Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Cultura
Home
A Secretaria
Assessoria de Gêneros e Etnias
Bibliotecas e Leitura
Canal de Atendimento
Centros Culturais
Comunicação
Condephaat
Corpos Artísticos
Festivais, Mostras e Eventos
Formação Cultural
Incentivo à Cultura e Prêmios
Município Amigo da Cultura
Museus
Programas e Projetos
Sistemas Estaduais
Teatros, Auditórios e Salas de Espetáculo
Notícias

SISEM-SP

Com novo visual, o site www.sisemsp.org.br  do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, facilita acesso aos profissionais e estudantes do setor museológico às programações, notícias, publicações, encontros e ações realizadas pela instituição.

O portal conta com acessibilidade para deficientes visuais e segue tendências adotadas em ambientes virtuais, oferecendo uma navegação mais ágil nas pesquisas sobre informações da área de museus com atividades e notícias e nos downloads de publicações e documentos do setor.  Além disso, o site dá acesso às atualizações diárias do SISEM-SP no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube. A repaginação vai além de mudança de layout, trazendo mais facilidades de acesso e conforto na navegação.

Recorde de acesso
Em 2016, o website teve recorde de acessos alcançando a marca de mais de 1 milhão de visitantes. Os números de visitantes já vinham crescendo desde o ano anterior, encerrando 2015 com 467.679 acessos totais.

Algumas das publicações disponibilizadas pelo site são: “Introdução aos Vocabulários Controlados”; "Direitos Indígenas no Museu"; "Confecção de embalagens para acondicionamento de documentos"; "Manual de conservação preventiva para edificações", entre outras.

O portal também permite às instituições museológicas terem acesso aos parâmetros técnicos do Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP), que além de ser uma exigência normativa é também uma necessidade, com o objetivo de sistematizar informações, subsidiar pesquisas, orientar o desenvolvimento institucional e embasar políticas públicas para o setor. O CEM-SP é uma ação governamental da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que está sendo implantada em parceria com a Organização Social ACAM Portinari. Para saber mais desta e de outras novidades, acesse:  www.sisemsp.org.br .

Sobre o Sistema Estadual de Museus de São Paulo
O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br


Data: 05/04/2017
A Secretaria Localização | Créditos | Página Inicial | Ouvidoria | Fale Conosco | Mapa do Site

Telefone: 11 3339-8000 - www.cultura.sp.gov.br
© 2006 - 2014. Secretaria de Estado da Cultura. Todos os direitos reservados.