Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Cultura
Home
A Secretaria
Assessoria de Gêneros e Etnias
Bibliotecas e Leitura
Canal de Atendimento
Centros Culturais
Comunicação
Condephaat
Corpos Artísticos
Festivais, Mostras e Eventos
Formação Cultural
Incentivo à Cultura e Prêmios
Município Amigo da Cultura
Museus
Programas e Projetos
Sistemas Estaduais
Teatros, Auditórios e Salas de Espetáculo
Notícias

Cadeia Velha de Santos

A utilização cultural da Cadeia Velha de Santos está garantida. Vão funcionar no edifício histórico o polo local do Projeto Guri, programa gratuito de formação musical mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo; e a sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), vinculada à Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos do Estado, que transferirá sua sede para o local, com a proposta de articular iniciativas culturais de toda a região.

O Projeto Guri disponibiliza atualmente em Santos cerca de 300 vagas para cursos de percussão, violão, iniciação musical, violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico e coral juvenil. A presença na região central da cidade, aumenta o potencial do programa de receber também estudantes de outras cidades da região. Além disso, no entorno da Cadeia Velha existem três comunidades em situação de vulnerabilidade, o que acentua o papel de inclusão social do Programa.

Já a AGEM, órgão responsável pela integração e planejamento de políticas públicas de interesse comum aos nove municípios da região, pretende intensificar as ações culturais regionais. Um assessor será designado para coordenar as atividades culturais no imóvel, em diálogo com a classe artística regional e em interlocução com a Câmara Temática de Cultura do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista).

A ideia é que a AGEM se instale o primeiro andar da Cadeia Velha e o Projeto Guri no térreo. Uma sala do térreo será de múltiplo uso, para abrigar a programação cultural, e outra será dedicada a exposições sobre o valor da Cadeia Velha como patrimônio histórico e à memória da escritora Patrícia Galvão, a Pagu, expoente do Movimento Modernista dos anos 1920 e militante de causas sociais. Por defender uma greve de estivadores do Porto de Santos, em 1931, ela foi a primeira presa política da Cadeia Velha.

Sobre o Projeto Guri
É hoje o maior projeto de inclusão sociocultural do Brasil, atendendo a cerca de 50 mil crianças e jovens, dos 6 aos 18 anos, com aulas gratuitas de iniciação musical. O Guri é também o projeto mais abrangente da Secretaria da Cultura do Estado, estando presente em 291 municípios paulistas, com 384 polos de ensino.

O polo de Santos atualmente funciona no Sambódromo, na região Noroeste da cidade. Com a transferência para a Cadeia Velha, no centro e ao lado da rodoviária, fica facilitado o acesso de estudantes de outras cidades da Baixada Santista. Além disso, por conta do uso do sambódromo durante o Carnaval, o polo de Santos era o único de São Paulo a ter as aulas iniciadas apenas em março. Agora, o calendário poderá ser regulado com o do restante do programa.

Matrículas – As matrículas para o Projeto Guri estão abertas até o dia 20 de fevereiro. Interessados devem ter de 6 a 18 anos incompletos. Para se inscrever é necessário comparecer pessoalmente ao local de matrícula, acompanhado pelos pais ou responsável, portando: RG ou Certidão de Nascimento, comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar referente ao semestre e comprovante de endereço para consulta. Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumento ou realizar testes seletivos.

Vagas: 150
O polo oferece os cursos: contrabaixo, coral juvenil, iniciação musical, percussão, viola, violão, violino e violoncelo.
As vagas disponíveis estão distribuídas nos cursos: percussão, violão, violino, canto coral, contrabaixo e violoncelo.
Dias e horários para matrículas: segundas às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h
Local para efetuar matrícula: Av. Nossa Senhora de Fátima, 456, sala 23, Zona Noroeste – Santos/SP
Telefone: (13) 3209-8080 – Falar com: Maria Cecília (coordenadora do polo)

Mais informações: http://www.projetoguri.org.br/matriculas/


Data: 11/01/2017
A Secretaria Localização | Créditos | Página Inicial | Ouvidoria | Fale Conosco | Mapa do Site

Telefone: 11 3339-8000 - www.cultura.sp.gov.br
© 2006 - 2014. Secretaria de Estado da Cultura. Todos os direitos reservados.