HomeAssessoria ReleasesOrquestra Sinfônica do Guri apresenta músicas de Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Ari Barroso e Dominguinhos na Praça das Artes

Orquestra Sinfônica do Guri apresenta músicas de Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Ari Barroso e Dominguinhos na Praça das Artes

Grupo formado por jovens entre 11 e 18 anos recebe Tiago Costa,regente da Orquestra Jovem Tom Jobim, em concerto gratuito com repertório que destaca grandes compositores da música popular brasileira

A Orquestra Sinfônica do Guri faz apresentação gratuita no dia 07 de dezembro, sábado, às 11h, na Praça das Artes. O grupo é composto por alunas e alunos de 11 a 18 anos do Guri Capital e Grande São Paulo, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura na Capital e região metropolitana de São Paulo.

A Orquestra Sinfônica do Guri recebe o maestro convidado Tiago Costa, regente da Orquestra Jovem Tom Jobim, para interpretar um repertório que destaca grandes compositores da música brasileira como Ari Barroso, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Chico Buarque e Gilberto Gil.  O programa inclui ainda uma peça de Louis Armstrong e de EnnioMorricone que abrem o concerto.

Serão apresentados clássicos da música popular brasileira como Aquarela do Brasil, Só XoteByeBye Brasil, Modinha, Frevo de Orfeue Abri a Porta, entre outros. Com arranjos de Nelson Ayres, Tiago Costa e Paulo Malheiros.

Programa 

Tiago Costa regente convidado

LOUIS ARMSTRONG & VASSOURINHAS (Matias da Rocha e Joana Batista Ramos)

When The Saints Go Marching In (arr. Tiago Costa)

ENNIO MORRICONE

SuiteMorricone (arr. Tiago Costa)

ARI BARROSO

Aquarela do Brasil (arr. Nelson Ayres)

LUIZ GONZAGA

Só Xote (arr. Nelson Ayres)

LUIZ BONFÁ E MATT DUBEY

The GentleRain (arr. Tiago Costa)

ROSA PASSOS & F. DE OLIVEIRA

Dunas (arr. Tiago Costa)

TOM JOBIM E VINICIUS DE MORAES

Modinha (arr. Tiago Costa)

TOM JOBIM

Jobim Lado B (arr. Tiago Costa)

CHICO BUARQUE E ROBERTO MENESCAL 

Bye Bye Brasil (arr. Nelson Ayres)

TOM JOBIM E VINICIUS DE MORAES

Frevo de Orfeu (arr. Nelson Ayres)

DOMINGUINHOS E GILBERTO GIL

Abri a Porta (arr. Paulo Malheiros)

 

Data:07 de dezembro, sábado

Horário:11h

Local:Praça das Artes

Endereço: Av. São João, 281 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo/SP

Entrada Gratuita

Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri

A orquestra sinfônica é a mais complexa formação instrumental da música ocidental. Em suas fileiras, ela combina naipes de diferentes famílias – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, clarinete, fagote e oboé), metais (trompa, trompete, tuba e trombone) e percussão. Sua forma, porém, é flexível, e pode mudar de acordo com o repertório. É comum que orquestras alterem sua formação ao longo de um concerto, atendendo a exigências de cada peça, podendo adicionar ou suprimir instrumentos ou até seções inteiras.Na Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri, os alunos, com idades entre 11 e 18 anos, têm acesso a um vasto e complexo universo de formas de fazer música. Seu desenvolvimento artístico-pedagógico abarca um amplo espectro musical, que vai desde o consagrado repertório sinfônico europeu e americano, a incursões por peças operísticas, populares e contemporâneas. E o aprofundamento dessa experiência conta também com professores, regentes e instrumentistas convidados, cuidadosamente selecionados para proporcionar aos estudantes uma interação rica e proveitosa que lhes dê ferramentas para trilhar seu próprio caminho musical, tanto no palco – solo ou em conjunto – quanto na sala de aula.

