HomeAssessoria ReleasesPontos MIS lança programação de fotografia online

Pontos MIS lança programação de fotografia online

Ação integra o #MISemCASA, programação digital do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, realizada enquanto equipamentos públicos permanecem fechados em colaboração às medidas de contenção ao Covid-19

Nesta sexta-feira, 26 de junho, o Pontos MIS, programa de difusão cultural do MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo –,  dá início a sua programação de atividades online na área de fotografia. Ministrada por Melissa Szymanski, Natália Tonda, Beto Salgado e Leandro Menezes, professores do Pontos MIS, Fotografia: Referências para o processo criativo tem como tema o Retrato e será realizada por meio de vídeos enviados aos inscritos. A atividade é gratuita, mas para participar é necessária a inscrição por este link

Fotografia: Referências para o processo criativo traz especialistas da área, que irão abordar questões sobre a fotografia e suas técnicas, o trabalho de fotógrafos renomados e algumas curiosidades. Cada módulo conta com quatro vídeos (de aproximadamente 10 minutos cada) e um bate-papo online ao vivo realizado com os professores no canal do YouTube do MIS. As inscrições – gratuitas – começam na sexta-feira, 26 de junho, às 11h. Os inscritos terão acesso ao conteúdo por meio de vídeos indicados na inscrição. 

“O Pontos MIS realiza regularmente oficinas e palestras audiovisuais no interior do Estado desde 2011. São atividades práticas e teóricas que iniciam os participantes no universo do cinema, fotografia, animação, trilha sonora e outros temas voltadas para todos os públicos e faixas etárias”, explica Guilherme Pacheco, coordenador do Pontos MIS. “Com a suspensão das atividades presenciais do Programa, devido ao COVID-19, os professores têm se dedicado a elaborar conteúdos virtuais, seja em formato de vídeos, bate-papos e acompanhamento de projetos locais. Nesse momento, estamos lançando os vídeos da área de fotografia – que traçam um pouco do universo da história desta linguagem para o público iniciante -, e no próximo mês lançaremos as oficinas infantis: vídeos com atividades lúdicas para crianças desenvolverem ideias criativas em casa”, completa. 

O Pontos MIS, programa de difusão cultural do MIS –  instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – está presente em todo o Estado de São Paulo e sua programação é realizada em parceria com os municípios.

Confira abaixo a programação completa da primeira Oficina de fotografia.

Programação | Fotografia – Referências para o processo criativo

Módulo 1 – Retrato

A atividade traz especialistas da área que irão abordar questões sobre a fotografia e suas técnicas, o trabalho de fotógrafos renomados e algumas curiosidades. Ministrada por Melissa Szymanski, Natália Tonda, Beto Salgado e Leandro Menezes, professores do Pontos MIS, o primeiro módulo tem como tema o Retrato.

26.06 |Francesca Woodman, Sarah Moon, Man Ray e Horst. P. Horst

As oficineiras Natália Tonda e Melissa Szymanski apresentam as fotógrafas Francesca Woodman (EUA-1958) e Sarah Moon (França-1941) e os fotógrafos Man Ray (EUA-1890 – Paris-1976) e Horst. P. Horst (Alemanha 1906-1999), com ênfase do trabalho deles com o tema Retrato.

03.07 | Steve McCurry, Tadeu Vilani, Philip-Lorca diCorcia e Jeff Wall

Neste encontro os oficineiros Beto Salgado e Leandro Menezes apresentam os fotógrafos Steve McCurry (EUA-1950), Tadeu Vilani (Brasil-1965), Philip-Lorca diCorcia (EUA-1951) e Jeff Wall (Canadá-1946), com ênfase do trabalho deles com o tema Retrato.

Módulo 2 – Moda

O segundo módulo discute a relevância de alguns fotógrafos da indústria da moda e seus respectivos trabalhos. Com base no documentário, Franca – caos e criação (disponível na plataforma de streaming Netflix), os oficineiros apresentam a vida e obra de renomados fotógrafos que atuaram ao lado de Franca Sozzani, editora da Vogue italiana e uma das grandes maestrinas do mundo da moda, durante sua longa carreira de 27 anos na revista. 

