Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Cultura
Home
A Secretaria
Assessoria de Gêneros e Etnias
Bibliotecas e Leitura
Canal de Atendimento
Centros Culturais
Comunicação
Condephaat
Corpos Artísticos
Festivais, Mostras e Eventos
Formação Cultural
Incentivo à Cultura e Prêmios
Museus
Programas e Projetos
Programas em Rede
Sistemas Estaduais
Teatros, Auditórios e Salas de Espetáculo
Secretaria da Cultura 

 
 

A missão da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo é formular e implementar políticas públicas visando a ampliação do acesso aos bens culturais, a descentralização das atividades, o fomento à produção cultural e a valorização do patrimônio cultural paulista.

Secretário de Estado 

 

José Roberto Sadek graduou-se simultaneamente em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1980) e em Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo (1980). Também na Universidade de São Paulo faz o seu Mestrado em Ciências da Comunicação (1985). Especializou-se em Cinema na Tisch School for the Arts, da New York University, NYU, nos Estados Unidos (1987/1988), onde recebeu uma bolsa do Programa Fulbright, na categoria de artista convidado. Em 2006, torna-se Doutor em Comunicações pela Universidade de São Paulo (2006). 

No campo profissional construiu sólida carreira na área de gestão pública de cultura e educação, tendo atuado no Ministério da Cultura, como Diretor da TV Escola, também foi Diretor de projetos educacionais na TV Cultura, além de Superintendente de projetos especiais no Instituto Itaú Cultural. No âmbito internacional, foi Consultor de projetos de educação a distância para o Banco Mundial, em Nova York, Estados Unidos. De volta ao Brasil, torna-se Secretário-adjunto da Cultura na Cidade de São Paulo de 2005 a 2012. Foi diretor-executivo da Organização Social de Cultura APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte. 

É professor de pós-graduação lato senso do Curso de Roteiro para Cinema e Televisão, na FAAP. Autor do livro "Telenovela: um olhar do cinema" (2008) e desde 2015 está na Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
 

Secretária-adjunta 


Lúcia Camargo é bacharel em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Paraná. Licenciou-se em Pedagogia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e se especializou em Produção para Televisão Educativa – Centro Brasileiro de Televisão Educativa/BBC e em História Social do Brasil Meridional na UFPR.

Em sua trajetória profissional, Lúcia foi Secretária de Cultura do Estado do Paraná; Secretária de Cultura do Município de Curitiba/PR; assessora de programação da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA); diretora presidente do Instituto Cultural Orquestra Sinfônica de Minas Gerais; presidente da Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte e diretora do Centro de Referência Audiovisual da Fundação Municipal de Cultura da capital mineira. Foi ainda presidente da Fundação Clóvis Salgado, responsável pela gestão do Palácio das Artes, situado na cidade de Belo Horizonte. Anteriormente, foi responsável pela direção artística e técnica do Theatro Municipal de São Paulo, entre os anos de 2001 e 2004 e colaborou na organização do calendário artístico dos corpos estáveis do Municipal. Além disso, deu novo foco às escolas de música e bailado do Municipal. Também esteve à frente de projeto especiais na SP Escola de Teatro. 

Chefe de Gabinete 


Daniel Scheiblich Rodrigues é advogado atuante em Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito do Terceiro Setor e Legal Compliance.

Graduado em Direito e pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui curso de extensão em Direito Processual Civil pela Escola da Advocacia-Geral da União, curso de extensão em Direito do Terceiro Setor pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo e cursos de extensão em Direito Administrativo e em Direito do Terceiro Setor pela Universidade de São Paulo.

Atuou como Assessor Jurídico da Subprefeitura Sé, no Município de São Paulo, Diretor do Grupo de Projetos Incentivados (responsável pela gestão e fiscalização de R$ 221.700.000,00 do Programa de Ação Cultural, o maior mecanismo estadual de incentivo fiscal à cultura existente no Brasil), Chefe da Assessoria Técnica do Gabinete, Vice-Presidente da Comissão de Avaliação da Execução dos Contratos de Gestão das Organizações Sociais da Área da Cultura, membro da Comissão de Análise de Projetos e Coordenador Substituto da Unidade de Fomento à Cultura, na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
 

A Secretaria Localização | Créditos | Página Inicial | Ouvidoria | Fale Conosco | Mapa do Site

Telefone: 11 3339-8000 - www.cultura.sp.gov.br
© 2006 - 2014. Secretaria de Estado da Cultura. Todos os direitos reservados.