HomeAssessoria ReleasesPontos de Cultura premia coletivos e entidades culturais paulistas

Pontos de Cultura premia coletivos e entidades culturais paulistas

Retomado em 2018, programa classifica 344 projetos; coletivos foram contemplados pela primeira vez

O secretário da Cultura Romildo Campello, anunciou hoje, 28 de dezembro, em cerimônia de homologação, os projetos culturais classificados para a premiação dos “Pontos de Cultura”, programa que atende à Política Nacional Cultura Viva, do Ministério da Cultura, e oferece incentivo financeiro e kits de audiovisual e música a grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural.

Foram anunciadas as iniciativas vencedoras de teatro, música, capoeira, audiovisual, literatura, artesanato, dança e diversas manifestações culturais de todo o estado. Do total, 144 (100 entidades culturais sem fins lucrativos de constituição jurídica e 44 coletivos culturais sem constituição jurídica) recebem a premiação no valor de R$ 60 mil reais e cerca de 200 recebem a premiação em forma de Kit Cultura de Audiovisual ou Kit Cultura Musical.

Após hiato de cinco anos, os Pontos de Cultura foram retomados pelo secretário Romildo Campello em 2018. “Destaco o esforço que vem sendo feito nesta gestão para a retomada do programa, da valorização da cultura tradicional do estado de São Paulo e da compreensão de uma cultura mais ampla. Nos Pontos de Cultura, na formação cultural, nas Fábricas de Cultura e no dia a dia se produz cultura de muita qualidade”, declara o secretário.

A política tem como objetivo assegurar e ampliar o protagonismo da diversidade cultural do Estado de São Paulo e busca garantir o acesso aos meios de fruição e difusão cultural, para potencializar energias sociais e culturais e dar vazão à dinâmica própria das comunidades, entrelaçando-as e desenvolvendo uma cultura cooperativa e transformadora.

“Essa é uma etapa, uma parte da caminhada de vocês. Espero que vocês vejam o valor material e imaterial desse prêmio que recebem hoje. O valor material é a premiação. O valor imaterial é o mais significativo: o selo do reconhecimento do trabalho de vocês, que foram avaliados e escolhidos por uma comissão exigente e qualificada. Levem esse selo como o grande símbolo do valor do trabalho que produzem”, finaliza Romildo Campello.

Sobre os Kits Culturais

Os Kits Culturais são uma das formas de premiar as iniciativas culturais. São eles:

Kit Audiovisual – Contém câmera Digital Full HD, um cartão de Memória Micro SD 32GB, uma tela de Projeção 150″, um projetor LCD 3000 ansi lumens, um blu-Ray Player, um mixer profissional, duas caixas de Som ativas, um notebook com processador de 2 núcleos, dois microfones Lapela 2x, e um microfone Direcional.

Kit Musical – Contém uma caixa tenor de alta tensão, uma caixa tenor, um bombo Marching Band 16″, um bombo Marching Band 18″, um bombo Marching Band 20″, um bombo Marching Band 22″, um bombo Marching Band 24″ e um par de pratos 14″.

Compartilhe!