HomeAssessoria ReleasesPaulista aberta: a Casa das Rosas estende seu horário de visitação e oferece atividades especiais na Virada Cultural

Música, cinema, literatura e exposição: tudo isso você encontrará no museu, nos dias 18 e 19 de maio. A programação gratuita está imperdível

A Avenida Paulista estará aberta ao público durante a Virada Cultural, evento anualmente organizado pela Prefeitura de São Paulo. A Casa das Rosas, museu que se tornou um ícone da Avenida, abrirá suas portas e seu jardim para o público num horário especial: anote aí na agenda que nos dias 18 e 19 de maio, você já tem programação no casarão mais conhecido da Paulista. O museu preparou um programa que inclui visita a uma exposição e atividades de música, cinema e literatura. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Durante os dois dias o público poderá visitar a exposição O Cordel em Portugal e no Brasil, com curadoria de Arnaldo Saraiva, um dos maiores divulgadores da produção literária brasileira em terras portuguesas. A mostra exibe parte representativa da literatura de cordel produzida em ambos os países, com cerca de cem itens que remetem do século 17 ao 20.

No sábado (18), às 19h, acontecerá o Sarau Poesia Expandida, dos alunos do laboratório que leva o mesmo nome, cujos encontros vem acontecendo desde março. Daniel Minchoni, poeta e performer, estará no comando do evento. Logo depois, às 21h, o Coral da Casa das Rosas se apresentará no jardim, com um repertório formado por canções compostas a partir de poemas de autores brasileiros. E, fechando o dia, às 22h, o longa-metragem O Segredo das Joias (1950), de John Huston, será exibido no clássico evento do museu, o Jardim Paradiso, que nessa edição trata do cinema noir – subgênero de filme policial, o qual teve o seu ápice nos Estados Unidos entre os anos 1939 e 1950. O longa trata de um assalto perigoso que acontece conforme o planejado, mas que torna os próprios criminosos vítimas de suas trapaças.

No começo do domingo (19), à meia-noite, o público poderá assistir ao filme Pacto de sangue (1944), de Billy Wilder, que também faz parte do Jardim Paradiso. O longa narra a história de corretor de seguros que se envolve numa trama fraudulenta, cujo assassinato forjado dá início a uma série de mentiras mortais. E, terminando a programação da Virada no museu, às 15h, o cordelista Manoel Moreira Junior, o Moreira de Acopiara, comandará o Expresso Poesia. A proposta do evento é que, a cada encontro, um poeta é convidado a estabelecer contato direto com o público, apresentando sua obra em 30 minutos.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Exposição O Cordel em Portugal e no Brasil

Terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h

18/5 – Sábado

19h: Sarau Poesia Expandida

21h: Coral da Casa das Rosas

22h: Jardim Paradiso Noir – O Segredo das Joias (1950)

19/5 – Domingo

00h: Jardim Paradiso Noir – Pacto de sangue (1944)

15h: Expresso Poesia Especial – Moreira de Acopiara

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)