Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Cultura
Home
A Secretaria
Assessoria de Gêneros e Etnias
Bibliotecas e Leitura
Canal de Atendimento
Centros Culturais
Comunicação
Condephaat
Corpos Artísticos
Festivais, Mostras e Eventos
Formação Cultural
Incentivo à Cultura e Prêmios
Município Amigo da Cultura
Museus
Programas e Projetos
Sistemas Estaduais
Teatros, Auditórios e Salas de Espetáculo
Notícias

Viagem Literária

A partir de 15 de maio, o programa Viagem Literária, do Governo do Estado de São Paulo, inicia sua circulação por municípios do interior, litoral e da Grande São Paulo. Nessa etapa, estão previstas 18 atrações, entre grupos e contadores de histórias, que passarão por 90 cidades e realizarão 180 apresentações.

O primeiro módulo do programa é focado em atividades de contação de histórias. Serão realizados dois encontros por dia, nos períodos da manhã e tarde, em bibliotecas públicas dos municípios selecionados. Cada contador ou grupo participante do Viagem Literária circulará por cinco cidades, promovendo a literatura de forma divertida e interagindo com o público.

Entre os convidados estão os grupos Núcleo Caboclinhas, Cia. Malas Portam, Cia. do Liquidificador, Palavras Andantes, Girasonhos, Tricotando Palavras & Canções, Damas & Cia, Poesia Viral e Cia. Som em Prosa. Também fazem parte da programação os contadores Kiara Terra, Alicce Oliveira, Giba Pedroza, Cristiane Velasco, Cesar Obeid, Lili Flore e Paulo Pixú, Leandro Pedro, João Acaiabe e Kelly Orasi.

Além da programação de contação de histórias, as cidades receberão mais três módulos de atividades: bate-papo com escritores de literatura adulta (junho), conversa com autores voltados ao público infantojuvenil (agosto) e, por fim, o módulo de escrita criativa (setembro a dezembro). A relação completa dos municípios atendidos está disponível no link https://goo.gl/0wA4JD.

Sobre o Viagem Literária
Lançado em 2008, o Viagem Literária integra o conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e já foi prestigiado por mais de 285 mil participantes, entre adultos e crianças. Além da programação de encontros com os escritores, o programa traz em suas diretrizes a capacitação dos profissionais de biblioteca e também as oficinas de criação literária.

Já participaram das atividades nomes como Marcia Tiburi, Raphael Draccon, Ilan Brenman, Carla Caruso, Marcelino Freire, Cristovão Tezza, Luiz Ruffato, Daniela Arbex e Ignácio de Loyola Brandão, que já participou de diversas edições do programa: “a plateia ouve, pergunta, também conta histórias. Nada melhor para atrair uma criança, jovem, e por que não um adulto, que uma historia? Sabemos que hoje competimos com celulares, tablets, vídeo games, toda aparelhagem tecnológica. No entanto por 35 anos de experiência em viagens e encontros, sabemos que a presença de um autor tem um efeito diferente, carismático”, comenta o autor.

Entre os contadores de histórias participantes em edições anteriores estão Ana Luísa Lacombe, Kiara Terra, Grupo Pirlimpimpim, Grupo Girasonhos, João Acaiabe e Cia. Ópera na Mala.

O Viagem Literária é gerido pela Organização Social SPLeituras, responsável também pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SiSEB), a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos. Para mais informações, acesse: www.viagemliteraria.org.br.

Fonte: Secretaria da Cultura do Esatdo- SEC
Data: 30/05/2017
A Secretaria Localização | Créditos | Página Inicial | Ouvidoria | Fale Conosco | Mapa do Site

Telefone: 11 3339-8000 - www.cultura.sp.gov.br
© 2006 - 2014. Secretaria de Estado da Cultura. Todos os direitos reservados.