HomeAssessoria ReleasesParceria entre Unifesp e SP Leituras, novo site trata da Literatura Brasileira no século XXI

Parceria entre Unifesp e SP Leituras, novo site trata da Literatura Brasileira no século XXI

No mês dedicado ao livro, à leitura e à literatura, o site Literatura Brasileira no XXI, realizado em parceria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio da atuação do curso de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) – Campus Guarulhos, e a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, entra no ar. O conteúdo traz um cardápio variado de textos, dissertações, críticas, entrevistas e podcasts sobre o tema, tendo como base o acervo de obras contemporâneas e as programações culturais da Biblioteca de São Paulo (BSP) e da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL). A BSP e a BVL são instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela Organização SP Leituras, eleita pelo segundo ano consecutivo como uma das melhores ONGs do Brasil.

O projeto contempla ainda um conjunto diferenciado de obras sobre Literatura Brasileira Contemporânea no século XXI disponíveis na BSP e na BVL, além de ações de mediação e formação, como oficinas de criação e crítica, em parceria com as equipes das bibliotecas integrantes do SisEB – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo. Em razão do Dia Nacional da Leitura, comemorado em 12 de outubro; da Semana Nacional da Leitura e da Literatura, que este ano está compreendida entre 11 e 17 de outubro, e do Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, o site inclui, em sua estreia, conteúdos relacionados com os temas “Literatura Esporte Clube”, “Mulheres na Literatura” e “Literatura pode ser cura?”.

“Esperamos, com este projeto, contribuir para dar o destaque que a Literatura Brasileira Contemporânea, que é de altíssima qualidade e enorme diversidade – de autores, de temas, de formas e de gênero – merece”, diz Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da Unifesp, Raiane Assumpção, destaca a relevância do projeto e a contribuição da universidade em ações de incentivo à difusão cultural e científica. “A Unifesp pretende, por meio de seus docentes e discentes, integrar ensino, pesquisa e extensão, sendo esta última entendida como fundamental na configuração da relevância social da atuação acadêmica. Com ações e atividades de promoção de leitura, estamos contribuindo para a construção de visões ampliadas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, conclui.

Todo esse conteúdo estará disponível para o público em geral, para os visitantes da BVL e da BSP, para o corpo discente da Unifesp e também para o conjunto de cerca de 700 bibliotecas que fazem parte do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, também gerido pela SP Leituras.

Considera-se que a Literatura Brasileira Contemporânea engloba as produções de autores literariamente ativos nas primeiras duas décadas do século XXI – o que inclui tanto autores nascidos ou que tenham publicado/estreado no século XX quanto aqueles nascidos neste início de milênio.

O site está disponível em www.lbxxi.org.br.

Sobre a SP Leituras

Criada em junho de 2010, a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura – é uma Organização Social sem fins lucrativos que tem por missão idealizar e desenvolver projetos que contribuam para o incentivo ao direito e à promoção da cultura, leitura e literatura. Gere a Biblioteca de São Paulo (BSP), a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Sobre a Unifesp

Tradicionalmente reconhecida pela formação de recursos humanos qualificados e pelo desenvolvimento da pesquisas científicas na área da Saúde, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) tem como seu núcleo de origem a Escola Paulista de Medicina (EPM), cuja fundação remonta a 1933. Com a promulgação da lei n.º 8.957, em 1994, a EPM transformou-se em universidade federal. Atualmente, a Unifesp atua em todas as áreas do conhecimento, realizando com excelência atividades de ensino, pesquisa e extensão nos seis campi implantados: São Paulo (Escola Paulista de Medicina e Escola Paulista de Enfermagem), Baixada Santista (Instituto Saúde e Sociedade e Instituto do Mar), Guarulhos (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), Diadema (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas), São José dos Campos (Instituto de Ciência e Tecnologia) e Osasco (Escola Paulista de Política, Economia e Negócios). O Campus Zona Leste, que abrigará o Instituto das Cidades, encontra-se em fase de implantação.

Compartilhe!