@culturasp - secretaria da cultura do estado de são paulo

ESPECIAL

Orgulho LGBT: atividades especiais na #CulturaSP!

Publicado em 30 de maio de 2018

Para celebrar o Orgulho LGBT, a Secretaria da Cultura do Estado realiza e apoia diversas atividades que acontecem neste fim de semana!  As iniciativas fazem parte do calendário de eventos da 22ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que acontece neste domingo, dia 3, na Avenida Paulista. Confira:

Esquadrão das Drags - Foto: Efrén Colombani

Seminário gratuito

 

Sábado (2/6), das 9h às 18h, o auditório da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo recebe o Seminário Nacional de Políticas Públicas LGBTI, que tem o objetivo de avaliar as políticas públicas LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis e intersexuais) e debater questões de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. 

A programação do seminário traz quatro mesas redondas com especialistas na área, abordando o histórico dos órgãos gestores LGBT, iniciativas do governo e de organismos internacionais na área e ações LGBT no STF e Congresso Nacional. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

O seminário tem apoio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e realização da Casarão Brasil – Associação LGBTI e Fórum Nacional de Gestores e Gestoras Estaduais e Municipais de Políticas Públicas para população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Confira a agenda do evento:

9h – Café da manhã

9h30 – Mesa Histórico dos Órgãos Gestores LGBT no Brasil

Participantes:

Valdirene Santos – Assistente Social, Pós graduada em Antropologia Social, Especialista em Políticas Sociais. Coordenadora do Centro de Referência LGBT de Campinas, Presidente do Fórum Nacional de Gestoras e Gestores Estaduais e Municipais de Políticas Públicas para a população LGBT – Fonges LGBT, Membro da Comissão Interfederativa de Gestores de Políticas Públicas LGBT da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos.

10h30 – Mesa do Governo Brasileiro (Pastas LGBTI)

Participantes:

Cássio Rodrigo – Coordenador Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Ivan Batista – Coordenador de políticas para LGBT da Cidade de São Paulo

Marina Reidel – Diretora de Promoção de Direitos LGBT da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos. Mulher trans e artista visual

13h – Intervalo para o almoço

14h30 – Retorno

15h – Mesa Organismos Internacionais

Participantes:
Riccardo Savone – Embaixador do Canadá no Brasil

João Carlos Prieto Garcia – politólogo da Universidade Nacional da Colômbia, especialista em comunicação e jornalismo da Universidade dos Andes, realizou estudos e pesquisas de pessoas com HIV na prisão modelo e em direitos humanos

16h30 – Ações LGBT no STF e Congresso Nacional

Participantes:
Dr. Paulo Roberto Iotti Vecchiatti – Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino. Diretor-Presidente do GADvS – Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero.

Toni Reis – Diretor executivo do Grupo Dignidade. É integrante do comitê executivo da recém-fundada rede regional GayLatino e diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI.

18h – Encerramento

Feira Cultural

 

A Feira Cultural LGBT já é tradição na semana da Parada e reúne tendas comerciais com produtos dos mais variados segmentos, como moda, acessórios, livros, calçados, perfumes, artes plásticas, decoração, música, vídeo, artigos esotéricos, entre outros. Há também uma praça de alimentação e um setor específico para divulgação dos trabalhos de Organizações Não Governamentais (ONGs) e demais entidades que apoiam a causa LGBT.

O Governo do Estado de São Paulo tem uma tenda comandada pela Coordenadoria Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que reúne as várias pastas de governo que trabalham com a questão LGBT ondem podem ser divulgadas suas ações ao público.

O evento acontece no dia 31/5, das 10h às 22h, no Vale do Anhangabaú.

Exposição “Com Muito Orgulho”

 

Inaugurada no dia 25/5, a a exposição “Com Muito Orgulho” marca os 6 anos do Museu da Diversidade Sexual com fotos de paradas do orgulho LGBT realizadas em vários países.

Realizada em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e com apoio da Interpride, a exposição foi desenvolvida de maneira colaborativa e conta com imagens registradas em países como Uganda, Cuba, México, Estados Unidos, Holanda, China, Israel, Chile e França. A mostra conta com mais de 50 fotos impressas enviadas por amadores e profissionais, e mais de 500 que serão exibidas nos telões.

A Parada de São Paulo, cidade em que está localizado o Museu da Diversidade Sexual, tem uma parte reservada em “Com Muito Orgulho”, com fotografias históricas, uma linha do tempo e notícias de suas edições, desde a primeira, realizada em 1997.

“Desde sua primeira edição, com poucas pessoas, até se transformar na maior manifestação da população LGBT, a Parada [do Orgulho LGBT de São Paulo] mostrou que é o espaço genuíno de reinvindicação, visibilidade e celebração do orgulho. E é com muito orgulho que o Museu da Diversidade Sexual homenageia todas as pessoas que de alguma forma contribuem, organizam e participam das Paradas pelo mundo”, declara Franco Reinaudo, diretor do museu.

O Museu da Diversidade Sexual fica no Piso Mezanino da Estação República do Metrô e tem entrada gratuita.

Compartilhe!