HomeAssessoria ReleasesÓpera Don Giovanni é destaque na programação do #TheatroSãoPedroEmCasa

Ópera Don Giovanni é destaque na programação do #TheatroSãoPedroEmCasa

Theatro São Pedro oferece programação online que contempla bate-papos e reflexões sobre gestão cultural, além de espetáculos musicais

A ópera Don Giovanni, de Mozart é um dos destaques da programação online do Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura.

Iniciando a semana #FalandoDeÓpera recebe na terça, dia 23, às 18h, a mezzo-soprano Luisa Francesconi, que já atuou em várias montagens no São Pedro como La Clemenza di Tito, de Mozart, Kátia Kabanová, e O Caso Makropulos, ambas do compositor tcheco Leoš Janáček. E na próxima semana, no dia 30 de julho, a convidada da vez é Flávia Furtado, diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera.

Na quinta-feira, dia 25, às 18h, é a vez do #TalksTheatroSãoPedro, faixa dedicada a conversas sobre arte, gestão e cultura. Com apresentação de Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura, o programa apresenta a segunda parte da conversa com o regente e gestor cultural Leandro Carvalho.

E na sexta, dia 26 de junho, às 17h, tem live com Rosana Lamosa, Leonardo Neiva, Cláudio Cruz e Mauro Wrona que integraram a montagem de Don Giovanni, que subiu ao palco do Theatro São Pedro em outubro de 2017. Em seguida, às 18h, vai ao ar a íntegra da ópera. Composta por dois atos, Don Giovanni é definida como um drama giocoso, por misturar comédia e drama e estreou no Teatro Nacional de Praga, em 1787. Com libreto escrito por Da Ponte, é um dos títulos mais encenados pelo mundo e considerada uma obra-prima. Conta a história de Don Giovanni, um conquistador nato e individualista, movido por seu instinto e que não mede esforços para alcançar seus objetivos. Em uma época em que liberalismo político e liberdade sexual estavam entrelaçados, Don Giovanni atua, assim, de maneira subversiva ao abordar as aventuras sexuais do personagem.

A programação completa está disponível no site: https://theatrosaopedro.org.br/

#TheatroSãoPedroEmCasa

PROGRAMAÇÃO 23 a 30 de Junho

TERÇA-FEIRA – 23 de Junho

18h #FalandoDeÓpera – LIVE Ricardo Appezzato convida Luisa Francesconi (mezzo-soprano) Facebook: https://www.facebook.com/TheatroSaoPedro

QUINTA-FEIRA – 25 de Junho

18h #TalksTheatroSãoPedro Paulo Zuben convida Leandro Carvalho (regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Mato Grosso) Facebook: https://www.facebook.com/TheatroSaoPedro Instagram: @theatrosaopedro (https://www.instagram.com/TheatroSaoPedro)

SEXTA-FEIRA – 26 de Junho

17h# AOVivoEmÓpera – LIVE

Claudio Cruz, diretor musical e regente

Mauro Wrona, diretor cênico

Leonardo Neiva, barítono

Rosana Lamosa, soprano Facebook: https://www.facebook.com/TheatroSaoPedro

18h Lançamento #ÓperaEmCasa

DON GIOVANNI

Wolfgang Amadeus Mozart

Orquestra do Theatro São Pedro

Cláudio Cruz, direção musical

Mauro Wrona, direção cênica

Nicolás Boni | cenografia

Caetano Vilela | iluminação

Fabio Namatame | figurinos

Elenco Don Giovanni | Leonardo Neiva Donna Anna| Rosana Lamosa Leporello | Saulo Javan Commendatore | Anderson Barbosa Donna Elvira | Luciana Bueno Don Ottavio |Caio Duran Zerlina | Carla Cottini Masetto | Gustavo Lassen YouTube Theatro São Pedro: https://www.youtube.com/channel/UC01o5iu-oc2oxFPchS9eKVA

TERÇA-FEIRA – 30 de Junho

18h #FalandoDeÓpera – LIVE Ricardo Appezzato convida Flavia Furtado (diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera) Facebook: https://www.facebook.com/TheatroSaoPedro

Theatro São Pedro

O Theatro São Pedro completa 100 anos com uma das histórias mais ricas e surpreendentes da música nacional. Inaugurado em uma época de florescimento cultural, o teatro se insere tanto na tradição dos teatros de ópera criados na virada do século XIX para o XX quanto na proliferação de casas de espetáculo por bairros de São Paulo. Ele é o único remanescente dessa época em que a cultura estava espalhada pelas ruas da cidade, promovendo concertos, galas, vesperais, óperas e operetas. Nesses 100 anos, o Theatro São Pedro passou por diversas fases e reinvenções. Já foi cinema, teatro, e, sem corpos estáveis, recebia companhias itinerantes que montavam óperas e operetas. Entre idas e vindas, o teatro foi palco de resistência política e cultural, e recebeu grandes nomes da nossa música, como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Caio Pagano e Gilberto Tinetti, além de ter abrigado concertos da Osesp. Após passar por uma restauração, foi reaberto em 1998 com a montagem de La Cenerentola, de Gioachino Rossini. Gradativamente, a ópera passou a ocupar lugar de destaque na programação do São Pedro, e em 2010, com a criação da Orquestra do Theatro São Pedro, essa vocação foi reafirmada. Ao longo dos anos, suas temporadas líricas apostaram na diversidade, com títulos conhecidos do repertório tradicional, obras pouco executadas, além de óperas de compositores brasileiros, tornando o Theatro São Pedro uma referência na cena lírica do país. Agora, o Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo gerido pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo inicia uma nova fase, respeitando sua própria história e atento aos novos desafios da arte, da cultura e da sociedade.

Santa Marcelina Cultura

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Compartilhe!