HomeCultura + NotíciasPelé faz aniversário e público ganha exposição

Pelé faz aniversário e público ganha exposição

Exposição Pelé 80 – o Rei do Futebol adota temática lúdica para contar a história do maior jogador da história. Visitante acompanhará trajetória da Copa de 1958 até o jogo no New York Cosmos, dos EUA

Edson Arantes do Nascimento completa nesta sexta-feira, 23 de outubro, 80 anos. Pelé, o Rei do futebol, ganha a festa, e o público, o presente.  O Museu de Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, montou uma uma exposição especial para celebrar a data e permitir aos mais jovens conhecer um pouco mais da história do jogador que segue, desde a Copa de 1958, no imaginário dos apaixonados pelo futebol.

Batizada de Pelé 80 – o Rei do Futebol,  a mostra tem uma temática  lúdica, que busca transpor a imagem do Rei do Futebol a uma visualidade universal e contemporânea.  Logo na entrada do museu, uma enorme escultura de Pelé, ao estilo de mini-craque, convida o público para selfies e fotos antes de seguir para a sessão do filme criado por Gringo Cardia especialmente para a exposição.

Toda a trajetória de Pelé é contada por meio da montagem e animação de centenas de imagens históricas, que cobrem desde os primeiros anos de Pelé em Três Corações, no interior de Minas Gerais, até a conquista da fama mundial na Copa de 1958, na Suécia, quando o Brasil conquistou seu primeiro mundial. O público poderá acompanhar o jovem Pelé, então com 18 anos, defendendo o Santos Futebol Clube e a participação histórica  na Copa de 1970, marcada pela tri campeonato mundial do Brasil, México. A trajetória chega ao fim com um partida no New York Cosmos, dos EUA.

O público ainda encontrará diversos jogos interativos, que são a marca do Museu do Futebol, com uma novidade: eles são acionados por meio dos celulares dos visitantes, por meio da internet – o Museu oferece Wi-Fi gratuito aos visitantes. Quem não tiver celulares poderá jogar com auxílio dos educadores e orientadores.

Encontros e eventos

O Museu do futebol também irá realizar eventos temáticos sobre a história de Pelé. No dia 27 de outubro, o tema será a carreira internacional do Rei. Documentos pouco conhecidos da passagem de Pelé pelo NY Cosmos serão apresentados pelo  jornalista e pesquisador Vinicius Cabral, que apresentá-los durante uma conversa com os  jornalistas Edson Mauro e o pesquisador Rafael Fernandes.

Veja como participar e acompanhe a agenda de eventos pelo endereço:

Tabela “JK e Pelé”

Nesta sexta-feira, o jornalista Silvestre Gorgulho lança o livro “De casaca e chuteira – A Era dos Grandes Dribles na Política, Cultura e História”. A obra,  que conta com apresentação do Governador do Estado de São Paulo, João Doria, faz um paralelo entre a carreira do jovem jogador e fatos políticos ocorridos no Brasil entre as décadas de 1950 e 1970 . Estão lá a posse de Juscelino Kubitschek e a “Mensagem de Anápolis, projeto de lei que iniciou a transferência da capital do Brasil do Rio de Janeiro para o Planalto Central.  No futebol, ou melhor, na história de Pelé, estão o primeiro jogo como profissional pelo Santos, em 7 de setembro de 1956, e o encerramento da carreira em 1977.

Serviço: Exposição Pelé_80

Data: 15/10/20 a 15/04/2021
Funcionamento: De quinta a domingo: 13h às 18h (visitação até as 19h);
Acesso exclusivamente com compra antecipada de ingresso com dia e horário agendado;
Endereço: Praça Charles Miller, s/n. Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu);
Ingressos: R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00( meia);
Crianças até 6 anos não pagam;
Vendas:
Compartilhe!