Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Cultura
Home
A Secretaria
Assessoria de Gêneros e Etnias
Bibliotecas e Leitura
Canal de Atendimento
Centros Culturais
Comunicação
Condephaat
Corpos Artísticos
Festivais, Mostras e Eventos
Formação Cultural
Incentivo à Cultura e Prêmios
Museus
Programas e Projetos
Programas em Rede
Sistemas Estaduais
Teatros, Auditórios e Salas de Espetáculo

A Biblioteca de São Paulo foi concebida pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado em 2010 como um projeto-modelo, baseada em experiências de sucesso no exterior, cujo objetivo é aproximar o universo da literatura do público até então distante dos livros. Instalada no mesmo local onde funcionou a Casa de Detenção do Carandiru (hoje transformado no Parque da Juventude pelo Governo do Estado de São Paulo), a Biblioteca tem como uma de suas principais características deixar todo o seu acervo ao alcance do público, que pode manuseá-lo livremente.

No seu extenso catálogo constam, além dos clássicos e obras aclamadas pela crítica, os últimos lançamentos e os exemplares mais vendidos da literatura nacional e estrangeira, fato marcante que difere a Biblioteca de São Paulo de seus congêneres. 
 


Outra especificidade do projeto é o fato de ser totalmente adaptada a pessoas com deficiências, incluindo mobiliário, pessoal treinado para apoiar esse público e acervo com títulos em braile.

A Biblioteca também oferece uma intensa programação cultural que inclui palestras, contação de histórias, discussões sobre temas literários, intervenções teatrais, apresentações musicais, cursos diversos e brincadeiras. Há também cursos periódicos de capacitação voltados a profissionais de outras bibliotecas públicas e comunitárias do Estado.

 


Em seus 4.257 m² de área, o público pode, além de ler livros, revistas e jornais, emprestar exemplares do acervo ou materiais de outras bibliotecas, participar de atividades especiais de leitura e contação de histórias para crianças, acessar à internet, escutar música, assistir a um filme, brincar com os jogos eletrônicos e relaxar nas suas várias áreas de convivência.
 

Biblioteca de São Paulo
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Parque da Juventude – Santana – São Paulo–SP (Estação Carandiru do Metrô)
Tel.: (11) 2089-0800
Funcionamento: Terça a domingos e feriados, das 9h30 às 18h30
Entrada Gratuita
Acessibilidade cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida
Estacionamento pago
www.bibliotecadesaopaulo.org.br

A Secretaria Localização | Créditos | Página Inicial | Ouvidoria | Fale Conosco | Mapa do Site

Telefone: 11 3339-8000 - www.cultura.sp.gov.br
© 2006 - 2014. Secretaria de Estado da Cultura. Todos os direitos reservados.