HomeCultura + Cultura + NotíciasParceria com OSESP leva música para a Pinacoteca

Parceria com OSESP leva música para a Pinacoteca

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta, no dia 20/6, o Quinteto de Sopros Zephyros, segundo concerto da Série BNP Paribas de Música de Câmara, realizado em parceria com a OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O grupo é formado pelos músicos da Osesp Cláudia Nascimento (flauta), Arcádio Minczuk (oboé), Ovanir Buosi (clarinete) e Fábio Cury (fagote) e apresentará obras de WOLFGANG AMADEUS MOZART (Fantasia em Fá Maior, KV 608), CARL NIELSEN (Quinteto, Op.43) e de RONALDO MIRANDA (Variações Sérias Sobre um Tema de Anacleto de Medeiros).

Confira a programação:

20/6 – QUINTETO DE SOPROS ZEPHYROS

A Pinacoteca receberá o Quinteto de Sopros Zephyros, formado pelos músicos da Osesp Cláudia Nascimento (flauta), Arcádio Minczuk (oboé), Ovanir Buosi (clarinete) e Fábio Cury (fagote). O grupo apresentará obras de WOLFGANG AMADEUS MOZART (Fantasia em Fá Maior, KV 608), CARL NIELSEN (Quinteto, Op.43) e de RONALDO MIRANDA (Variações Sérias Sobre um Tema de Anacleto de Medeiros).

Data: 20/06 – quarta-feira

29/8 – MÚSICOS DA OSESP E FÁBIO ZANON

O grupo executará peças de HEITOR VILLA-LOBOS (Cinco Prelúdios para Violão e Quinteto de Cordas) e CLAUDE DEBUSSY (Sonata para Flauta, Viola e Harpa). Cláudia Nascimento (flauta), Ederson Fernandes (viola), Suelen Sampaio (harpa), Adrian Petrutiu (violino), Adriana Holtz (violoncelo) e Fábio Zanon (violão).

Data: 29/08 – quarta-feira

12/9 – CAMALEON BASSOONS

Fundado em 2011, o Camaleon Bassoons é composto pelos integrantes do naipe de fagotes da Osesp Alexandre Silvério, José Arion Liñarez, Francisco Formiga e Romeu Rabelo, incluindo a convidada, também fagotista, Mariana Bergenstein.

Desde a sua criação, o Camaleon Bassons visa difundir o som do fagote através de um repertório inovador e criativo, incluindo desde obras originais para essa formação, até arranjos e transcrições inovadoras. O grupo apresentará, no Átrio da Pina Luz, peças de JOHANN SEBASTIAN BACH (Prelúdio e Fuga, BWV 553-560 – arranjo de Romeu Rabelo), ALLAN STEPHERSON (Divertimento), HEITOR VILLA-LOBOS (Choro n.5 – arranjo de Romeu Rabelo), TOM JOBIM E VINÍCIUS DE MORAES (Orfeu da Conceição: Abertura – arranjo de Romeu Rabelo), LEONARD BERNSTEIN (Wonderful Town: Abertura – arranjo de Romeu Rabelo), RICHARD RODGERS (My Favorite Things – arranjo de Alexandre Silvério), DUKE ELLINGTON (In a Sentimental Mood – arranjo de Alexandre Silvério) e PAUL DESMOND (Take Five – arranjo de Alexandre Silvério).

Data: 12/09 – quarta-feira

24/10 – QUARTETO OSESP

Fundado em 2008, o Quarteto Osesp reúne o spalla da Orquestra, Emmanuele Baldini, o violinista Davi Graton, o violista Peter Pas e a violoncelista Heloisa Meirelles. Desde sua fundação, o Quarteto Osesp tem sua própria série na Sala São Paulo, na qual são apresentadas obras clássicas e propostas inovadoras e criativas. Seu repertório é extremamente vasto, incluindo obras que vão da época barroca até os jovens compositores contemporâneos. Apresentarão obras de FRANZ SCHUBERT (Quartettsatz, D 703), EDINO KRIEGER (Telas Sonoras) e LUDWIG VAN BEETHOVEN (Quarteto, Op.59).

Data: 24/10 – quarta-feira

05/12 – ESCUALO ENSEMBLE – TANGO CONTEMPORÂNEO

Com uma formação inusitada, reunindo violino, contrabaixo, piano e vibrafone, o Escualo Ensemble dedica-se a explorar o tango com arranjos e interpretações sofisticadas. O grupo é composto pelos músicos da Osesp Amanda Martins (violino), Claudio Torezan (contrabaixo) e Rubén Zúñiga (vibrafone) e pelos convidados Daniel Grajew (piano). Finalizando a Série BNP Paribas de Música de Câmara, o grupo apresentará um repertório especial de tango contemporâneo, com peças de compositores icônicos do gênero como ASTOR PIAZZOLLA (Escualo, Milonga en Re e Zum), OSVALDO FRESEDO (Mi Viejo Reloj), DANIEL GRAJEW (Milonga Cuera), DIEGO SCHISSI (Astor de Pibe), OSVALDO PUGLIESE (Negracha), LEOPOLDO FEDERICO (Cabulero) e HORACIO SALGÁN (A fuego lento).

Data: 05/12 – quarta-feira

RelatedPost