HomeAssessoria ReleasesOrquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta-se neste sábado

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta-se neste sábado

Concerto traz “Abertura – A Grande Páscoa Russa” (Rimsky-Korsakov), “Rhapsody in Blue (George Gershwin), com solo da pianista Cristiane Bloes, e “Quadros de uma exposição” (Modest Mussorgsky)

O Teatro Procópio Ferreira recebe neste sábado, dia 28, às 20 horas, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O concerto terá obras de Rimsky-Korsakov, George Gershwin e Modest Mussorgsky, com solo da pianista Cristiane Bloes e regência do maestro Edson Beltrami. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados na bilheteria do teatro.

De acordo com o maestro, o concerto começa com a Abertura da obra “A grande Páscoa russa, Op. 36”, escrita por Nikolai Rimsky-Korsakov. “É a terceira das peças de Korsakov para orquestra – depois do Capricho Espanhol e de Shéhérazade. A peça evoca diversos temas de cantos religiosos do ofício da Páscoa, a partir do dogma cristão da Ressurreição de Cristo”, comenta Beltrami.

Em seguida, o grupo executará a peça “Rhapsody in Blue”, de George Gershwin, com participação solo da pianista Cristiane Bloes. “Em 1924, a convite do maestro Paul Whiteman, Gershwin concebeu sua composição mais célebre. O artista hesitou muito devido à polêmica que seu estilo, misturando elementos de jazz e música erudita, vinha causando desde seu primeiro sucesso, a canção ‘Swanee’ interpretada por Al Jonson no musical Simbad. Mas apesar dos receios, ele aceitou a tarefa. A composição foi utilizada no filme Fantasia 2000 da Disney. Durante sua apresentação era mostrada a vida de diferentes pessoas e suas próprias dificuldades, em forma de animação, ambientada na cidade de Nova York, cidade natal de Gershwin. Uma versão mais curta da música foi utilizada no álbum ‘Música para Acampamentos’ da banda Legião Urbana”, relata.

Para encerrar, a Orquestra Sinfônica interpreta “Quadros de uma exposição”, de Modest Mussorgsky, com orquestração de Maurice Ravel. “’Quadros de uma exposição – Uma lembrança de Viktor Hartmann’ é uma peça (suíte) escrita para piano em 1874. Viktor Hartmann, arquiteto e pintor, grande amigo de Mussorgsky, havia falecido em 1973, aos 39 anos de idade. Em março de 1874, estava acontecendo uma exposição de seus quadros em uma galeria de São Petersburgo. Após visitá-la, o compositor resolveu prestar uma homenagem ao amigo. Escolheu dez dentre os quadros expostos e compôs uma música para cada um deles. Uniu através de um tema comum – ‘Promenade’ – as várias partes da peça”, destaca Beltrami.

Cristiane Bloes – Mestre em Música e Bacharel em Piano pela UNESP-SP, pós-graduada em Psicopedagogia e diplomada em piano clássico e popular pelo Conservatório de Tatuí. Premiada em diversos concursos com destaque para o terceiro lugar no “X Prêmio Eldorado de Música” (1999) com o “Duo Sonâncias” (piano e percussão) e o primeiro lugar na 1ª Edição do Concurso de Nacional de Piano de Música Brasileira Spartaco Rossi (1994). Participou de eventos Internacionais acompanhando os flautistas Edson Beltrami (Brasil), Daniela Troiani (Itália), Michel Hazel (Alemanha), Felix Hengli (Suíça), Angela Jones-Reus e Vieri Botazzini (Itália); Victor Mendoza (vibrafone/EUA), Daniel Barry (trompete/EUA), Miguel Villafruela (saxofone/Chile), Alexandre Ficarelli (oboé/Brasil), Sefica Kutluer (flauta/Turquia), James Gourlay (Tuba/EUA) entre outros.

Como solista, tocou sob regência de Edson Beltrami, Dario Sotelo, A. C. Neves Campos, John Boudler (EUA), Ciro Pereira, Lazlo Marosi (Hungria) e Dwight Satterwhite (EUA). Realizou turnê pelo Brasil com o projeto “Rock Sinfônico” acompanhando Allan Parsons, Alice Cooper, John Anderson e Tony Hadley. Recebeu Prêmio APCA de Música com o Projeto “Raros e Inéditos”, acompanhando cantores como Zizi Possi e Ney Matogrosso. Em 2015, realizou trabalho junto a “São Paulo Companhia de Dança”, com apresentações na Sala São Paulo e Conservatório de Tatuí. Coordenou o curso de piano clássico do Conservatório de Tatuí de 2009 a 2018, onde também lecionou Piano Popular, Treinamento auditivo (MPB/Jazz) e Música de Câmera, além de ter participado de vários grupos como: Big Band Prata da Casa, Cambanda Jazz Combo, Grupo de Percussão, Orquestra Sinfônica e Banda Sinfônica.

Atualmente é professora de Piano, coordenadora da área de Educação Musical e pianista da Equipe de Pianistas Colaboradores da mesma instituição. Mantém o Duo Bloes, com seu irmão e flautista, Otávio Blóes e tem realizado diversos trabalhos como solista e camerista tanto na área erudita quanto popular.

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Cristiane Bloes, piano