HomeAssessoria ReleasesPoesia e teatro: Casa das Rosas realiza curso Cenopoesia com Jô Freitas

Poesia e teatro: Casa das Rosas realiza curso Cenopoesia com Jô Freitas

Curso trabalha a importância do corpo e da performance na expressão da palavra

No cenário de Saraus e Slams de poesias, cada vez mais frequentes em São Paulo, o corpo se torna um elemento fundamental para a expressão da palavra. Pensando nisso, a Casa das Rosas realiza em janeiro a oficina Cenopoesia, com a escritora Jô Freitas. Nos encontros, realizados de 18 de janeiro a 22 de fevereiro – sextas-feiras, às 19h – os participantes descobrem a potência não apenas da escrita, mas da performance.

Por meio de jogos cênicos e exercícios de construção poética, os participantes conhecem as possibilidades de criação a partir do uso do próprio corpo. Ao final dos encontros, os alunos apresentam as performances, cenas e poemas desenvolvidos durante a oficina.

Jô Freitas é poeta, atriz, idealizadora do Sarau Pretas Peri e poeta do Sarau das Pretas. A artista se denomina cenopoeta – por vir do teatro, seu trabalho poético é também performático. Suas poesias falam principalmente sobre mulheres negras, nordestinas e periféricas.

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis.

SERVIÇO: Cenopoesia

18/1 a 22/2. Sextas-feiras, 19h às 21h

Recomendação etária: 14 anos

Inscrições gratuitas: https://casadasrosas.org.br/agenda/cenopoesia

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

www.casadasrosas.org.br

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Poiesis – Assessoria de Imprensa

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Elisabete Alina Skwara | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues | (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Compartilhe!