação de mães em frente ao presídio Tiradentes.

Desenvolvido pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo em 2008 para preservar as memórias da resistência e da repressão políticas do Brasil republicano, o Memorial da Resistência é um museu vinculado à Pinacoteca do Estado e está localizado no piso térreo do edifício que abriga também a Estação Pinacoteca.

Durante o período da Ditadura Militar no Brasil, o prédio onde está o Memorial abrigou o DOPS - Departamento Estadual de Ordem e Política Social, que funcionou no local por quase meio século, e era utilizado como local de reclusão de presos políticos.

O acervo é composto por imagens, documentos, vídeos, objetos que contextualizam a cronologia tanto do prédio quanto dos eventos ligados à resistência política. Um dos destaques é a área que apresenta o conjunto prisional composto por quatro celas, um corredor principal e um corredor para banho de sol. Em cada um dos espaços há painéis e vídeos com testemunhos sobre o cotidiano na prisão.

A programação do Memorial inclui palestras, debates, mostras de filme e lançamentos de livros, sempre seguidos de debates. Um dos destaques da programação do Memorial da Resistência é o projeto “Sábados Resistentes”, realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política do Fórum Permanente de Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo.

Antes de se tornar o Memorial da Resistência, o edifício foi restaurado em 2002 pela Secretaria da Cultura para abrigar, inicialmente, o Memorial da Liberdade. Em 2007, o Memorial da Liberdade, já sob a gestão da Pinacoteca do Estado, recebeu um novo projeto museológico visando ampliar a sua ação preservacionista e seu potencial educativo. Finalmente, em 2008, após grande mobilização de ex-presos políticos e do Fórum Permanente de Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura acata sugestão e tira o termo “liberdade”, passando, então, a se chamar Memorial da Resistência.

 

Memorial da Resistência
Endereço: Largo General Osório, 66 - Luz - São Paulo-SP - Metrô Luz (500m)/ CPTM Julio Prestes (240m)
Tel.: (11) 3335-4990
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h
Grátis
Agendamento de visitas educativas 3324.0943 ou 0944
www.memorialdaresistenciasp.org.br


 

A Secretaria Localização | Créditos | Página Inicial | Ouvidoria | Fale Conosco | Mapa do Site

Telefone: 11 3339-8000 - www.cultura.sp.gov.br
© 2006 - 2014. Secretaria de Estado da Cultura. Todos os direitos reservados.