HomeA Secretaria Assessoria Assessoria ReleasesPinacoteca de São Paulo apresenta a Série BNP Paribas de Música de Câmara em parceria com a OSESP

Pinacoteca de São Paulo apresenta a Série BNP Paribas de Música de Câmara em parceria com a OSESP

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta, no dia 20 de junho, o Quinteto de Sopros Zephyros, segundo concerto da Série BNP Paribas de Música de Câmara, realizado em parceria com a OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O grupo é formado pelos músicos da Osesp Cláudia Nascimento (flauta), Arcádio Minczuk (oboé), Ovanir Buosi (clarinete) e Fábio Cury (fagote) e apresentará obras de WOLFGANG AMADEUS MOZART (Fantasia em Fá Maior, KV 608), CARL NIELSEN (Quinteto, Op.43) e de RONALDO MIRANDA (Variações Sérias Sobre um Tema de Anacleto de Medeiros).

Confira a programação:

20/6 QUINTETO DE SOPROS ZEPHYROS

A Pinacoteca receberá o Quinteto de Sopros Zephyros, formado pelos músicos da Osesp Cláudia Nascimento (flauta), Arcádio Minczuk (oboé), Ovanir Buosi (clarinete) e Fábio Cury (fagote). O grupo apresentará obras de WOLFGANG AMADEUS MOZART (Fantasia em Fá Maior, KV 608), CARL NIELSEN (Quinteto, Op.43) e de RONALDO MIRANDA (Variações Sérias Sobre um Tema de Anacleto de Medeiros).

Data: 20/06 – quarta-feira

Horário: às 19h30min

Local: Pina Luz, Átrio – 2º andar

Entrada gratuita mediante retirada de ingressos 30 minutos antes do concerto.

29/8   MÚSICOS DA OSESP E FÁBIO ZANON

O grupo executará peças de HEITOR VILLA-LOBOS (Cinco Prelúdios para Violão e Quinteto de Cordas) e CLAUDE DEBUSSY (Sonata para Flauta, Viola e Harpa). Cláudia Nascimento (flauta), Ederson Fernandes (viola), Suelen Sampaio (harpa), Adrian Petrutiu (violino), Adriana Holtz (violoncelo) e Fábio Zanon (violão).

Data: 29/08 – quarta-feira

Horário: às 19h30min

Local: Pina Luz, Átrio – 2º andar

Entrada gratuita mediante retirada de ingressos 30 minutos antes do concerto.

12/09   CAMALEON BASSOONS

Fundado em 2011, o Camaleon Bassoons é composto pelos integrantes do naipe de fagotes da Osesp Alexandre Silvério, José Arion Liñarez, Francisco Formiga e Romeu Rabelo, incluindo a convidada, também fagotista, Mariana Bergenstein.

Desde a sua criação, o Camaleon Bassons visa difundir o som do fagote através de um repertório inovador e criativo, incluindo desde obras originais para essa formação, até arranjos e transcrições inovadoras. O grupo apresentará, no Átrio da Pina Luz, peças de JOHANN SEBASTIAN BACH (Prelúdio e Fuga, BWV 553-560 – arranjo de Romeu Rabelo), ALLAN STEPHERSON (Divertimento), HEITOR VILLA-LOBOS (Choro n.5 – arranjo de Romeu Rabelo), TOM JOBIM E VINÍCIUS DE MORAES (Orfeu da Conceição: Abertura – arranjo de Romeu Rabelo), LEONARD BERNSTEIN (Wonderful Town: Abertura – arranjo de Romeu Rabelo), RICHARD RODGERS (My Favorite Things – arranjo de Alexandre Silvério), DUKE ELLINGTON (In a Sentimental Mood – arranjo de Alexandre Silvério) e PAUL DESMOND (Take Five – arranjo de Alexandre Silvério).

Data: 12/09 – quarta-feira

Horário: às 19h30min

Local: Pina Luz, Átrio – 2º andar

Entrada gratuita mediante retirada de ingressos 30 minutos antes do concerto.

24/10  QUARTETO OSESP

Fundado em 2008, o Quarteto Osesp reúne o spalla da Orquestra, Emmanuele Baldini, o violinista Davi Graton, o violista Peter Pas e a violoncelista Heloisa Meirelles. Desde sua fundação, o Quarteto Osesp tem sua própria série na Sala São Paulo, na qual são apresentadas obras clássicas e propostas inovadoras e criativas. Seu repertório é extremamente vasto, incluindo obras que vão da época barroca até os jovens compositores contemporâneos. Apresentarão obras de FRANZ SCHUBERT (Quartettsatz, D 703), EDINO KRIEGER (Telas Sonoras) e LUDWIG VAN BEETHOVEN (Quarteto, Op.59).

Data: 24/10 – quarta-feira

Horário: às 19h30min

Local: Pina Luz, Átrio – 2º andar

Entrada gratuita mediante retirada de ingressos 30 minutos antes do concerto.

05/12  ESCUALO ENSEMBLE – TANGO CONTEMPORÂNEO

Com uma formação inusitada, reunindo violino, contrabaixo, piano e vibrafone, o Escualo Ensemble dedica-se a explorar o tango com arranjos e interpretações sofisticadas. O grupo é composto pelos músicos da Osesp Amanda Martins (violino), Claudio Torezan (contrabaixo) e Rubén Zúñiga (vibrafone) e pelos convidados Daniel Grajew (piano). Finalizando a Série BNP Paribas de Música de Câmara, o grupo apresentará um repertório especial de tango contemporâneo, com peças de compositores icônicos do gênero como ASTOR PIAZZOLLA (Escualo, Milonga en Re e Zum), OSVALDO FRESEDO (Mi Viejo Reloj), DANIEL GRAJEW (Milonga Cuera), DIEGO SCHISSI (Astor de Pibe), OSVALDO PUGLIESE (Negracha), LEOPOLDO FEDERICO (Cabulero) e HORACIO SALGÁN (A fuego lento).

Data: 05/12 – quarta-feira

Horário: às 19h30min

Local: Pina Luz, Átrio – 2º andar

Entrada gratuita mediante retirada de ingressos 30 minutos antes do concerto.

SERVIÇO

Pinacoteca de São Paulo, Praça da Luz, 02

Ingressos gratuitos distribuídos 30minutos antes do início do espetáculo.

(11) 3324-1000

www.pinacoteca.org.br

Sobre a Fundação BNP Paribas

Sob a égide da Fondation de France, a Fundação BNP Paribas é um agente importante da filantropia empresarial há 30 anos. A instituição coordena o desenvolvimento internacional das iniciativas do Grupo BNP Paribas em todos os países em que o banco está presente. A Fundação BNP Paribas atua na filantropia multidisciplinar, apoiando projetos inovadores nos campos da cultura, inclusão social e meio ambiente. Acompanha de perto todos eles, com um compromisso de longo prazo. Desde 1984, mais de 300 projetos culturais, 40 programas de pesquisa e milhares de iniciativas sociais e educativas foram beneficiados na França e ao redor do mundo.

RelatedPost

Compartilhe!