HomeAssessoria ReleasesPercussionista Ricardo Bologna participa da série Guri Convida

Percussionista Ricardo Bologna participa da série Guri Convida

Promover a convivência entre músicos consagrados e jovens aprendizes é o objetivo do Guri Convida, série de concertos proporcionados pelo Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.  O encontro de Ricardo Bologna e o Grupo de Referência de Ourinhos – Percussão poderá ser visto pelo público no dia 6 de setembro, às 20h, no Teatro Municipal Miguel Cury, em Ourinhos/SP.

 

Para o programa Guri Convida, foram selecionados artistas com carreiras consolidadas nacional e internacionalmente, com papel de difusores de conhecimento. Por isso, além dos concertos (abertos ao público), alguns convidados também farão uma masterclass de quatro horas exclusiva para os educadores da região. “O workshop será relacionado com as expectativas dos jovens e com o aprendizado da percussão. Vou abordar aspectos musicais e técnicos, conversar sobre repertório e possibilidades profissionais, os cursos que eles podem fazer, entre outras dicas”, afirmou o regente, que está há quase 20 anos na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Os encontros com os artistas convidados têm como objetivo contribuir para a formação dos alunos e alunas do Grupo de Referência, viabilizando o aprimoramento técnico, a criatividade, a improvisação, a amplitude de referencial musical, as técnicas instrumentais estendidas, o uso da voz e o movimento no processo de trabalho, além da presença cênica.

Contudo, o Guri Convida mantém a essência de cada GR. Assim como cada artista leva para os guris seu estilo próprio, há um repertório escolhido especialmente para o grupo, estruturado de acordo com as peculiaridades dos jovens, com o objetivo de ampliar e aprofundar os conhecimentos e experiências musicais de todos.

O músico conta que preparou peças bem diversificadas para essa apresentação com os guris: “O repertório foi escolhido para mostrar um pouco dos vários estilos da música para o grupo de percussão. As peças são variadas: antigas, clássicas e recentes. Há peças criadas especialmente para essa apresentação com o Guri, um arranjo para percussão do Jongo e uma inspiração na música africana, chamada African Welcome Piece”, disse.


1 – MOMENTUM

Composição: William Kraft

2 – ENTRE DOIS PENSAMENTOS

Composição: Alisson Amador

3 – SÉRIES 2

Composição: César Franco

4 – JONGO
Composição: Paulo Bellinati

5 – OCTOBER – MOUNTAIN

Composição: Alan Hovhaness

6 – AFRICAN WELCOME PIECE

Composição: Michael Udow

7 – TORONUBÁ

Composição: Dimitri Cervo

Os Grupos de Referência são compostos por orquestras, cameratas e bandas espalhados por diversas cidades e formados por jovens guris – de 12 a 21 anos – em estágio mais avançado de aprendizagem.  Todos os 13 Grupos serão contemplados com convidados especiais.

Serviço: Guri Convida com Ricardo Bologna
Quando: dia 6 de setembro

Horário: às 20h

Local: Teatro Municipal Miguel Cury

Endereço: R. Nove de Julho, 496, Ourinhos/SP
Entrada gratuita. Evento aberto ao público

Perfil do convidado

Percussionista e regente, Ricardo Bologna é timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e atua como Professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É bacharel em percussão pela UNESP e mestre em música pela Haute École de Musique de Genève, além de artista diplomado pelo Rotterdam Conservatorium. Foi fundador do Duo Contexto (1989), juntamente com Eduardo Leandro. Em 2002, venceu o Concurso Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes e criou o projeto Percorso Ensemble. Foi regente principal da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, de 2012 a 2015. Dirigiu a Orquestra Sinfônica de Genebra (Suíça), a Orquestra do Medomak Festival (EUA) e a Filarmônica de Minas Gerais (Brasil), entre outros grupos renomados.

Grupo de Referência de Ourinhos – Percussão

O conjunto executa desde peças clássicas para a formação camerística de grupo de percussão até improvisos calcados em ritmos brasileiros e latinos, apresentando a enorme riqueza do universo da percussão. O grupo recebeu a orientação de importantes percussionistas como Santiago Vazquez (Argentina, 2012), Eduardo Gianesella (2013), Percussion de Tournai (Bélgica, 2014), Ignácio Bori Garcia (2015) e Ari Colares (2016). Em 2015, o grupo dividiu o palco com o Groupe Percussions de Tournai, na Bélgica. Em janeiro de 2017, o conjunto tocou no Teatro Castro Alves, em Salvador, durante o PercPan – maior festival de percussão do Brasil.

O Grupo de Referência de Ourinhos – Percussão tem o patrocínio da empresa Catho.

 

Parceiro local: Prefeitura Municipal de Ourinhos.

 

 

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

 

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.

 

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria de Cultura que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 710 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Informações para imprensa:

Máquina Cohn & Wolfe: 11 3147-7900

Elen Andrade | Patricia Oliveira –  projetoguri@maquinacohnwolfe.com

(11) 3147-7449| (11) 3147-7490

Secretaria da Cultura do Estado:

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br
Elisabete Alina – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com

Compartilhe!