HomeAssessoria ReleasesOniri Ubuntu: Espetáculo volta aos palcos da Fábrica de Cultura Jaçanã

Oniri Ubuntu: Espetáculo volta aos palcos da Fábrica de Cultura Jaçanã

A peça, resultado do trabalho dos aprendizes, discute ancestralidade, colonização e resistência; a entrada é gratuita

“Recolhendo os rastros de nossa história comum que foram deixados na terra, rememoramos nosso passado que ainda é presente. Aqueles que vieram antes de nós talvez não tenham desaparecido em um tempo distante, mas estejam vivos em nossa pele, em nossa terra”. Essa é a essência do espetáculo Oniri Ubuntu, que ganha montagem na Fábrica de Cultura Jaçanã, da Secretaria da Cultura do Estado, no dia 11 de agosto, sábado, às 17h. A entrada é gratuita e a apresentação é indicada para maiores de 12 anos.

Na trama da peça, os ancestrais dos personagens estão vivos em seus corpos, e falam sobre a possibilidade de um outro destino à terra desses. Omama é uma pele de terra ao sul do Equador, habitada pelos Mundurobás. Em Omama, a terra, o ar, a água e o fogo são seres, têm coração e respiram. Os ancestrais desta terra também estão vivos e falam através das Oniris, as pedras da memória em Omama. Um submarino chega à pele de terra e, diante desta invasão, Mundurobás resistem.

A peça nasceu do trabalho dos aprendizes da Fábrica, que criaram toda a narrativa, o roteiro, as roupas e o cenário durante o ano de 2017. Sua estreia foi no final do ano passado e agora, em 2018, o espetáculo volta a ser encenado para quem não teve a chance de ver ou para quem deseja relembrar essa história incrível.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará: cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

Em 2018, as unidades das zonas norte e sul (Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha) contam com o patrocínio da Via Varejo – Casas Bahia por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui com atividades de formação, saídas pedagógicas, programação cultural e projetos de tradução em Libras.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Oniri Ubuntu

Sábado, 11/8 – às 17h

Classificação: 12 anos

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360

Telefone: (11) 2249-8010

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

www.fabricasdecultura.org.br

 

RelatedPost

Compartilhe!