HomeCultura + Cultura + NotíciasPassaporte dos museus, música e show de luzes agitam o aniversário da cidade de São Paulo

Passaporte dos museus, música e show de luzes agitam o aniversário da cidade de São Paulo

Além de conferir a performance de VJ Spetto, responsável pelas projeções das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos do Brasil, quem comparecer no prédio do Complexo Cultural Júlio Prestes poderá ganhar um exemplar do Passaporte dos Museus

Os 464 anos de São Paulo serão celebrados com um show multimídia no coração da cidade. No dia 25 de janeiro, a área externa do Estação Cultura, novo espaço expositivo da Secretaria da Cultura do Estado, recebe artistas para apresentações musicais que misturam o erudito, o contemporâneo e o experimental. O Complexo Cultural Júlio Prestes, que abriga a Secretaria da Cultura do Estado e a Sala São Paulo, vai receber projeções visuais que vão brincar com a arquitetura do local, para contar a história da maior metrópole do País. Além disso, quem comparecer no local poderá conhecer a exposição “Retratos da Cidadania” e ganhar um exemplar do Passaporte dos Museus, que dá direito a uma entrada gratuita em todos os Museus da Secretaria da Cultura do Estado.

A partir das 9h00, o Estação Cultura estará aberto ao público com a exposição “Retratos da Cidadania”, do Ministério Público de São Paulo, que conta com 17 obras de arte inspiradas em casos emblemáticos, como o retorno para os cofres públicos do dinheiro desviado pelo ex-prefeito Paulo Maluf, o impulso à construção de mais de 85 mil vagas em creches, a operação que gerou a prisão da ex-prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, e o fim de um programa ilegal de retirada de rins de cadáveres.

No espaço, também serão distribuídos 800 unidades do Passaporte dos Museus aos visitantes. Com o Passaporte, é possível entrar de graça em qualquer museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo: as folhas contêm informações sobre os museus, fotos, e espaço para um carimbo. Na visita, basta apresentá-lo na bilheteria e, assim, garantir seu “visto de entrada” e uma entrada gratuita.

As apresentações musicais têm início às 18h00 com o artista Stalker seguido, às 19h50, de Loop B. Companheiros de produção musical, os artistas são pioneiros na técnica conhecida como sampler, que consiste em gravar sons comuns – como o de uma borracha caindo no chão – e transformar em música. Para a ocasião, eles irão apresentar uma música feita especialmente para a data, que utiliza sons que foram captados por um gravador de celular na cúpula do relógio do prédio da Secretaria da Cultura.

Às 20h50 é a vez do espetáculo The Cross, projeto da pianista internacional Juliana D’Agostini e do produtor musical ganhador do Grammy Latino e Americano, Ruriá Duprat. Nesse projeto, que terá seu lançamento oficial no dia do aniversário da cidade, Juliana irá trocar o piano pelos sintetizadores.

Mapping Ao anoitecer, entra em cena VJ Spetto. Responsável pelas projeções visuais durante as cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas do Brasil, ele promete contar a história da cidade em um show de luzes que serão refletidas no Complexo Cultural Júlio Prestes.  Utilizando uma técnica na qual é especialista, o video  mapping, a apresentação irá valorizar todos os ângulos e linhas arquitetônicas do edifício que abriga a Secretaria da Cultura e a Sala São Paulo.

Foto: VJ Spetto

Para que isso seja possível, serão instaladas duas torres de projeção de quatro metros de altura erguidas em frente ao prédio. Serão utilizados quatro projetores de 25 lumens, os mesmos dos shows de Roger Waters, do Pink Floyd. A iluminação irá cobrir completamente uma parte do prédio, que envolve a coluna e a torre do relógio, e poderá ser vista num raio superior a 500 metros.

Segurança – Além do apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, uma das pistas da rua Mauá estará fechada para o público poder acompanhar o show. O palco basculante de última tecnologia, que já possui toda a estrutura de som e luz, ficará na rua, em frente à Estação Cultura.

A Estação Cultura fica na Rua Mauá, 51, na região da Luz, ao lado da Sala São Paulo.

 

Serviço:

Comemoração do Aniversário de São Paulo no Estação Cultura

Data: 25 de janeiro de 2018

Horário: das 09h00 às 21h30

Local: Estação Cultura – Rua Mauá, 51

RelatedPost

Compartilhe!