 

Grupos Infantis e Juvenis

Os Grupos Infantis e Juvenis são parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo. Suas apresentações refletem não apenas o ensino de música oferecido pelo programa, como também deixam evidente o trabalho social presente em cada um dos 46 polos distribuídos pela capital e região metropolitana de São Paulo. A temporada 2019 dos Grupos Infantis e Juvenis do Guri é realizada porque a instituição conta com parceiros que acreditam na missão de formar pessoas pela música. A temporada recebe o patrocínio master do Grupo Verzani &Sandrini, o patrocínio prata da Chiesi Farmacêutica e o patrocínio Bronze do BNY Mellon, ambos por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania. A instituição recebe patrocínios incentivados, não incentivados e conta com os programas de doações para pessoas-físicas, o DOE MÚSICA e ADOTE MÚSICA. Mais informações, no site santamarcelinacultura.org.br/saiba-como-contribuir.

Tiago Costa regência

Pianista, compositor e arranjador vêm transitando entre a música instrumental, a canção e a música orquestral. Ganhou destaque como arranjador e teve suas peças gravadas dentro e fora do Brasil com obras registradas pela OSESP e Orquestra Jazz Sinfônica. Trabalhou ao lado de inúmeros artistas de primeira grandeza da música brasileira como Maria Rita, Zizi Possi, Chico Pinheiro, Gilberto Gil, Ivan Lins e Monica Salmaso, tendo já se apresentado nos cinco continentes.

Guri Capital e Grande São Paulo

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.

Grupo Verzani &Sandrini

Fundado em 1967, o Grupo Verzani &Sandrini tornou-se referência nacional na prestação de serviços. Composto atualmente pelas empresas VS Serviços, VS Segurança, VS Tech, VS Parking, Veman e JR Higienização, a organização opera em todo o Brasil, contando atualmente com 38 mil colaboradores. O Grupo VS dedica-se a desenvolver soluções completas, baseadas em altos padrões de qualidade e ampla tecnologia. Com uma estrutura sólida baseada em responsabilidade social, capacitação profissional e excelência no atendimento, a companhia mantém uma trajetória de sucesso e garante a satisfação de clientes e colaboradores.

Grupo Chiesi

Fundada em Parma, na Itália, a Chiesi Farmacêutica é um grupo internacional de pesquisa com mais de 80 anos de experiência no setor farmacêutico, presente em 27 países. No Brasil, possui escritório na Rua Alexandre Dumas e unidade fabril em Santana de Parnaíba/SP. O grupo de pesquisa desenvolve e comercializa medicamentes inovadores na área de doenças respiratórias, cuidados especiais e doenças raras. O centro de pesquisa e desenvolvimento tem base em Parma (Itália) e é integrado com outros 6 centros de pesquisa e desenvolvimento na França, nos Estados Unidos, no Reino Unido e Suécia, para promover o pré-clínico, clínico e programas de registro. O grupo como um todo tem cerca de 4.000 colaboradores. Para mais informações visite: www.chiesi.com

BNY Mellon

O BNY Mellon é uma companhia global de investimentos, dedicada a ajudar seus clientes a gerir seus ativos financeiros por todo o ciclo de vida dos investimentos. Seja no fornecimento de serviços para instituições, corporações ou investidores individuais, o BNY Mellon atua nas áreas de investment management e investmentservices em 35 países. Em 31 de março de 2019, o BNY Mellon tinha cerca de US$ 34,5 trilhões globalmente em ativos sob custódia e/ou administração e US$ 1,8 trilhão em ativos sob gestão. O BNY Mellon pode atuar como um ponto de contato único para clientes que buscam criar, negociar, manter, gerir, distribuir ou reestruturar investimentos. Fundado por Alexander Hamilton em 1784, o BNY Mellon é uma das mais duradouras instituições financeiras no mundo, tendo passado por diversos eventos econômicos e mudanças de mercado nos últimos 230 anos.

Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. É responsável pela gestão do Guri da capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na AppStore. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

 

Compartilhe!