10.07 | Paolo Roversi e  Steve Maisel 

As oficineiras Natália Tonda e Melissa Szymanski apresentam os fotógrafos Paolo Roversi (Itália-1947) e Steve Maisel (EUA-1954).

17.07 | Bruce Weber e Peter Lindbergh

Neste encontro os oficineiros Beto Salgado e Leandro Menezes apresentam os fotógrafos Bruce Weber (EUA-1946) e Peter Lindbergh (1944-Polônia/França-2019).

31.07 | 19h |Conversa ao vivo aberta ao público

No encontro acontece um bate-papo ao vivo com os oficineiros do programa, Beto Salgado, Leandro Menezes, Natalia Tonda e Melissa Szymanski, que analisam os temas abordados nos módulos 1 e 2  e respondem perguntas do público. O encontro é aberto aos interessados e acontece no canal do YouTube do MIS.

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso temporariamente.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Sobre os oficineiros:

Beto Salgado (1982, Pindamonhangaba/SP) é fotógrafo, já tendo trabalhado em áreas como publicidade, moda, still e social. Aprimorou sua técnica ao trabalhar com diversos fotógrafos de renome. Após passar dez anos em São Paulo,  fundou em sua cidade natal a Alluminare Escola de Fotografia, onde também é professor. Foi presidente do Fundo Municipal de Cultura e é responsável pela cadeira de Artes Visuais / Audiovisual do Conselho Municipal de Cultura de Pindamonhangaba, além de dedicar-se a trabalhos de fotografia autoral e ao desenvolvimento da fotografia e do audiovisual.

Leandro Menezes é artista visual e usa a fotografia como principal meio para o desenvolvimento de seus trabalhos. Atua conectando diversos suportes e linguagens, tais como vídeo, processos analógicos, artes gráficas, música e psicanálise. Desenvolve trabalhos para o mercado de moda, publicidade e para marcas e artistas independentes. É integrante do coletivo 12pm vídeo. Teve trabalhos e entrevistas publicados em diversas revistas e jornais nacionais e internacionais, como Wired Magazine (EUA), Mambo (México), Tuttifrutti (Portugal), If You Leave (Reino Unido), Old Mag (Brasil), trabalhos selecionados para o Paraty em Foco 2014 (Brasil) e para o Showcase 2014 (Londres), e recebeu menção honrosa no International Photography Awards (IPA) de 2014. Participou do Nova fotografia 2015 e da Residência NECMIS 2016, ambos no MIS.

Melissa Szymanski é fotógrafa, formada e pós-graduada pela Faculdade Santa Marcelina. Participou de diversos cursos em Milão nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle na execução de editorias e publicidade. Atua como docente de Fotografia na FASM, IED – Instituto Europeo di Design e no Museu da Imagem e do Som, incluindo o projeto Pontos MIS. Ministrou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo nos cursos de Moda, Noções Básicas e Intermediário. Coordenou o Workshop de Fotografia: Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pela Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Foi convidada no primeiro congresso on-line de Fotografia de Moda, abordando o tema “A fotografia de moda no Brasil: criação ou cópia?”. Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para as agências de modelos, em diversas marcas, sites e reportagens. Site: www.melissaszymanski.com

Natália Tonda é fotógrafa formada pela Escola Panamericana de Arte e Design (SP) e UNISINOS (RS). Realiza oficinas de fotografia analógica e digital. É professora de fotografia na Escola Vera Cruz (São Paulo, SP) e atua como oficineira no projeto Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Atuou como produtora nos seminários do MASP (São Paulo, SP). Trabalhou como fotógrafa da 29ª Bienal de São Paulo e como produtora cultural na exposição Em nome dos artistas (Bienal de São Paulo) e na Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake. Atualmente ministra oficinas e cursos de fotografia, além de atuar como freelancer e assessora em projetos fotográficos.

S e r v i ç o

FOTOGRAFIA | Referências para o processo criativo

DATA 26.06, 03, 10, 17 e 31.07 

Inscrições a partir das 11h do dia 26.06 neste link 

Bate-papo ao vivo (31.07) No canal do YouTube do MIS

SITE www.mis-sp.org.br 

REDES

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!