@culturasp - secretaria da cultura do estado de são paulo

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta obras de Haydn e Schumann

Publicado em 28 de novembro de 2017

Concerto encerra a 57ª Semana da Música neste sábado, dia 15, com participação solo da violoncelista Elen Ramos Pires

O Teatro Procópio Ferreira recebe neste sábado, dia 25, às 20h00, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado. O concerto encerra a programação da 57ª Semana da Música da instituição. Sob a batuta do maestro João Mauricio Galindo, a apresentação terá como convidada especial a solista Elen Ramos Pires ao violoncelo.

A Orquestra Sinfônica faz, neste semestre, o ciclo das quatro sinfonias do compositor alemão Robert Schumann, que viveu entre 1810 e 1856. Neste concerto, será executada a 3ª Sinfonia. Embora tenha composto quatro sinfonias, a terceira é, na verdade, a última – escrita em 1850. Ela tem o apelido de “Renana”, uma alusão à região da Renânia, que fica a oeste da Alemanha, margeando o rio Reno.

Schumann e sua esposa, que eram oriundos do leste alemão, fizeram uma viagem à Renânia e ficaram encantados com a região. A viagem teria sido maravilhosa e duas coisas em especial deslumbraram o casal: o rio Reno e a catedral da cidade de Colônia, onde tiveram a oportunidade de assistir à solenidade de investidura de um cardeal.

“Estes dois elementos estão presentes na sinfonia: o 2º movimento simboliza as águas e a paisagem do Rio Reno, enquanto o penúltimo movimento, de claro caráter religioso, refere-se à solene cerimônia assistida por Schumann na catedral. Os demais movimentos também retratam os sentimentos experimentados nesta agradável viagem. O 1º movimento é incrivelmente enérgico e alegre, assim como o quinto. O terceiro é o mais leve, repleto de ternura e delicadeza. Quando estreou, a obra foi recebida com grande entusiasmo, com aplausos do público após cada movimento. Ao final, houve uma calorosa aclamação ao compositor, que também regia a peça”, detalha Galindo.

Além apresentar esta sinfonia, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí também acompanhará, neste concerto, a violoncelista Elen Ramos Pires na execução do Concerto nº 1, em Dó maior, de Joseph Haydn. Este é um dos mais belos concertos para violoncelo do estilo clássico, e um dos mais executados e gravados em todo o mundo. Elen Pires já foi integrante da Orquestra Sinfônica. Hoje é professora e coordenadora da Área de Cordas Sinfônicas do Conservatório de Tatuí.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber o apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo – e CCR SPVias.

SERVIÇO


Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Elen Ramos Pires, violoncelo
João Mauricio Galindo, regência
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Tatuí
Entrada franca

Compartilhe!