Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Cultura
Home
A Secretaria
Assessoria de Gêneros e Etnias
Bibliotecas e Leitura
Canal de Atendimento
Centros Culturais
Comunicação
Condephaat
Corpos Artísticos
Festivais, Mostras e Eventos
Formação Cultural
Incentivo à Cultura e Prêmios
Museus
Programas e Projetos
Programas em Rede
Sistemas Estaduais
Teatros, Auditórios e Salas de Espetáculo
Notícias

Casa Guilherme de Almeida realiza cursos de cinema gratuitos


Para os amantes de cinema, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, realiza dois cursos nos meses de maio e junho sobre a história da sétima arte com os críticos Alfredo Sternheim e Daniel Fontana. As atividades são gratuitas e as inscrições são feitas no site da instituição http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/.

História do cinema – Ciclo X: o musical e sua evolução estuda o gênero que consagrou o momento em que o cinema se tornou sonoro, em 1927, com O cantor de jazz. Os encontros falam sobre a evolução do musical que possibilitou várias criações marcantes de Hollywood, desde Broadway melodie, ganhador do Oscar de melhor filme em 1930, até La La Land, fenômeno mundial lançado em 2016. A atividade, ministrada pelo crítico Alfredo Sternheim, acontece entre 3 e 24 de maio, quartas das 19h00 às 21h00, e as inscrições podem ser feitas aqui.

Em História do cinema – Ciclo XI: a nova Hollywood o crítico Daniel Fontana explora as mudanças de paradigma na grande indústria cinematográfica a partir da segunda metade da década de 1960. Por meio da análise do momento sociopolítico vivido neste período nos EUA (Guerra Fria), Fontana aborda as mudanças na relação entre público e filmes. Os encontros acontecem entre 7 e 28 de junho, quartas das 19h00 às 21h00. Inscrições aqui.

Alfredo Sternheim é cineasta e crítico de cinema. Escreveu para importantes veículos como O Estado de S. Paulo. Como cineasta, foi um dos mais representativos durante o ciclo da Boca do Lixo, com filmes como Paixão na Praia (1971), Anjo loiro (1973) e Pureza proibida (1974).

Daniel Fontana é designer, com habilitação em Programação Visual, formado pelo Mackenzie. Já atuou com design de impressos, edição de vídeo e ilustração. Crítico de Cinema e de HQ, é sócio-fundador e editor do site Formiga Elétrica, que cobre o universo da cultura pop, incluindo séries e livros.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurada em 1976, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret.
Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país. Para mais informações acesse o site do museu: http://migre.me/vFQfe

SOBRE POIESIS
A POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura é uma Organização Social. A instituição tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase em preservação e difusão de cultura. Elabora e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e do público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:
História do cinema – Ciclo X: O musical e sua evolução
De 3 a 24/5, quartas, das 19h00 às 21h00.
Inscrições gratuitas: http://bit.ly/2oXvPhq

História do cinema – Ciclo XI: A Nova Hollywood
De 7 a 28/6, quartas, das 19h00 às 21h00.
Inscrições gratuitas: http://bit.ly/2oXxovQ

Casa Guilherme de Almeida
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943
Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

Fonte: POIESIS
Data: 03/05/2017
A Secretaria Localização | Créditos | Página Inicial | Ouvidoria | Fale Conosco | Mapa do Site

Telefone: 11 3339-8000 - www.cultura.sp.gov.br
© 2006 - 2014. Secretaria de Estado da Cultura. Todos os direitos reservados.