HomeAssessoria ReleasesPoesia e Música: Casa das Rosas traz o curso “Composição de versos” e Casa Mário de Andrade celebra a obra do compositor Alberto Nepomuceno

Poesia e Música: Casa das Rosas traz o curso “Composição de versos” e Casa Mário de Andrade celebra a obra do compositor Alberto Nepomuceno

Saiba como funciona o ritmo em poesia e conheça o repertório de Nepomuceno, considerado o precursor do nacionalismo musical brasileiro

A Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade, integrantes da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, realizam eventos virtuais voltados aos ritmos da linguagem e da música no mês de junho. As atividades são gratuitas.

Em 17 e 24 de junho, quartas-feiras, a partir das 19h, a Casa das Rosas promove o curso Composição de versos: tendências. Dentro das tendências atuais de composição literária, qual o papel do ritmo para a poesia? A partir dos modos de versificação ao longo da história e da prática de moldes rítmicos consagrados, dos metros fixos ao verso livre, a atividade pretende expor e debater esse aspecto fundamental de toda criação poética. Cada encontro será dividido em duas partes: na primeira, será feita a exposição teórica de técnicas e exemplos da composição de versos; na segunda, serão propostos exercícios e será dada a oportunidade de leitura de poemas dos(as) próprios(as) participantes. A inscrição estará aberta até 16/06 – clique aqui.

Os encontros serão ministrados por Rodrigo Bravo, mestre em Linguística e doutorando em Tradutologia pela USP, professor de pós-graduação em Música Popular da Faculdade Santa Marcelina, pesquisador em Ciências da Linguagem junto ao Departamento de Letras Modernas (DLM) da USP e autor dos livros Poligonia do Haikai (2017), Teso (2018) e Mavórcio Libreto (2018), entre outros.

No dia 20 de junho, sábado, entre 16h30 e 18h, o público poderá participar da aula-show A música de Alberto Nepomuceno, da Casa Mário de Andrade. Essa atividade celebra os concertos que Mário de Andrade promovia na “pauliceia desvairada”, nos quais reunia seus convidados modernistas, e também homenageia o músico Alberto Nepomuceno, considerado precursor do nacionalismo musical brasileiro, no ano em que se completa o centenário da morte do compositor. A inscrição on-line fica aberta até 19/06 – clique aqui.

Já no final do século XIX, o cearense Nepomuceno, que trabalhou como compositor, pianista, organista e professor, lutou pela nacionalização da música erudita por meio do idioma português falado no Brasil. Ele é apontado como um dos primeiros compositores da música clássica a trabalhar com gêneros, ritmos e narrativas caracteristicamente brasileiras. A aula-show da Casa Mário de Andrade será ministrada por César Qúadros, formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuante na música e em técnicas corporais há mais de 25 anos, e pelo convidado Paulo Nunez, clarinetista, professor de música e arranjador que já integrou o Quarteto de clarinete Spalla e atualmente faz parte do espetáculo Cinco Séculos de Canções no Brasil.

SERVIÇO

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

CURSO – COMPOSIÇÃO DE VERSOS: TENDÊNCIAS

Com Rodrigo Bravo

Quartas-feiras, 17 e 24 de junho, das 19h às 21h

40 vagas | Grátis Inscrição até 16/06 por este link: https://bit.ly/2M1hbzD

A atividade será desenvolvida na plataforma Google Meet.

Durante o isolamento social devido à pandemia da Covid-19, todas as atividades estão sendo realizadas de forma on-line. Programação completa em https://www.casadasrosas.org.br/ e https://poiesis.org.br/maiscultura/ Av. Paulista, 37 – Bela Vista CEP 01311-902 – São Paulo – SP +55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 | contato@casadasrosas.org.br

Terça-feira a sábado, das 10 às 22h

Domingos e Feriados, das 10 às 18h.

(Passível de alteração, de acordo com a programação)

Casa Mário de Andrade

AULA-SHOW – A MÚSICA DE ALBERTO NEPOMUCENO

Com César Quadros e o convidado Paulo Nunez

Sábado, 20 de junho, das 16h30 às 18h

60 vagas | Grátis Inscrição até 19/06: https://bit.ly/2zxHCdG

A atividade será desenvolvida na plataforma Google Meet.

Durante o isolamento social devido à pandemia da Covid-19, todas as atividades estão sendo realizadas de forma on-line. Programação completa em https://www.casamariodeandrade.org.br/ e https://poiesis.org.br/maiscultura/

Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda Cep: 01154-010 – São Paulo – SP Telefone: (11) 3666-5803 / 3826-4085 | casamariodeandrade@casamariodeandrade.org.br Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 21h30 Domingos e feriados, das 10h às 18h (passível de mudança, de acordo com a programação). Visitação: terça-feira a sábado, das 10h às 18h Domingos e feriados, das 10h às 12h e das 13h às 18h.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!