HomeAssessoria ReleasesPontos MIS Bate-papo de cinema traz sessão e debate ao vivo sobre o longa Colegas

Atividade, gratuita, acontece no dia 29 de agosto, sábado. Ação integra o #MISemCASA, programação digital do Museu, realizada enquanto equipamentos públicos permanecem fechados em colaboração às medidas de contenção ao Covid-19

Todo sábado, programa Pontos MIS – bate-papo de cinema traz uma exibição de filme online seguida por bate-papo ao vivo no canal do Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Nesta semana, em parceria com a GataCine, o público confere o longa Colegas (Direção Marcelo Galvão, Brasil, 2012, 100 min, Classificação: Livre), que conta a história de amigos que vivem juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down e decidem partir para uma grande aventura.

Para assistir gratuitamente ao filme, que será exibido às 16h, basta preencher um cadastro neste link, no próprio dia, a partir das 11h. Já o bate-papo ao vivo acontece às 18h, no canal do MIS no Youtube, e conta as presenças de: Vanise Carneiro, Bruno Cucio, Marcelo Galvão, Lais Garcia e Marçal de Souza.

Sobre o filme

No longa, Stallone, Aninha e Márcio são grandes amigos e vivem juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down. Um dia, inspirados pelos filmes que assistem na videoteca local, resolvem fugir para realizar seus sonhos, roubando o carro do jardineiro. O caso chega até a imprensa e a polícia coloca dois policiais trapalhões no encalço dos jovens, que estão dispostos a viver essa grande aventura.

Sobre os debatedores

VANISE CARNEIRO (Mediação): Atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco para atores e não atores. Por sua atuação em cinema e teatro recebeu diversos prêmios, entre eles, prêmio Açorianos e prêmio José Lewgoy de Melhor Atriz, além de ser premiada nos festivais de cinema de Gramado, Brasília, Ceará e São Luís do Maranhão.

Bruno Cucio: Mestrando no departamento de artes da UNESP e sócio da Travessia Filmes, desde 2009 atua em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público. Foi produtor executivo do longa-metragem Para’í, exibido em diversos festivais nacionais e internacionais. É também professor e coordenador pedagógico do INC – Instituto de Cinema de São Paulo.

Marcelo Galvão: Diretor, roteirista e montador paulista, nascido em 1973, sócio da produtora GataCine, especializada em produção de conteúdo e cinema. Formou-se em Publicidade e Propaganda pela FAAP e começou sua carreira como redator publicitário. Passou pelo departamento de criação de diversas agências antes de decidir estudar cinema na New York Film Academy. Lá, dirigiu o curta-metragem Strong street (1999) e o documentário de 50 minutos Cab driver. Voltando ao Brasil, dirigiu o curta Roubo (2000) e foi diretor de cena de diversas produtoras, como O2 e TvZero. Em 2004, fez o curta Trânsito. Estreou em longas-metragens em 2005, com Quarta B, vencedor do prêmio do público da Mostra Internacional de São Paulo. Em 2012, venceu o Festival de Gramado com o drama Colegas.

Lais Garcia: Atua no Educativo MIS, responsável pelo projeto Acessa MIS, projeto que busca aproximação de públicos com deficiências ao universo cultural do museu.

Marçal de Souza: Produtor cinematográfico do filme Colegas. Paranaense, nascido em Porecatu, em 1957, fixou-se em São Paulo, onde iniciou sua carreira ainda jovem, em filmes do diretor argentino Babenco. A longa parceria, iniciada com O rei da noite (1976), rendeu os premiados Lúcio Flávio, o passageiro da agonia, Pixote: a lei do mais fraco, O beijo da mulher aranha e Brincando nos campos do senhor. Além de Babenco, Marçal produziu cineastas renomados como Francisco Ramalho Jr., Ugo Giorgetti, Walter Hugo Khouri, André Klotzel, Sergio Rezende, Marcelo Galvão, entre outros

Sobre o Pontos MIS

O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural com atuação em todo o Estado de São Paulo, realizado pelo MIS em parceria com prefeituras locais. Com filmes, oficinas práticas e palestras, o programa tem como objetivo  formar novos públicos para o cinema brasileiro e internacional não comercial. Durante a contenção da Covid-19, a programação acontece virtualmente nos canais do MIS.

Sobre o #MISemCASA

A campanha #MISemCASA traz novos conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. Diariamente, o  canal do Museu no YouTube apresenta conteúdos de seu acervo, além de  programações que já aconteciam no Museu e agora passam a ser realizadas digitalmente, como o #CineCiência e o Ciclo de Cinema e Psicanálise. O público também pode conferir novas programações como o  Cinema de Acervo, mostra semanal inédita com uma seleção de filmes brasileiros que integram o Acervo do MIS e o Bate-papo de Cinema Pontos MIS. Os internautas também podem acessar parte do Acervo MIS que está digitalizado por meio deste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, têm amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo.

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento temporariamente suspenso.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

S e r v i ç o

PONTOS MIS – BATE-PAPO DE CINEMA– Colegas

DATA 29.08.2020

HORÁRIO Exibição 16h (via inscrição prévia neste link) e 18H – bate-papo ao vivo com o público no Canal do Museu no YouTube.

#MISEMCASA

SITE www.mis-sp.org.br

REDES

museudaimagemedosom