HomeCultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesNo Theatro São Pedro, trilhas sonoras de filmes de Charlie Chaplin

No Theatro São Pedro, trilhas sonoras de filmes de Charlie Chaplin

Seguindo com a série Música de Câmara, o Theatro São Pedro, apresenta um programa especial que une cinema e música. Nos dias 7 e 8 de abril, um Quinteto de Metais e Bateria da Orquestra do Theatro São Pedro será responsável por musicar duas produções de um dos grandes nomes da sétima arte: os curtas O Balneário e O Imigrante, de Charlie Chaplin, que em abril celebramos 129 anos de seu nascimento. As apresentações ocorrem no sábado, às 20h00 e domingo, mais cedo, às 17h00, e a entrada é gratuita.

Os filmes serão exibidos com trilha sonora dos músicos Fábio Simão e Fábio de Oliveira (trompetes), Rafael Nascimento (trompa), Maurício Martins e Ricardo Pacheco (trombones) e Rubens de Oliveira (bateria), que estarão no palco. Para acompanhar as histórias de Carlitos, eles interpretam obras dos séculos 19 e 20 escritas por Claude Debussy, Edgar Dowell, Léo Debiles, Scott Joplin, entre outros.

Esta programação de Música de Câmara do Theatro, intitulada Cine São Pedro, visa preservar com frescor a relação do público com o cinema mudo, tendo a música como principal elemento de cena e promover o contato com a sétima arte em uma sala de concerto. O espetáculo também tem por objetivo resgatar a história centenária do São Pedro, inaugurado em 1917 como cinema

O Imigrante

Em O Imigrante, Carlitos chega aos Estados Unidos ou “a terra das oportunidades”, onde é mais um imigrante que foi tentar a vida. No navio conhece uma jovem, que acompanha sua mãe, e os dois se apaixonam. Ao término da viagem, os dois se separam. Ele tenta encontrá-la, e o encontro acontece em um restaurante. De lá, partem para um dos poucos finais felizes de Chaplin.

Direção e Roteiro: Charles Chaplin

Elenco: Charles Chaplin, Edna Purviance, Eric Campbell

O Balneário

Em O Balneário, que se passa em uma estação de águas térmicas, vemos Carlitos, bem trajado, porém bêbado, tentando entrar por uma porta giratória, em uma das cenas clássicas do cinema. Neste curta, ele encarna um homem que tenta se recuperar da bebedeira, em um local que deveria emanar saúde. Um funcionário do hotel descobre que a mala de Carlitos traz, na verdade, diversas bebidas, e a joga pela janela. As bebidas vão parar na fonte de águas, e todos os hóspedes acabam bêbados.

Direção Charles Chaplin

Roteiro: Charles Chaplin, Vincent Bryan