Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Cultura
Home
A Secretaria
Assessoria de Gêneros e Etnias
Bibliotecas e Leitura
Canal de Atendimento
Centros Culturais
Comunicação
Condephaat
Corpos Artísticos
Festivais, Mostras e Eventos
Formação Cultural
Incentivo à Cultura e Prêmios
Museus
Programas e Projetos
Programas em Rede
Sistemas Estaduais
Teatros, Auditórios e Salas de Espetáculo
Notícias

Museu da Língua Portuguesa

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, deu mais um importante passo dentro do processo de reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, atualmente em obras de restauro após incêndio em dezembro de 2015.

Um acordo de cooperação foi assinado hoje, dia 11 de junho, entre os Governos do Estado de São Paulo, Portugal e o Instituto Camões. Com a presença do Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, José Luiz Penna, o Governador do Estado, Geraldo Alckmin, o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-Ministro português, António Costa, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, e Hugo Barreto, Secretário-Geral da fundação Roberto Marinho, o evento faz parte de uma série de iniciativas conjuntas entre Portugal e Brasil para celebrar o Dia da Língua Portuguesa, comemorado dia 10 de junho. Estavam presentes ainda representantes de importantes empresas apoiadoras das obras de reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, como Itaú Cultural e a EDP.

Na cerimônia realizada no Consulado de Portugal em São Paulo, o Secretário Penna e Hugo Barreto, pelo Brasil, e José Luís Carneiro, pelo lado de Portugal, assinaram o documento. “É importante, em um momento ainda de crise financeira, acertarmos acordos e cooperações, inclusive em escala mundial, como é o caso deste acordo com Portugal”, disse José Luiz Penna, Secretário da Cultura do Estado de São Paulo.

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, lembrou a exatidão com que o Governo do Estado de São Paulo vem cumprindo os prazos acertados entre todos os parceiros envolvidos na reconstrução do Museu. “Gostaria de frisar aqui, na frente do Governador Alckmin, como o Governo de São Paulo cumpre os prazos acertados conosco, tanto no caso do Museu, como em outros projetos que temos em conjunto. É muito satisfatório termos um parceiro assim”, disse.

O Acordo prevê apoio técnico para a recuperação, divulgação, intercâmbio de informações e a possibilidade de agendas/exposições conjuntas envolvendo a promoção da língua portuguesa.


Data: 11/06/2017
A Secretaria Localização | Créditos | Página Inicial | Ouvidoria | Fale Conosco | Mapa do Site

Telefone: 11 3339-8000 - www.cultura.sp.gov.br
© 2006 - 2014. Secretaria de Estado da Cultura. Todos os direitos reservados.