HomeAssessoria ReleasesOuvindo o cinema: Enio Morricone e John Williams são destaques na programação da Casa Guilherme de Almeida

Ouvindo o cinema: Enio Morricone e John Williams são destaques na programação da Casa Guilherme de Almeida

Nos encontros, Reynaldo Leite comenta obras de importantes compositores de trilha sonora a partir de trechos de filmes; as trilhas são executadas por músicos convidados

A música é um importante instrumento para a construção de uma narrativa cinematográfica. Drama, comédia, terror, romance e tragédia: todos os gêneros utilizam as trilhas sonoras para complementar a história narrada nos filmes. Quem nunca associou um filme a sua música-tema, ou ouviu uma música e lembrou instantaneamente de uma cena? Para analisar a influência da música na sétima arte, a Casa Guilherme de Almeida realiza o curso Ouvindo o cinema. Nele, Reynaldo Leite comenta obras de Enio Morricone e John Williams a partir de trechos de filmes cujas trilhas serão executadas ao vivo. Os encontros serão de 12 de janeiro e 16 de fevereiro, sempre aos sábados, às 15h.

Ao longo de sua carreira, o compositor, arranjador e maestro italiano Ennio Morricone é responsável pela composição e arranjo de mais de 500 filmes e programas de televisão. Escreveu algumas das trilhas mais conhecidas do cineasta Sergio Leone, e seus trabalhos mais recentes incluem Cinema Paradiso (1988), Lolita (1997), Bastardos Inglórios (2009) e Os oito odiados (2015), pelo qual ganhou o Globo de Outo e o Oscar nas categorias Trilha Sonora.

John Williams é compositor e maestro premiado diversas vezes por suas trilhas sonoras. Assina quase todas as trilhas dos trabalhos de Steven Spielberg, como Jurassic Park (1993), A lista de Schindler (1993) e E.T (1982), além das famosas trilhas das séries cinematográficas Star Wars, Indiana Jones. Williams também compôs as trilhas dos três primeiros filmes da série Harry Potter, e é considerado um dos maiores compositores da história do cinema, tanto pelo volume de sua obra quanto por sua popularidade.

A Casa Guilherme de Almeida é integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, e tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, por meio de seu Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurado em 1979, o museu Casa Guilherme de Almeida funciona na residência onde viveu o poeta e tradutor paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte de artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. A Casa – primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país – oferece uma intensa programação de atividades relacionadas às diversas áreas de atuação de Guilherme de Almeida, que incluem o cinema, o jornalismo e o teatro. A Casa Guilherme de Almeida integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO: Ouvindo o cinema

12/1 e 16/2. Sábados, 15h

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/2QCx30h

Casa Guilherme de Almeida

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes – São Paulo

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

www.casaguilhermedealmeida.org.br

Poiesis – Coordenação de Comunicação

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Assessoria de Imprensa

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de imprensa

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina Skwara | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues | (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gm

Compartilhe!