Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Cultura
Home
A Secretaria
Assessoria de Gêneros e Etnias
Bibliotecas e Leitura
Canal de Atendimento
Centros Culturais
Comunicação
Condephaat
Corpos Artísticos
Festivais, Mostras e Eventos
Formação Cultural
Incentivo à Cultura e Prêmios
Museus
Programas e Projetos
Programas em Rede
Sistemas Estaduais
Teatros, Auditórios e Salas de Espetáculo
Notícias

129 anos da Abolição a Escravatura

Nesta sexta-feira, 12 de maio, o Secretário da Cultura do Estado, José Luiz Penna, participou do evento “129 anos da Abolição a Escravatura: Resgatando o Passado e Construindo o Futuro na Cidade de São Paulo”, no Salão Nobre do Complexo Cultural Júlio Prestes. Realizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a iniciativa teve o objetivo de valorizar o papel dos abolicionistas paulistanos, em alusão à data de 13 de maio de 1888, data de abolição da escravatura no Brasil.

Também estiveram presentes Patrícia Bezerra, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Thiago Amparo, Secretário Adjunto da Promoção da Igualdade Racial, Maria Aparecida de Laia, Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, José Vicente, Diretor da Faculdade Zumbi dos Palmares e Presidente da AFROBRAS e Elisabete Pinto, da Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UNESP.

O Secretário José Luiz Penna afirmou estar honrado em receber o evento e reafirmou que a Secretaria é um espaço acolhedor para realização de ações afirmativas contra o preconceito. “Nós iremos nos empenhar em trabalhar o referencial cultural do nosso povo para ajudar a recompor um compromisso com a nacionalidade, combatendo os claros sinais de intolerância que temos visto na sociedade brasileira”, completou Penna.

Durante a conversa, Maria Aparecida de Laia, Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, relembrou a importância do 13 de maio como um dia nacional de denúncia contra o racismo. “Foram necessárias muita ousadia, luta, resistência e coragem de negras e negros para mudar o rumo da história. As últimas décadas trouxeram avanços,mas nosso país ainda vive com as marcas deixadas pela exploração da mão de obra escrava. “É essencial lembrar da luta de abolicionistas como Luís Gama, André Rebouças, Dandara e Luiza Mahin para conquistar nossa liberdade”, afirma Maria Aparecida.

Após o evento, o Secretário recebeu em seu gabinete o cineasta João Batista de Andrade e a deputada e sambista Leci Brandão, que também é ativista em prol da igualdade social e combate ao racismo.


Data: 12/05/2017
A Secretaria Localização | Créditos | Página Inicial | Ouvidoria | Fale Conosco | Mapa do Site

Telefone: 11 3339-8000 - www.cultura.sp.gov.br
© 2006 - 2014. Secretaria de Estado da Cultura. Todos os direitos reservados.