HomeAssessoria ReleasesPoesias da escritora indiana Rupi Kaur e Clube do Livro são alguns destaques das bibliotecas das Fábricas de Cultura

Poesias da escritora indiana Rupi Kaur e Clube do Livro são alguns destaques das bibliotecas das Fábricas de Cultura

Atividades são gratuitas e ocorrem por meio dos canais virtuais do programa

 As bibliotecas das Fábricas de Cultura da zona norte e sul de São Paulo, assim como a unidade de Diadema – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – estão com uma agenda diversificada de atividades on-line durante o mês de outubro. Não é necessária inscrição para conferir e participar. Após exibição nas plataformas virtuais, a gravação das apresentações fica disponível nos respectivos canais.

No dia 14 de outubro, quarta-feira, entre 15h e 16h, a biblioteca da Fábrica de Cultura Jardim São Luís apresentará uma conversa sobre o livro Outros jeitos de usar a boca, da escritora indiana Rupi Kaur. Pelo canal no Soundcloud, a mediação será direcionada por alguns poemas da obra que simbolizam a força de assuntos como o amor, traumas, violência, opressão e machismo, apontando paralelos com as etapas da vida real das mulheres que vivem na sociedade de hoje. 

Em As cores da luta LGBTQ+: Conheça a história da Rebelião Stonewall, Juliana Monteiro, analistas de biblioteca Jr. na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha apresentará a importância do dia 28 de junho de 1969 em Manhattan, distrito de Nova Iorque. Nessa data ocorreu a Rebelião de Stonewall, um marco para a luta dos direitos sociais e civis da população LGBTQI+ por meio da visibilidade, dos constantes abusos policiais que foram evidenciados e como ela contribuiu para os avanços obtidos até hoje para a comunidade. A atividade será realizada pelo canal de YouTube no dia 15 de outubro, quinta-feira, a partir das 15h. 

Em relação à Fábrica de Cultura de Diadema, as equipes do pedagógico e da biblioteca produziram uma série de sete vídeos contos, partindo de propostas trazidas pela analista de Biblioteca Ifé Rosa Oadq. No dia 22 de outubro, quinta-feira, às 15h, entre os vídeos contos apresentados, estarão “Luta”, “Água”, “Elevador Lacerda” e “Correntes” via YouTube.

Inspirada pelo contexto atual de pandemia da Covid-19, a biblioteca da Fábrica de Cultura Brasilândia retomará alguns aspectos que estiveram no motim popular contra a vacina anti-varíola que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro em novembro de 1904, conhecido como a Revolta da Vacina. Apesar de o acontecimento ter recebido esse nome, em vídeo pelo YouTube, a equipe da biblioteca irá tratar das questões sociais mais profundas que em conjunto podem ser consideradas estopim para a revolta popular naquele período, nos baseando em fontes da época e em textos específicos sobre o assunto. A apresentação desse fato histórico será no dia 26 de outubro, segunda-feira, às 11h. 

Pela Fábrica de Cultura Capão Redondo, a biblioteca da unidade realizará o Clube do Livro: “Akira” no dia 27 de outubro, terça-feira, das 11h às 12h, via YouTube. Akira é um mangá – História em Quadrinhos japonês – de 1988 criado por Katsuhiro Otomo, considerado um dos precursores no clássico estilo “Ciber Punk”. Além disso, o quadrinho vem acompanhado de um filme com roteiro e direção do autor. Alerta spoiler: neste Clube do Livro não só a HQ será abordada, como também a releitura presente no filme, pois as duas obras têm algumas diferenças e o mesmo enredo. 

Finalizando o mês de outubro, o Sarau do Medo: edição on-line com equipe da biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã irá fazer a leitura de contos de terror, música-tema e contação de história sobre criaturas do nosso folclore. O público poderá conferir a atividade temática no YouTube, em 28 de outubro, quarta-feira, às 15h.

Quer conhecer toda a programação virtual das Fábricas de Cultura? Acesse  https://poiesis.org.br/maiscultura/.

SERVIÇO

Não é necessária inscrição para conferir as atividades virtuais. Fique por dentro: 

OUTROS JEITOS DE USAR A BOCA: A POESIA DE RUPI KAUR NA ATUALIDADE – com equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Jardim São Luís
14/10 – quarta-feira – 15h às 16h
Faixa etária: maiores de 12 anos 

Plataforma: Soundcloud

AS CORES DA LUTA LGBTQ+: CONHEÇA A HISTÓRIA DA REBELIÃO STONEWALL – com equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
15/10 – quinta-feira – 15h às 16h
Faixa etária: maiores de 12 anos
Plataforma: YouTube

VÍDEO CONTO – com equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura de Diadema
22/10 – quinta-feira – 15h às 16h
Faixa etária: maiores de 12 anos
Plataforma: YouTube

A REVOLTA DA VACINA (1904) – com equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Brasilândia
26/10 – segunda-feira – 11h às 12h
Faixa etária: maiores de 10 anos
Plataforma: YouTube

CLUBE DO LIVRO: “AKIRA” – com equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Capão Redondo
27/10 – terça-feira – 11h às 12h
Faixa Etária: maiores de 12 anos 

Plataforma: YouTube

SARAU DO MEDO: EDIÇÃO ONLINE – com equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã
28/10 – quarta-feira – 15h às 16h
Faixa etária: livre
Plataforma: YouTube
—-

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508  | Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Diadema 

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís e Diadema oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso táctil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braile, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e áudio-books). 

www.fabricasdecultura.org.br | E-mail: contato@fabricasdecultura.org.br 

Funcionamento das unidades: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

Devido à pandemia da Covid-19, toda a programação vem ocorrendo de forma on-line/ à distância.
Toda a programação é gratuita e pode ser conferida em https://poiesis.org.br/maiscultura/.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!